Postado em 09 de Maio de 2023 às 14h35

Lideranças de Arabutã conhecem ecossistema de inovação de Chapecó

Visita técnica faz parte de ações do Sebrae/SC para promover o desenvolvimento de setores econômicos estratégicos

Representantes do município de Arabutã realizaram visita técnica em Chapecó (Foto: divulgação).

Agronegócio, inovação e empreendedorismo, turismo e cultura, e educação e sustentabilidade são os quatro setores econômicos considerados estratégicos para o desenvolvimento do município de Arabutã, no oeste catarinense. Esse trabalho de diversificação econômica e identificação de novos ciclos virtuosos de crescimento é realizado pelo programa Desenvolvimento Econômico Local (DEL) da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e conta com reforço do Programa Agente Territorial Sebrae (ATS). Como continuidade dessas ações de fomento ao empreendedorismo lideranças de Arabutã realizaram recentemente visita técnica em Chapecó para conhecer a estrutura do ecossistema de inovação.
Representaram Arabutã na visita técnica: a prefeita Leani Kapp Schmitt, a secretária municipal de Educação Edenice Carina Rauschkolb Patzlaff, o diretor de escola Douglas Roberto Reckers, e os empresários Gilberto Binsfeld, Hary Petry, Juares Camillo e Lucas Patzlaff. Essa atividade de extensão propiciou o acesso às informações que contribuem para a formação geral, cultural, ética, social e tecnológica. Os principais objetivos foram de buscar novos conhecimentos na área tecnológica, ideias para inovar e empreender e, com isso, ajudar as empresas parceiras que estão no programa de desenvolvimento e inovação no município.
O diretor de escola, Douglas Roberto Reckers, ressalta que o potencial do Pollen Parque chamou a atenção da comitiva. “São várias empresas com soluções de software voltadas a ajudar empresas locais e que, com isso, estão ganhando mercado com grandes marcas como Coca-Cola, Sadia, Aurora e clubes de futebol da Série A, seja programa de finanças ou de gestão”, comenta. Segundo ele, pela visita foi possível ter conhecimento sobre diversas formas de parcerias, como as oferecidas pelo Sebrae/SC que representam um suporte para novas empresas que querem alavancar no mercado ou para aquelas que atuam há mais tempo, mas buscam inovar.
“O que nos inspira atualmente é a importância da tecnologia e do seu uso adequado, pois, ela é a chave do futuro dos nossos jovens, para progredirmos e marcarmos história”, analisa a prefeita Leani Kapp Schmitt. De acordo com a gestora municipal, a parceria com o Sebrae/SC possibilitou mostrar a trajetória de várias empresas que iniciaram pequenas e que hoje estão fortes no mercado. “O Sebrae/SC ajuda a desenvolver, empreender e inovar. É um suporte importante para buscar informações sobre gestão empresarial e formas de financiamento para novos empreendimentos ou inovações”, enfatiza. O próximo passo do município será de formalizar o contrato com o programa Cidade Empreendedora do Sebrae/SC e buscar parceiros para realizar os projetos de inovação e tecnologia.
PARCERIA
O gestor regional do Programa ATS no oeste, Réges Chimello, explica que o consultor credenciado ao Sebrae/SC Valdir Airton Ramthum acompanhou durante o ano passado os quatro setores estratégicos para o desenvolvimento local. “O município de Arabutã já tem estruturado uma câmara técnica para cada um desses setores, o que representa um significativo avanço na organização e no planejamento de ações de fortalecimento e de fomento. Então, para auxiliar no avanço desses processos acompanhamos as reuniões específicas e sugerimos melhorias, um trabalho diferenciado no comparativo ao que foi realizado nos mais de 50 municípios do oeste catarinense atendidos”, destaca.
“Dos 56 municípios beneficiados com o ATS, apenas Arabutã definiu como prioridade a inovação para que a Administração Municipal e a governança trabalhem nos próximos anos. Fruto dessa demanda, trouxemos representantes do Poder Público e lideranças empresariais para que conhecessem a Incubadora PontoZero da Unoesc, o Pollen Parque Científico e Tecnológico e o Ciad Downtown – Centro de Inovação Acate/Deatec. Essa visita técnica possibilitou conhecimento sobre a inovação do oeste catarinense, aproximação com as ações regionais das entidades e também insights para adequação e aplicação em Arabutã”, ressalta o analista de negócios do Sebrae/SC Arildo Jacobus.
INOVAÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ARABUTÃ
De acordo com a secretária municipal de Educação, Edenice Patzlaff, as ações de inovação nas escolas da rede municipal de ensino iniciaram em 2017 com aulas de lógica de programação e robótica e cursos de extensão para comunidade. “Elaboramos projetos, participamos de uma feira no município de Xavantina na qual apresentamos uma maquete de uma pequena cidade ecológica e criamos um robô que usava placas solares e recolhia o lixo”, relembra. Em 2022, o município iniciou o Programa DEL e o Programa ATS, com a intenção de ajudar as empresas locais a inovar e a empreender. “Neste ano iniciamos um projeto de Espaço Maker para desenvolver, melhorar e inovar com nossos alunos, desafiando-os a buscar uma resposta para determinada situação/problema. Também pretendemos aderir ao Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC, para auxiliar no desenvolvimento de projetos”, finaliza.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site  
 
 
 

 

Veja também

Ferrovias são necessárias para manter o parque agroindustrial em SC24/03/22 Outra obra ferroviária importante, que já foi chamada de “Ferrovia do Frango”, deverá ligar o extremo-oeste com os portos marítimos catarinenses. O governo federal instituiu o novo marco legal das ferrovias através da MP 1065/2021 e deve, em maio deste ano, leiloar vários trechos.  Duas lideranças do setor agroindustrial – José......

Voltar para (Blog)