Postado em 31 de Maio de 2023 às 15h12

Mercoagro 2023 recebe 228 expositores e 15 mil visitantes em setembro

Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne, realizada pela ACIC Chapecó, foi lançada com presença de expositores e lideranças políticas e empresariais

Lenoir Broch salientou que o momento é de comemoração

Com uma nova estrutura e expectativa positiva no mercado, a edição de 2023 da Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro) foi lançada nesta semana, em evento que reuniu expositores, lideranças políticas e empresariais no Saudoso Boteco, no Pátio Shopping, em Chapecó (SC). Realizada pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), a Mercoagro ocorrerá no período de 12 a 15 de setembro, no Parque de Exposições Tancredo Neves.
O presidente da ACIC, Lenoir Broch, salientou que o momento é de comemoração. “Retomamos a Mercoagro depois de sucessivos adiamentos, primeiro devido à pandemia de covid-19 e depois pelas obras no Parque de Exposições Tancredo Neves. Porém, agora temos uma nova estrutura. A construção do novo pavilhão, com 8.700 metros quadrados de área coberta, representa um salto de qualidade no espaço da expo-feira, além de melhorar o ambiente de negócios. Essa obra eleva a feira para um novo status”.
O gestor da Mercoagro, Nadir José Cervelin, enfatizou que a feira proporcionará realização de grandes negócios e trará muito conhecimento com uma extensa programação técnica e científica. “A cidade está preparada para receber os expositores, visitantes e compradores, com redes hoteleira e gastronômica que são parceiras da Mercoagro e atenderão a todos com excelência”, frisou, ao acrescentar que a Mercoagro gera crescimento do setor da proteína animal ao difundir tecnologias e conhecimentos e aproximar fornecedores e consumidores, e também desenvolve a economia de Chapecó, município que sedia a feira desde 1996, fomentando negócios que vão além da indústria da carne, como o comércio, setor de transportes, entre outros.
Inaugurado neste mês, o novo pavilhão do Parque de Exposições Tancredo Neves teve investimentos de R$ 20 milhões, com recursos do Governo do Estado. O prefeito, João Rodrigues, lembrou que outros investimentos foram feitos pensando em melhorar a Mercoagro. “No meu outro mandato, a estrutura estava inadequada e o desafio foi fazer um novo pavilhão, que ficou pronto para Mercoagro 2008. Agora, voltei a ser prefeito e a demanda que veio é a mesma: a necessidade de um novo pavilhão ainda maior. Para fazer uma obra desse tamanho tem que ter coragem, mas também um pouco de visão. Lançamos o desafio, executamos em um ano, inauguramos neste mês e entregamos a obra. Agora Chapecó está preparada para fazer a melhor Mercoagro de todos os tempos, com qualidade”, destacou.
Segundo o vereador André Kovaleski, que representou o Legislativo Municipal, o setor produtivo precisa ter ao seu lado o poder público. “É necessário que a administração municipal incentive o desenvolvimento, com obras que preparem a cidade para investimentos e que dê condições para o setor empresarial inovar e mostrar seu potencial. Isso acontece em Chapecó e a Mercoagro mostra toda a pujança da região e dos nossos empreendedores”.
HOMENAGENS
Durante o lançamento da Mercoagro 2023, a ACIC homenageou três pessoas que foram fundamentais na história de sucesso da feira. Receberam uma réplica do novo pavilhão o prefeito João Rodrigues, pelo que trouxe para o município, para a região e para a economia local com a construção do novo pavilhão; Nadir José Cervelin, pela excelente gestão e pelo que representa para o trade do agronegócio; e Maria Antônia Ferreira Siqueira, responsável pela comercialização da Mercoagro, que desde a primeira atua para a melhoria e para o crescimento da feira.
“Efapi 2023” é o nome da peça criada pelo artista plástico chapecoense Xico Bracht, entregue aos homenageados. Assentada em pedra de granito verde, a peça traz uma estilização do novo pavilhão. Confeccionados em resina transparente, tem em seu interior formas coloridas. A ideia é de uma vitrine que expõe os valores da terra.
            SOBRE A MERCOAGRO
Para a edição deste ano são esperados mais de 15 mil visitantes-compradores, 228 expositores e 650 empresas, com representações da Alemanha, Argentina, Áustria, Austrália, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Itália, Equador, Bélgica, Holanda, Paraguai, Uruguai, Rússia, Canadá, China, França e Islândia, entre outros. Mais de 160 milhões de dólares serão fechados em negócios diretos.
Participarão da exposição empresas dos setores de refrigeração, sistema de automação industrial, ingredientes e aditivos, embalagens e tripas, transporte e armazenagem, equipamentos industriais e acessórios, projetos de engenharia e consultorias especializadas, entre outros produtos e serviços para atender a indústria da carne.
Além da exposição-feira, os eventos paralelos contribuem para o sucesso da Mercoagro. Uma extensa e avançada programação científica constitui-se em oportunidade de obtenção e difusão de conhecimentos, transformando-se em um diferencial no aprimoramento de profissionais dos mais diversos setores da indústria da carne.
A Mercoagro 2023 tem patrocínio da Aurora Coop, da Unimed Chapecó, do BRDE e do Sicredi.

Expositores e lideranças políticas e empresariais participaram do lançamento da Mercoagro 2023

Nadir José Cervelin enfatizou que a feira proporcionará realização de grandes negócios

João Rodrigues enfatizou os investimentos feitos pensando em melhorar a Mercoagro

André Kovaleski frisou que o setor produtivo precisa ter ao seu lado o poder público

Prefeito João Rodrigues foi homenageado. Na foto, Nelson Akimoto e o prefeito

Maria Antônia Ferreira Siqueira recebeu homenagem da ACIC. Na foto, Fabio Luis Magro e Maria Antônia

Nadir José Cervelin também foi homenageado. Na foto, Gerson Maffi, Nadir José Cervelin e Bento Zanoni

Veja também

Dia Mundial do Diabetes: dieta equilibrada favorece o controle glicêmico12/11/21 O número de pessoas com diabetes quadruplicou nos últimos 40 anos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, no mundo mais de 420 milhões de pacientes vivem com a doença. Outra informação preocupante é que ela é a única enfermidade crônica não transmissível para a qual o risco de morte......

Voltar para (Blog)