Postado em 23 de Março de 2023 às 13h57

Meetup Startup SC reúne ecossistema de inovação do oeste catarinense

53ª edição do Meetup Startup SC, no auditório do Pollen Parque, em Chapecó. 

Em algum momento da vida você já pensou em criar um aplicativo para atender uma demanda específica. Mas, ao analisar a jornada entre a ideia e a criação, desistiu de tirar a proposta do papel. Alguns obstáculos como mão de obra qualificada, acesso aos recursos e disponibilidade de tempo para maturação da ideia fazem com que muitos sonhos morram na praia. Para que as inovações sigam seu fluxo de evolução e não fiquem estagnadas nessas barreiras, o Sebrae/SC disponibiliza suporte pelo projeto Startup SC.
Para divulgá-lo, reunir o ecossistema de inovação, debater temas importantes, gerar conhecimento e possibilitar networking o Sebrae/SC promoveu, nesta semana, a 53ª edição do Meetup Startup SC, no auditório do Pollen Parque, em Chapecó. O evento reuniu aproximadamente 200 participantes, entre profissionais renomados do mercado, investidores e interessados em começar uma ou se envolver com startups. A programação consistiu de palestra e lançamentos do Programa de Capacitação Startup SC e do Jornada Startups.
CAPACITAÇÃO
As inscrições para a 13ª edição do Programa de Capacitação Startup SC estão abertas até 2 de abril pelo link https://www.startupsc.com.br/inscreva-se. O programa é totalmente gratuito, tem duração de sete meses (o período compreende de 5 de maio a 25 de novembro de 2023) e é composto por 16 workshops, 4 masterclass e sessões individuais de mentoria, além de disponibilizar ferramentas como serviços de cloud, marketing digital, finanças, entre outras facilidades.
Para participar da capacitação as startups precisam ter como proposta o desenvolvimento de produtos ou serviços que utilizem tecnologias inovadoras. Serão selecionadas 50 startups, que serão divididas em quatro turmas simultâneas do programa: 20 em Florianópolis, 10 em Joinville (em parceria com a Ágora Tech Park), 10 em Chapecó (em parceria com o Pollen Parque) e 10 em Blumenau (em parceria com o CIB e a Blusoft).
O coordenador do projeto no Sebrae/SC, Alexandre Souza, ressaltou que em Chapecó já foram realizadas quatro turmas, com 40 startups beneficiadas até o momento. “Temos um histórico bem interessante na região oeste catarinense e vemos cada vez mais startups maduras. Na primeira turma tínhamos muitas ideias voltadas ao agronegócio, mas agora está bem mesclado com a participação de vários segmentos. E o mais importante é que a participação não fica restrita apenas a Chapecó, temos representantes de outros municípios como Caçador, Concórdia, Joaçaba, Pinhalzinho, São Miguel do Oeste e Xanxerê”, analisou.
Das startups selecionadas, 20 contarão com uma aceleração inédita de R$ 80 mil, por meio de um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Outra novidade, segundo Souza, é de que nesta edição, além das 50 startups que participarão do programa de capacitação, serão selecionadas mais de 150 startups que poderão participar do Jornada Startups, uma parceria entre o Sebrae/SC e a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).
“A previsão é de recebermos 340 projetos nesse ano, dos quais 200 serão acelerados com o apoio de um time de mentores altamente capacitado e que conhece o mercado das startups. A receptividade do programa tem sido muito positiva em todo o Estado, com boa presença de um público qualificado e que se interessa pelo conteúdo”, avaliou o coordenador do projeto no Sebrae/SC.
ACELERAÇÃO
“Startups & No-Code: como startups no Brasil e no mundo estão acelerando a criação de MVPS e reduzindo custos com No-Code” foi a temática da palestra nesta semana com o fundador da Sem Codar, Renato Asse. Ele ensinou os participantes a criarem softwares e aplicativos com tecnologias No-Code (sem código, pela tradução livre).
“Um dos grandes obstáculos para a criação de startups de tecnologia ainda é o software porque a jornada entre a ideia e a criação desse aplicativo ainda é muito complicada. Você depende de desenvolvedores de software, que são profissionais em um mercado extremamente escasso, e que precisarão de seis meses a um ano para tirar a ideia do papel. Isso demanda tempo e recursos, o que leva a grande maioria das startups a não nascerem”, explicou Renato.
Segundo o especialista, qualquer pessoa, independentemente do seu nível de conhecimento, pode criar seu próprio aplicativo. “Essa tecnologia No-Code utiliza ferramentas visuais, sem a necessidade de digitar uma linha de código. Basta apenas uma curva de aprendizado, de dois a três meses”, comentou. Renato também apresentou cases de startups lançadas por pessoas (sem conhecimento prévio) que aprenderam a utilizar a tecnologia, captaram investimentos e estão ganhando dinheiro com isso.
PARCEIROS
Os mantenedores do Startup SC são: Cubo Itaú, Ambev, AWS, Questum, Zoho, 49 Educação, Audaces, Bossanova, Investidores.VC, Invisto, KLab, Senior Sistemas, Silva Santana & Teston Advogados, Tiflux, Zendesk, Acate, Blusoft, Centro de Inovação Blumenau, Ágora Tech Park e Pollen Parque Científico e Tecnológico.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site  

 

O evento reuniu aproximadamente 200 participantes, entre profissionais renomados do mercado, investidores e interessados em começar uma ou se envolver com startups.

A programação consistiu de palestra e lançamentos do Programa de Capacitação Startup SC e do Jornada Startups.

O coordenador do projeto no Sebrae/SC, Alexandre Souza, ressaltou que em Chapecó já foram realizadas quatro turmas, com 40 startups beneficiadas até o momento.

Veja também

Voltar para (Blog)