Postado em 26 de Dezembro de 2023 às 15h24

O futuro é do profissional comprometido

Cadoná acredita no futuro do profissional com comprometimento.

Antes do futuro, a visita ao passado. São ao menos 36 anos de profissão. Luiz Carlos Cadoná foi um visionário ao perceber, na época, as necessidades locais do mercado contábil, aliado com as exigências impostas pela conjuntura socio econômica. Cursou o Técnico em Contabilidade, fez a graduação em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Administração Comércio Exterior com ênfase em Transportes Internacional de Cargas.       
“Senti a oportunidade de empreender neste segmento, pois o conteúdo me fascinou pelo trabalho contábil,” diz Cadoná que desde 12 de agosto de 2013 possui a NLC Controlle Contábil Ltda, com dois sócios e cinco colaboradores e atuando nas regiões de Caibi, Santa Catarina e Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul.
A contabilidade colabora com as empresas para aumentar a competitividade, através da análise de informações financeiras e estratégicas. “Como a contabilidade trabalha com as movimentações financeiras, da gestão patrimonial, bem como, do cumprimento de todas as obrigações fiscais e tributárias. Fica claro a importância da contabilidade em tempos de crise, aponta Canodá.” Em momentos de instabilidade, quando as empresas precisam se diferenciar para sobreviver, a contabilidade pode fornecer informações valiosas para a tomada de decisão.
            Nesse contexto a rotina pode se tornar intensa. Muitos profissionais não encontram tempo para momentos de lazer. No entanto, o empresário e contador encontrou as melhores estratégias. “Sempre busquei delegar, não tarefas, mas obrigações aos meus colaboradores, com isso, sobra mais tempo para o lazer e aos cuidados pessoais e familiares.” Ainda destacou que com a evolução da tecnologia da informação é possível encontrar um pouco mais de liberdade na vida pessoal”.
            O FUTURO
            Se o futuro pode aparentar obscuridade para algumas pessoas, Cadoná acredita que o contador das próximas gerações será um profissional mais estratégico, analítico e adaptável às mudanças. "Muitas funções que eram feitas pelos profissionais de contabilidade, serão feitas pelos softwares, o que trará uma mudança significativa no comportamento dos contadores."
A tecnologia está transformando a contabilidade, contudo não substitui os contadores. A tecnologia automatiza tarefas que, de outra forma, seriam realizadas manualmente, liberando o tempo dos contadores para se concentrarem em atividades mais estratégicas. "O bom profissional é atualizado e comprometido com o avanço tecnológico. Este continuará exercendo um papel estratégico no desenvolvimento sócio econômico das empresas," finalizou. O contador ainda ressalta a importância de fazer parte de uma associação. “Ser associado do Sindicont, é uma oportunidade significativa para nós da área contábil, pois somos oportunizados com cursos, palestras e em momentos de confraternização.”

Veja também

Voltar para (Blog)