Postado em 05 de Setembro de 2023 às 10h32

Poliniza Santa Catarina: programa será lançado na quinta-feira, durante a abertura da Festa da Maçã

Para que as abelhas possam permanecer resguardadas nas suas tarefas essenciais no ecossistema, a Secretaria de Estado da Agricultura Catarina está lançando o programa Poliniza Santa Catarina na Festa da Maçã 2023. A agricultura é fortemente dependente de insetos para a produção de alimentos e, pelo menos, um terço de todas as culturas depende da polinização.
A intenção é apoiar os agricultores através do programa de Fomento AGRO e poderão fazer parte do projeto os apicultores devidamente capacitados e avaliados pela FAASC (Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina), cadastrados na CIDASC e com parâmetros técnicos das colméias dentro das especificações previstas no cadastro. Hoje, Santa Catarina tem 9.000 apicultores e, aproximadamente, 315.000 colméias em produção. Na safra 2022/2023 o estado produziu 7,5 mil toneladas de mel, agregando renda para apicultores e agricultores.
O secretário da agricultura, Valdir Colatto,  informou que o lançamento do programa POLINIZA Santa Catarina vai acontecer durante abertura da Festa da Maçã, que ocorre de 07 a 10 de setembro em São Joaquim/SC, um grande evento do agronegócio que reúne empresas e produtores da fruta e divulga outros produtos como pecuária, vinhos de altitude, queijos, frescais e o mel.  “A apicultura e a meliponicultura são atividades importantes, que geram renda e riqueza para milhares de produtores rurais de Santa Catarina. Além de ter um papel fundamental na polinização, principalmente na fruticultura. A Secretaria da Agricultura seguirá apoiando o setor produtivo, com programas e projetos para incentivar o uso de tecnologias que possam resultar no aumento da produção, na qualidade dos produtos e na proteção das abelhas”, destaca o secretário da Agricultura Valdir Colatto.
 
Benefícios do programa:
 
  • Aumento na produtividade e melhoria da qualidade de frutas, hortaliças e grãos;
  • Nova oportunidade de renda para agricultores e apicultores;
  • Conscientização para o uso adequado de defensivos agrícolas;
  • Valorização das abelhas para a polinização;
  • Organização e melhoria da qualidade do serviço de polinização;
  • Outros programas relacionados ao mel.
 
Kit apicultura: programa de incentivo para fomentar e profissionalizar a atividade, com o objetivo de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos das abelhas no estado de Santa Catarina. Os beneficiários são agricultores familiares e jovens de 16 a 29 anos, com Documento de Aprovação ao Pronaf (DAP).
Programa Abelhas Rainhas: programa de apoio, por meio de subvenção, para aquisição de abelhas rainhas, princesas ou realeiras, com o objetivo de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos das abelhas no estado de Santa Catarina.
Todas as informações necessárias sobre o enquadramento do apicultor, documentos e trâmites necessários e, os procedimentos para a inclusão nestes programas poderão ser obtidos com o técnico no escritório municipal da Epagri de seu município.
 
 
(Fonte: Assessoria de imprensa da SAR)

Veja também

Produção integrada em xeque24/07/20 Mario Cezar de Aguiar - Presidente da FIESC...

Voltar para (Blog)