Postado em 09 de Dezembro de 2019 às 17h14

Prefeitura de Palma Sola promove oficinas sobre empreendedorismo rural

Auxiliar os empresários rurais com a identificação de melhorias na propriedade, na elaboração de cronogramas e na definição de objetivos em relação as atividades prioritárias são objetivos das oficinas sobre “Empreendedorismo rural” realizadas no município de Palma Sola, no Extremo Oeste catarinense. A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo poder público e pelo Sebrae/SC.
As temáticas contemplam elaboração de custos de produção, indicadores financeiros, balanço patrimonial e fluxo de caixa. Nesta terça-feira (10), das 8 às 12 horas,acontecerá a segunda oficina no Centro de Eventos do município, com abordagem teórica sobre os assuntos solicitados pelos empresários rurais. Posteriormente, serão agendadas as consultorias individualizadas nas propriedades que serão realizadas a partir de janeiro de 2020.
“Nas consultorias os produtores esclarecerão as dúvidas de seus negócios com orientações voltadas a atividade principal que empreendem. Optou-se em abordar os temas de maneira ampla no coletivo e analisar os casos específicos in loco, por se tratar de dados particulares. Também será entregue uma planilha para controle da gestão da propriedade”, explica a consultora credenciada ao Sebrae/SC Rosane Maria Haselstron de Souza.
Esse trabalho de aprimoramento dos produtores rurais de Palma Sola iniciou a partir de uma palestra realizada no mês de outubro, que reuniu mais de 25 participantes. “A princípio seria apenas uma breve explanação sobre empreendedorismo rural com esclarecimentos aos empresários do setor e na oportunidade foi levantada essa demanda por oficinas específicas, o que representa a receptividade pelo conteúdo. Assim, o trabalho foi construído pelo grupo e está apresentando bons resultados”, comenta Rosane.
PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA
Para o prefeito de Palma Sola, Cleomar Mantelli (Kiko), o Programa Cidade Empreendedora tem revolucionado o município e, por isso, agradece a parceria com o Sebrae/SC. “Buscamos aperfeiçoar várias áreas do setor público municipal e também incentivamos a educação empreendedora pelo Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) nas escolas municipais e estaduais. Em novembro realizamos a feira no Ginásio de Esportes Gentil Crestani com um público de aproximadamente duas mil pessoas, o que comprova o comprometimento de todos com a ação”, afirma o prefeito.
Outra ação do programa é a elaboração do Plano Estratégico para a Gestão Municipal (PEGEM) que está em fase de conclusão em Palma Sola. De acordo com a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Neusa Balestrin Schumacher, há vários projetos inscritos dentro da plataforma do Gestão Estratégica Orientada para Resultados (GEOR). “Em todas as etapas de elaboração desse plano estratégico houve envolvimento do poder público, por isso está bem encaminhado e os projetos têm resultado positivos para a população”, avalia.
Neste mês também está prevista quatro horas de consultorias individuais com os comerciantes locais sobre fluxo de caixa. Interessados devem entrar em contato pelo telefone (49) 3652-3200, pelo e-mail empreendedor@palmasola.sc.gov.br ou na Sala do Empreendedor de Palma Sola, situada na Rua Francisco Zanotto, 600 Centro.

Veja também

Fim de ano no comércio de Chapecó: otimismo e oferta de vagas permanentes27/10/21 Ao contrário de grande parte dos municípios brasileiros, o mercado de trabalho em Chapecó vive um estágio de grande oferta de vagas e falta de mão de obra. Estima-se que na indústria de processamento de carnes, na construção civil, no setor de serviços e na área das empresas de tecnologias exista mais de 3.000 postos de trabalho a espera de......
Faesc apoia MP da regularização fundiária13/12/19 A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) manifestou integral apoio à Medida Provisória (MP) que moderniza as regras para a regularização fundiária. A MP foi assinada,......

Voltar para (Blog)