Postado em 20 de Fevereiro de 2020 às 16h49

Prefeitura de Caibi incentiva comportamento empreendedor de estudantes da rede municipal

A Prefeitura de Caibi, no extremo oeste catarinense, realizou neste mês a capacitação de 21 professores da rede municipal sobre a metodologia do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A próxima etapa compreende a execução em sala de aula com o propósito de proporcionar o debate, o estudo e a prática do empreendedorismo como alternativa para estimular o comportamento empreendedor nos estudantes. Essa iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
De acordo com a secretária municipal de educação, Clenilce Fátima Levulis, a capacitação integrou a programação da semana pedagógica. Durante dois dias e meio os professores tiveram a oportunidade de estudar o material do programa por meio de oficinas, além de esclarecer dúvidas sobre o desenvolvimento dos trabalhos e planejar ações. “Sentimos que os professores abraçaram a proposta e que a consultora credenciada ao Sebrae/SC Neusa Balestrin Schumacher conseguiu transmitir os conhecimentos de maneira que os cativou, que fez os olhos deles brilharem pelo projeto. Então, tem tudo para ser um grande trabalho”, relata.
Em Caibi, o JEPP beneficiará aproximadamente 220 estudantes do primeiro ao quinto ano de duas unidades escolares: Escola Pedro Ivo Campos e Escola Anita Garibaldi. “Temos grandes expectativas com o programa, pois propiciará trabalhos em grupos e socializações com ênfase no empreendedorismo, que ampliará a visão dos alunos. Outro diferencial será o envolvimento das famílias porque em muitos momentos o estudante precisará trazer materiais de casa e fazer pesquisas com seus familiares”, comenta o prefeito Elói José Líbano.
O programa visa fomentar a cultura empreendedora e apresenta práticas de aprendizagem que consideram a autonomia do aluno para aprender, o desenvolvimento de atributos e de atitudes necessárias para a gerência da própria vida: pessoal, profissional e social. A socialização dos trabalhos do JEPP acontecerá durante o Dia da Família na Escola, que está previsto para o mês de setembro.
JEPP                                                                                                          
O programa incentiva a quebra de paradigmas e o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores. Pela proposta os alunos são incentivados a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e novas oportunidades, além do espírito de coletividade e também para avaliar as melhores possibilidades, tanto na vida pessoal como no mercado de trabalho.

Veja também

Voltar para (Blog)