Postado em 06 de Maio de 2020 às 15h56

Paciente oncológico não deve interromper tratamento por receio da pandemia

A pandemia do novo Coronavírus gera preocupação na grande maioria da população, principalmente para aqueles que integram o grupo de risco propenso a desenvolver o quadro clínico mais grave da Covid-19. Mesmo que a recomendação do Ministério da Saúde seja pelo isolamento social, nem todos podem optar por essa medida. Exemplos disso são os pacientes oncológicos que não devem interromper o tratamento por receio dessa nova doença mundial.
“Ainda não tivemos nenhum paciente oncológico que apresentou sintomas sugestivos, mas quando ocorrer a orientação é de que procure o Pronto Atendimento Respiratório da Unimed Chapecó com atendimento exclusivo para esses casos. Após avaliação médica e alinhamento com o profissional que acompanha o tratamento oncológico será orientada a conduta adequada para esse paciente”, explica o médico oncologista clínico e cooperado da Unimed Chapecó, Dr. Rogério Martins Aguiar.
Os pacientes oncológicos são mais vulneráveis à Covid-19 por terem a imunidade reduzida em função da doença. Somam-se a isso outros fatores como desnutrição, tratamento de quimioterapia, pós-operatório, utilização de corticoides (ação anti-inflamatória) tanto para neoplasia (multiplicação anormal de células) quanto na prevenção de alergias aos medicamentos, náuseas e vômitos. “O risco é ainda mais elevado para aqueles que possuem doenças hematológicas, ou seja, leucemias e linfomas e que passaram por transplantes. Contudo, todos os pacientes em quimioterapia ou que concluíram há pouco o tratamento necessitam manter os cuidados redobrados, pois a recuperação do sistema imunológico não ocorre imediatamente após a última aplicação”, comenta Aguiar.   
A orientação aos pacientes e seus familiares é semelhante às medidas que devem ser seguidas por toda a população como: priorizar o isolamento social e sair apenas se necessário, lavar frequentemente as mãos, manter a etiqueta respiratória, utilizar máscara ao sair de casa, não compartilhar objetos de uso pessoal e higienizar itens e superfícies tocados com frequência. 
Para garantir a segurança dos pacientes o setor de Oncologia da cooperativa médica tem adequado os protocolos de atendimento conforme recomendações da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e do serviço de infectologia do Hospital Unimed Chapecó. Segundo Aguiar, várias medidas adotadas estiveram voltadas a reduzir o fluxo de pacientes em tratamento, como: reagendamento de horários para evitar contatos em salas de espera com outros médicos ou com familiares; elaborada escala médica para que os profissionais atendam seus pacientes em dias alternados e restrição no número de acompanhantes. “Os atendimentos dos pacientes que concluíram o tratamento há mais tempo e que fazem retornos periódicos para verificar sua saúde foram adiados, salvo sintomas”, ressalta o médico.
A higienização do setor foi intensificada para evitar contaminação. Nos intervalos entre consultas é realizada a limpeza das salas com álcool 70% nos locais de maior contato. Médicos, enfermeiras, secretárias, todos os colaboradores, pacientes e familiares utilizam máscaras para evitar o contato respiratório. “A nova estrutura, no 5º andar do Hospital Unimed Chapecó, permite que os pacientes tenham tratamento individualizado”, observa Aguiar.
   A especialidade tem 215 pacientes em tratamento e conta com uma equipe formada por oito médicos: três oncologistas, três hematologistas, dois oncopediatras, além da equipe multidisciplinar com 14 profissionais, entre psicólogo, fonoaudiólogo, odontólogo, nutricionista, enfermagem e equipe de apoio.

Veja também

Instituto SENAI de SC já restaurou 55 ventiladores pulmonares de hospitais02/06/20 A maior parte dos aparelhos foi devolvida à rede pública estadual, mas também foram atendidos hospitais privados ou comunitários das cidades catarinenses de Joinville, Florianópolis, Santa Cecília, Camboriú, Salto Veloso, Imbuia, Curitibanos, Tangará, Nova Veneza, Canoinhas, além de Palmas, capital do estado de Tocantins...
Integração e cooperação marcam as Olimpíadas Aurora Alimentos09/04/19 Poucos meses de treinos foram suficientes para que o time de futsal feminino das unidades frigoríficas de Chapecó e Guatambu da Cooperativa Central Aurora Alimentos desse um show dentro de quadra e garantisse o primeiro lugar nas......

Voltar para (Blog)