Postado em 15 de Julho de 2022 às 11h37

Municípios do grande oeste participam de Curso de Media Training

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
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A dinâmica de funcionamento das redações, o que é notícia para a imprensa, as diferenças entre espaço editorial e publicitário, gerenciamento de crises, além de orientações práticas de como se portar no momento de uma entrevista foram alguns dos temas abordados, nesta semana, durante o Curso Media Training. A capacitação regional reuniu secretários municipais de administração, agentes de desenvolvimento e atendentes das Salas do Empreendedor dos municípios que aderiram ao Cidade Empreendedora nas regiões oeste, extremo oeste e meio oeste catarinense, no Hotel Lang Palace, em Chapecó.
Participaram do curso representantes dos municípios de Anchieta, Caibi, Campo Erê, Cordilheira Alta, Faxinal dos Guedes, Itapiranga, Lajeado Grande, Lindóia do Sul, Maravilha, Marema, Palma Sola, Saltinho, São Carlos, São Domingos, Saudades, Seara, Xanxerê, Xaxim e Zortéa. O objetivo foi capacitá-los para o posicionamento com a imprensa, de forma estratégica, eficiente e assertiva e de promover a compreensão da atuação dos profissionais do jornalismo para que possam adaptar a linguagem para cada tipo de mídia e de público.
O curso foi conduzido pelas jornalistas Karin Verzbickas e Penélope de Bortoli. Foram convidados para participar da mesa redonda “Como potencializar a divulgação das ações da sua secretaria utilizando a estrutura de comunicação do município” as profissionais Solange Oro (assessora de comunicação da Prefeitura de Xanxerê), Isabel Machado (Prefeitura de Chapecó) e Cristiane Aline Huff (Associação dos Município do Alto Irani – AMAI). Também contribuíram no treinamento os jornalistas JP Borges (estratégias de WhatsApp), Mauren Rigo (potencial das redes sociais), Frutuoso Oliveira (comunicação eficiente de mandatos) e Letícia Ferrari (dinâmica da redação).
Para a agente de desenvolvimento de Cordilheira Alta, Laura Muniz Da Silva, a capacitação foi muito proveitosa e agregará na maneira que a Administração Municipal se comunica com os munícipes. “Me proporcionou um outro olhar de como divulgar as iniciativas públicas e de como auxiliar a população com informações claras. Retornei ao trabalho espalhando os conhecimentos que adquiri nos dois dias do curso, com dicas para sensibilizar, humanizar e criar personagens para que as pessoas se identifiquem com a mensagem que passamos”, analisou.
Entre os aprendizados, Laura destacou algumas novidades como os algoritmos utilizados pelo Instagram que instigam ter outra visão da comunicação e o alcance do WhatsApp que superou as outras redes sociais e tem se mostrado uma ferramenta assertiva para comunicar, principalmente, ao utilizar listas de transmissão. “Outra questão relevante foi a compreensão de que os servidores representam o município, por isso precisam ter cautela ao opinar em público sobre assuntos polêmicos. Também tivemos trocas de experiências, ouvimos relatos dos profissionais da área e conhecemos um pouco mais sobre a atuação da imprensa. A reflexão que ficou é de como deixaremos nossa marca na vida das pessoas e de como tornar a comunicação pública mais humana”, comentou.
A diretora de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Caibi, Silmara Bratz, enfatizou que os conteúdos abordados pelos profissionais da área foram relevantes e apresentados de maneira clara e dinâmica, contribuindo para sua aplicação no cotidiano. “Aprendemos como devemos nos portar diante dos questionamentos, de como se preparar para uma entrevista, de quais informações são importantes para a imprensa e a importância de não respondermos de forma pessoal porque ao atuar do setor público representamos o município", explicou.
Silmara enalteceu que os relatos dos profissionais de comunicação forneceram subsídios sobre a atuação da imprensa e do que buscam de suas fontes, com exemplos práticos do dia a dia das redações. “Também tivemos a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, gravamos entrevistas, assistimos e recebemos feedback do que é necessário melhorar. Na maioria das vezes são detalhes que passam despercebidos, mas que impactam no que realmente queremos comunicar”, analisou. A diretora antecipou que pretende multiplicar os conhecimentos adquiridos e proporcionar oficina semelhante para as lideranças públicas.
A gestora regional do Programa Cidade Empreendedora no oeste, Gabriela da Costa Heming, enfatizou que todas as capacitações regionais promovidas pelo programa tiveram excelente participação e foram bem avaliadas pelos municípios. “Estamos chegando na reta final do terceiro ciclo do Cidade Empreendedora e os excelentes resultados na região oeste catarinense provam que os objetivos propostos foram atingidos”, analisou ao comentar sobre os indicadores conquistados no desenvolvimento territorial catarinense.
 
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