Postado em 22 de Novembro de 2021 às 17h30

Prefeitura de Xanxerê investe no desenvolvimento do ecossistema de inovação

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
 
Xanxerê integra um seleto grupo de municípios catarinenses que desenvolverá o Programa Cidade Inovadora, que auxilia os gestores públicos a ampliar a inovação nas cidades e abrir caminhos para a criação de novos ecossistemas. Essa iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal de Xanxerê e pelo Sebrae/SC. O lançamento do Cidade Inovadora ocorreu, na última sexta-feira (19), em solenidade na Unoesc Xanxerê. Participaram empresários, lideranças políticas e comunitárias, representantes de entidades e professores. Em Santa Catarina o Programa Cidade Inovadora será realizado ainda em: Criciúma, Mafra e Rio do Sul.
Estão previstos a realização de três módulos: mapeamento do ecossistema de inovação (identificação dos atores, entrevista com os principais atores, workshops para diagnosticar os principais problemas e feedback e engajamento para a mudança); pacto pela inovação da cidade (mobilização da alta liderança, alinhamento da proposta de valor da cidade, desenvolvimento de projetos estratégicos e pactuação do território e das cidades) e criação do ambiente orientado para inovação (Lei de Inovação, workshop de compras governamentais tecnológicas e programação de atração e retenção de empresas).
De acordo com o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Adécio Luciani, os próximos passos preveem a estruturação da governança estratégica, a formação de um grupo executivo de operação, o alinhamento da metodologia, o lançamento do programa no ecossistema e a realização de workshops para definição dos projetos que serão desenvolvidos no município. “O Cidade Inovadora proporciona como vantagem a transformação urbana, um novo ambiente de negócios, a melhora da imagem da cidade, a geração de talentos e a modernização da administração pública”, argumentou.
O prefeito Oscar Martarello enfatizou que empreender é inovar, criar e transformar. “A cada dia lançamos boas intenções em cima dessas sementes, pois sabemos que colheremos bons frutos no futuro. O Programa Cidade Inovadora é um impulso para transformar nosso município em um polo tecnológico e fortalecer a matriz econômica por meio da tecnologia”, analisou.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Adenilso Biasus, a inovação sempre existiu, mas o Poder Público tem a missão de organizar esse ecossistema. “Precisamos fazer diferente e mudar a cultura para entregarmos resoluções efetivas. Xanxerê demonstra com o Cidade Inovadora que é uma terra fértil e como resultado transformará a matriz econômica do município”, antecipou.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, enfatizou a importância dos ecossistemas de inovação para diferenciação econômica e social nos municípios. “Os setores econômicos que trouxeram a cidade até esse momento, não serão os mesmos que promoverão o desenvolvimento dos próximos anos porque o mundo muda constantemente. A Administração Municipal e as entidades estão de parabéns em fazer isso acontecer, ou seja, de desenvolver novas economias locais”, argumenta.
Case de sucesso
O sócio-proprietário da Clínica nas Nuvens, André Forchestato, relatou a trajetória da empresa, que foi adquirida recentemente pela Bionexo por aproximadamente R$ 30 milhões, as dificuldades iniciais, os investimentos realizados e as entidades apoiadoras que contribuíram para a concretização do negócio.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  
 
 

Veja também

Prazo para adesão ao MEI Caminhoneiro termina no dia 31 de março24/03/22 Encerra na próxima quinta-feira (31) o prazo para adesão como microempreendedor individual (MEI) transportador autônomo de cargas – MEI Caminhoneiro, alerta o Sebrae/SC. Essa medida que beneficia o setor de transporte de cargas e torna mais simples e econômica a inclusão de caminhoneiros no regime previdenciário foi criada pela Lei Complementar nº 188/2021,......

Voltar para (Blog)