Postado em 22 de Setembro de 2023 às 15h49

Programa Jovem Aprendiz Cotista capacita jovens do meio rural de Papanduva

Iniciativa do Sistema Faesc/Senar-SC possibilita ingresso ao mercado de trabalho

Turma Jovem Aprendiz no município de Papanduva (Foto: divulgação).

Muitos jovens sonham em ingressar em uma profissão e encontrar sua primeira oportunidade no mercado de trabalho. Em Papanduva, no norte do Estado de Santa Catarina, 18 jovens do meio rural receberam a chance de conhecer e participar do Programa Jovem Aprendiz Cotista, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Papanduva e a empresa Igarashi.
O objetivo é oferecer uma formação técnico-profissional para auxiliares administrativos e financeiros, preparando esses jovens para ingressarem no mercado de trabalho.
A iniciativa tem como público-alvo jovens com idades entre 14 e 24 anos que desejam se capacitar para o mundo profissional. A técnica em formação profissional do Senar/SC, Nayana Setubal Bittencourt, destaca que o programa busca garantir o cumprimento dos três pilares essenciais do processo de aprendizagem: escola, trabalho e formação profissional.
Para isso, as atividades diárias são limitadas a quatro horas, e a carga horária semanal é definida em conjunto com as empresas empregadoras, conforme o calendário do curso.
O programa conta com dois núcleos de atividades. O núcleo básico aborda temas como integração no trabalho, informática básica, gestão corporativa, comunicação oral e escrita, cidadania, matemática aplicada e segurança, saúde e higiene.
Já o segundo núcleo inclui tópicos como informática avançada, operações comerciais e financeiras, atendimento ao cliente, noções de administração pessoal, matemática financeira e estatística, princípios da gestão de qualidade e contabilidade básica.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, ressalta que o Programa Jovem Aprendiz Cotista teve início em 2006 e já formou centenas de aprendizes. Além de proporcionar qualificação para o exercício de atividades profissionais, o programa oferece aos jovens uma excelente oportunidade para dar o primeiro passo no mercado de trabalho, o que representa uma experiência corporativa valiosa para eles.
O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, enfatiza que o programa não apenas prepara os jovens para o mercado de trabalho, mas também contribui para a formação de cidadãos comprometidos com a comunidade rural, o que fortalece o campo e suas atividades. Além disso, a iniciativa é uma oportunidade para que as empresas desenvolvam profissionais de acordo com suas necessidades específicas.
A adesão ao Programa Jovem Aprendiz Cotista é possível para as empresas interessadas em colaborar com a formação desses jovens.
A responsável pelo Departamento de Recursos Humanos da Igarashi, Vanessa Kraczinski, destaca a importância do programa para aquisição de novas experiências e conhecimentos aos jovens. Ela ressalta que o Programa Jovem Aprendiz oferece aos jovens a oportunidade de adquirir experiência profissional, desenvolver habilidades e iniciar sua independência financeira com responsabilidade. Além disso, a empresa tem a chance de vivenciar novas experiências relacionadas à tecnologia e ideias inovadoras trazidas pelos jovens, enriquecendo o ambiente de trabalho.
“Os benefícios desse programa são diversos, principalmente na formação de profissionais responsáveis, no desenvolvimento de habilidades e no acesso ao conhecimento cultural, social e financeiro, proporcionando uma trajetória promissora para esses jovens do meio rural”.
A supervisora regional do Senar/SC, Carine Weiss, ressalta a importância do programa para o desenvolvimento profissional e social dos jovens ao frisar que estão em um ambiente de continuidade dos estudos que oportuniza o ingresso no mercado de trabalho.
 As atividades a turma Jovem Aprendiz no município de Papanduva foram conduzidas pela prestadora de Serviços em instrutoria, Evelin Cristian Schvendtn, na disciplina de Contabilidade Básica.

 

Veja também

Posturas equivocadas prejudicam a saúde de crianças e adolescentes06/11/19 O tempo excessivo dedicado a computadores, tablets e jogos eletrônicos favorecem a postura inadequada de crianças e adolescentes. Com o entretenimento muitos usuários deixam de lado a preocupação de sentar corretamente ou de......

Voltar para (Blog)