Postado em 30 de Maio de 2023 às 14h57

Pinhalzinho e Maravilha promovem ações para fortalecer indústrias da região

Programação ocorreu durante a Semana da Indústria e envolveu empresários e estudantes do SESI e SENAI

Waldemar Schmitz salientou que as indústrias da região são diversificadas e competitivas

“Desenvolvimento da Maturidade das Empresas Junto a Práticas de Mercado ESG – Como Alavancar Negócios com Financiamentos Verdes” foi tema de palestras promovidas pela Vice-Presidência Regional Oeste da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Pinhalzinho e Maravilha, na última semana, para industriais da região. A programação integrou as atividades da Semana da Indústria.
O tema foi abordado pelo economista, perito em Economia e Finanças, com foco em Mediação e Arbitragem e consultor em Gestão do Instituto de Tecnologia em Logística de Produção do SENAI-SC, André Teixeira de Oliveira. Ele explanou sobre como as empresas podem ter acesso a financiamentos verdes de acordo com as perspectivas que são impostas pelos bancos de fomento.
Existem diversas linhas de financiamentos para diferentes projetos dentro dos eixos do ESG. Um exemplo é o crédito ASG – Ambiental, Social e Governança – do BNDES, para planos de negócio empresariais, com incentivo ao desenvolvimento sustentável. “A empresa tem de R$ 20 a R$ 200 milhões disponível nesse financiamento, desde que faça a apresentação de premissas específicas de ESG”, ressaltou Oliveira. No site do banco, há informações sobre quem pode solicitar, o que pode ser financiado e como requerer.
Oliveira enfatizou que empresas de todos os portes e segmentos podem ter acesso aos créditos, desde que se adequem às exigências. Nas palestras, abordou sobre o que as organizações precisam fazer para estarem aptas e como o Instituto SENAI de Tecnologia pode contribuir, facilitando o acesso a esses créditos por meio de consultorias específicas. “Temos um programa de consultoria que trabalha para fazer a adequação das empresas às premissas necessárias”, frisou.
Em Pinhalzinho, a ação foi realizada em parceria com a Associação Empresarial de Pinhalzinho (ACIP) e a CDL. Em Maravilha, os parceiros foram a CDL e a Associação Empresarial de Maravilha.
            OUTRAS ATIVIDADES
            A coordenadora de operações do SESI e SENAI de Pinhalzinho e Maravilha, Cleufa Dessoi Bolis, relatou que em ambos os municípios também integraram a Semana da Indústria visitas técnicas dos alunos dos cursos de aprendizagem do SENAI a empresas. Em Pinhalzinho ocorreu, ainda, palestra para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI. “O objetivo foi explanar sobre as oportunidades ao voltar a estudar, além de incentivar e inspirar as pessoas no sentido de manterem firme nesse propósito, pois as oportunidades surgem através da educação”, enfatizou Cleufa.
            O vice-presidente regional oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, salientou que as indústrias da região são diversificadas e atendem mercados regionais, estaduais, nacional e internacional. “As ações da FIESC na Semana da Indústria trouxeram conhecimento e networking, contribuindo para o desenvolvimento das empresas. Nosso objetivo é que elas sigam crescendo e sendo competitivas”.

Palestra reuniu industriais em Pinhalzinho

Industriais acompanharam a palestra em Maravilha

André Teixeira de Oliveira falou sobre como alavancar negócios com financiamentos verdes

Veja também

Almoço Empresarial da ACIC recebe Sicoob MaxiCrédito23/06/23 O Programa Almoço Empresarial 2023, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), acontecerá no dia 29 de junho (quinta-feira),às 12 horas, na Catina Cesec. A terceira edição do......

Voltar para (Blog)