Postado em 25 de Setembro de 2023 às 17h17

Manejo de pastagens de inverno foi tema Oficina Técnica em Jaguaruna

Pastagens de inverno e implantação de Estação Reprodutiva.

 
Os avanços do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) foram destaques durante o Dia de campo, realizado recentemente, em Jaguaruna. O evento foi promovido pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), com a parceria do Sindicato Rural do município e reuniu produtores para conhecer os resultados da implantação e manejo de pastagens anuais de inverno e estação de monta para bovinos de corte.  
A iniciativa contou com campo demonstrativo na propriedade do produtor Emerson Rebelo. Entre os destaques da programação estiveram a explanação do supervisor técnico da ATeG, Jaison Buss e do técnico de campo Guilherme Guarezi sobre desempenho das variedades de pastagens de inverno. O supervisor técnico da ATeG Pablo Ambrósio orientou quanto a importância do planejamento reprodutivo.
Durante a abertura das atividades, o presidente do Sindicato Rural de Jaguaruna, Rui Geraldino Fernandes, falou sobre a importância da ação e reconheceu a relevância da parceria com o Sistema Faesc/Senar para fortalecer a pecuária de corte na região.
A coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, acompanhou toda a programação e frisou que os Dias de Campo são ações complementares ao Programa de Assistência Técnica e Gerencial preparadas pela equipe técnica, supervisor técnico, técnico de campo e Sindicato Rural, com o acompanhamento da supervisão regional. Assim, os produtores podem observar in loco o resultado das adequações técnicas sugeridas no programa, diretamente em uma das propriedades atendidas pelo projeto.
 Paula destacou, ainda, que a metodologia com participação massiva dos produtores rurais, conduzidos pelos supervisores técnicos e técnico de campo da ATeG e do Sindicato Rural, que ofereceram suporte para levar informação de qualidade aos produtores rurais. “Esse evento foi enriquecedor e pudemos comprovar realização com sucesso dessa proposta. Fiquei muito feliz em visualizar, na prática, essa metodologia”.
SOBRE O PROGRAMA ATEG
A ATeG beneficia 10 cadeias produtivas: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte e piscicultura. Desde 2016, quando os primeiros grupos começaram a ser atendidos, o programa capacitou mais de 13.800 produtores rurais de vários segmentos em 284 municípios.
O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, avalia que a implementação da ATeG aliada às demais ações do Senar/SC e de outras entidades tornou as propriedades catarinenses em excelentes exemplos de empreendedorismo e inovação no campo. “Os significativos resultados são realidade porque o produtor está cada vez mais interessado em obter conhecimentos e porque contamos com a dedicação de eficientes equipes e excelentes parceiros em todas as áreas”.
Com duração de dois a quatro anos, a metodologia é aplicada em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado; planejamento estratégico; adequação tecnológica; capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados. “As nossas metas incluem buscar eficiência para elevar a renda e a produtividade dos produtores, elaborar o planejamento estratégico das propriedades e capacitar os participantes para a eficiente gestão dos negócios”, realça o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antonio Zanluchi.
As atividades são realizadas com grupos de 25 a 30 produtores organizadas de acordo com a cadeia produtiva. Quem tiver interesse em participar pode entrar em contato com o Sindicato Rural de sua região.
 
 
 
 
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -

Veja também

Feiras do JEPP mostram desenvolvimento de competências empreendedoras11/11/19 Iniciativa, capacidade de planejamento, autoconfiança, liderança e perseverança! Essas são características que marcam o comportamento de empreendedores e que podem ser potencializadas com atividades diversificadas voltadas a......

Voltar para (Blog)