Postado em 27 de Setembro de 2022 às 17h08

Pequenos negócios: importância do posicionamento de marca nas redes sociais

Sala do Empreendedor de Guarujá do Sul disponibiliza consultorias gratuitas na área do marketing

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
 
O que é necessário aprimorar nos processos internos para que as pequenas empresas possam posicionar sua marca no mercado de maneira mais profissional e, consequentemente, gerar engajamento com o público-alvo, atrair novos clientes e ampliar as vendas? Esse questionamento motivou a Administração Municipal de Guarujá do Sul, no extremo oeste catarinense, a disponibilizar consultorias individuais e presenciais na área do marketing digital aos empresários locais. A prestação de serviço gratuita foi viabilizada pela Sala do Empreendedor, uma das soluções do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC.
De acordo com o secretário da Indústria e do Comércio, Fabricio Wagner, neste mês serão atendidas dez empresas pela jornalista e consultora credenciada ao Sebrae/SC Lizane Lauermann, com um total de três horas de consultoria cada uma. “O trabalho consiste em uma avaliação das ações de marketing realizadas nessas empresas para elaboração de um diagnóstico, que auxilia no direcionamento de estratégias mais assertivas. Na visita presencial, a consultora analisa cada mídia utilizada, seja digital ou não, e orienta sobre os aspectos positivos e negativos de cada uma, além de apresentar maneiras de otimizar os resultados”, enfatiza.
Lizane comenta que, na maioria dos atendimentos, reforça a importância de os empreendedores manterem a constância das publicações nos perfis da empresa (preferencialmente com frequência diária), humanização nos conteúdos divulgados (eles devem falar mais sobre seus negócios, mostrar o que vendem ou explicar sobre o serviço que prestam) e a necessidade de investir nessas mídias. De modo geral, os principais aplicativos abordados são Instagram, Facebook, WhatsApp e Google, desde dúvidas sobre suas funcionalidades, diagnóstico de como são utilizados, estratégias de posicionamento e direcionamento para trabalhar a marca no digital.
Para o sócio-proprietário da Davi Colchões, Carlos Antonio Schossler, a consultoria na área de marketing foi muito útil, principalmente para esclarecer as temáticas que deve priorizar nas publicações da empresa. “Tinha dificuldade de fazer essa distinção e, em alguns casos, assuntos que não deveriam eram postados na página. Temos a criação de arte para divulgação, mas percebemos que nosso processo de definição dos conteúdos estava desorganizado, o que misturava opinião pessoal com a profissional. Mas, a partir de agora e aos poucos colocamos em prática o que aprendemos”, relata.
Carlos avalia a oportunidade da consultoria gratuita como excelente. “Tudo o que formos fazer, se não dominarmos a técnica, precisamos de suporte para executar. Por isso, essa proposta da Sala do Empreendedor em auxiliar quem deseja aprimorar seus negócios é tão valiosa”, enfatiza. O empresário recebeu atendimento na última semana, sendo muito recente para mensurar resultados, mas afirma que as redes sociais proporcionam mais credibilidade para sua marca e melhoram as possibilidades de atrair potenciais clientes.
A auxiliar administrativa da Recuperadora de Veículos Guarujá, Bruna Pricila Barilli, explica que o principal motivo em buscar o suporte na consultoria foi para ter uma visão de mercado e conhecer como outras empresas atuam na área do marketing digital. “Não estávamos conseguindo organizar nossas ideias para divulgar a marca. Tínhamos receio de que ao criar as redes sociais estaríamos expondo nossos clientes pelo fato de atuarmos com a prestação de serviço. Por exemplo, para mostrar o resultado do nosso trabalho era preciso fazer um antes e depois, mas isso poderia evidenciar a situação na qual ele se envolveu e gerar algo desagradável”, comenta.
Para Bruna o suporte da consultoria gratuita contribuiu para que os empresários e os colaboradores da empresa compreendessem a importância de ter a marca nos canais digitais e de como trabalhar os assuntos de maneira mais sútil, acrescentando conteúdos com publicações que fujam do básico e que agreguem valor. “Conseguimos trazer muitas ideias de trabalhos futuros, de alterações que precisamos fazer nos processos internos e de como podemos visualizar nossa empresa de maneira diferente. Então, foi super válido e agradecemos a oportunidade de sermos atendidos porque agora temos muito mais segurança em criar conteúdos novos para divulgar nossa empresa”, finaliza.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  
 
 

Veja também

Altair Silva é novo secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de SC19/01/21   A Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina tem um novo gestor. O deputado estadual Altair Silva, que passa a coordenar as políticas públicas e ações voltadas ao fortalecimento do agronegócio catarinense, foi empossado pelo governador Carlos Moisés, em solenidade nesta segunda-feira, 18, em......

Voltar para (Blog)