Postado em 16 de Março de 2023 às 14h06

Programa Cidade Empreendedora favorece ambiente local de negócios

Sebrae/SC e Administração Municipal de Caxambu do Sul renovam parceria para aprimorar o desenvolvimento econômico do município

O prefeito Glauber Burtet destaca que Caxambu do Sul alcançou excelentes resultados com o Programa Cidade Empreendedora (Foto: Arquivo).

Pela contribuição do Programa Cidade Empreendedora no desenvolvimento local, no estímulo a novos negócios e no fortalecimento das pequenas empresas, a Administração Municipal de Caxambu do Sul decidiu renovar a parceria com o Sebrae/SC para a realização de um novo ciclo em 2023/2024. O programa tem como objetivo promover a transformação territorial, buscando o desenvolvimento do município, com a implantação de políticas de desenvolvimento através de produtos, serviços e metodologias próprias do Sebrae.
“Em Caxambu do Sul alcançamos excelentes resultados. Quase dobramos o número de CNPJs ativos em nossa cidade. São prestadores de serviço e comerciantes que formalizaram suas atividades graças ao Programa Cidade Empreendedora. Com isso, além de viabilizar a emissão de notas fiscais o empresário aumenta a possibilidade de novos clientes, negócios e contratos. Outro benefício direto é a cobertura previdenciária, em caso de doença, acidente de trabalho, licença maternidade e futuramente aposentadoria”, analisa o prefeito Glauber Burtet.
            De acordo com o gestor municipal, a implementação da Sala do Empreendedor, com prestação gratuita ao setor empresarial, foi determinante para alavancar o desenvolvimento econômico local. “Acreditamos que esses empreendedores de pequenos negócios, com o passar do tempo, possam se desenvolver, se estruturar e crescer, dando origem a empresas de médio e grande porte com a geração de mais emprego e renda. Afinal de contas, na maioria dos casos, as grandes empresas nasceram pequenas e com a evolução dos negócios alcançaram a expansão. Então, o entendimento do Poder Público é de que o Cidade Empreendedora fez muito bem para Caxambu do Sul”, reforça.
            Novo ciclo
            Os eixos prioritários do novo ciclo do Programa Cidade Empreendedora são: gestão municipal, Sala do Empreendedor, compras públicas, desburocratização e educação empreendedora. O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, explica que Caxambu do Sul também optou em aprimorar algumas soluções, a exemplo do apoio aos empreendedores e empresários, fomento das compras públicas, consultoria para suporte no processo de desburocratização, estímulo ao turismo e capacitações para atuar com a educação empreendedora.
            Resultados obtidos
            A Sala do Empreendedor de Caxambu do Sul presta serviços gratuitos aos microempreendedores individuais (MEIs), como informações para formalização da atividade; alteração e atualização cadastral; emissão de guias, certidões e notas fiscais; suporte para declaração anual; incentivo para participação das empresas locais nas licitações públicas; auxílio na parte burocrática e documental nos editais de credenciamento; além da divulgação de workshops, cursos, capacitações e consultorias.
            Segundo levantamento realizado pela agente de desenvolvimento Josiane Agostini em 2021 a Sala do Empreendedor prestou 75 atendimentos, já no ano passado esse número aumentou para 394, o que representa um acréscimo de mais de 425% na procura dessa prestação de serviço. “O número de MEIs formalizados também apresentou incremento, em 2021 foram formalizados 21 novos negócios e em 2022 o número subiu para 37, o que revela acréscimo de 76%”, comenta.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.

 

Veja também

Voltar para (Blog)