Postado em 05 de Maio de 2023 às 13h28

Ipumirim quer fortalecer principais setores econômicos

Município aderiu ao ciclo 2023/2024 do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC
A Administração Municipal de Ipumirim, no oeste catarinense, ampliou a parceria com o Sebrae/SC ao aderir ao ciclo 2023/2024 do Programa Cidade Empreendedora. A intenção é dar continuidade ao trabalho iniciado em outubro de 2022 pela Rede de Agentes de Desenvolvimento. Inicialmente foram identificados os setores prioritários para o desenvolvimento local e agora pretende-se fortalecê-los a partir da implantação de políticas públicas de desenvolvimento. Isso será possível pelo Programa Cidade Empreendedora que disponibiliza soluções estruturais para uma gestão empreendedora.
“Pela articulação dos representantes do setor público, empresários e lideranças locais foi possível elaborar um plano de ação nos setores prioritários, como: turismo; agroindústrias – com foco na Cooperativa de Produção Agroindustrial e Artesanal Familiar de Ipumirim (Copermirim) –; comércio e prestação de serviços. Todo esse trabalho objetiva o desenvolvimento econômico do município, por isso que a governança planejou ações para solucionar as dificuldades diárias, desde questões administrativas até de continuidade do seu empreendimento”, explica a agente de desenvolvimento Graziele Paris.
Com a intenção de dar continuidade a esse planejamento e, possivelmente, ampliá-lo foi que o Poder Público aderiu ao Programa Cidade Empreendedora, principalmente, pelo seu extenso alcance nas mais diversas áreas do desenvolvimento econômico. Segundo Graziele, o foco é avançar com os três setores já iniciados, manter o suporte da Sala do Empreendedor, mas também de verificar a possibilidade de incluir o setor de educação, devido à importância de se trabalhar sobre o empreendedorismo nas escolas com as crianças.
O secretário de Administração, Planejamento e Finanças, Diego Spricigo, destaca que uma solução contratada no programa foi do turismo com a expectativa de consolidar ao menos uma rota rural, que compreenda pontos de destaque e valorize a cultura e o comércio local. “Outro importante anseio gira em torno do turismo de negócios, já inerente ao município, e que necessita de uma maior atenção para que este turista em particular também possa desfrutar de atividades em seu momento de lazer”, analisa.
Como principais pontos turísticos do município, o secretário enaltece a Cascata na Comunidade de Bonito, a Capela Nossa Senhora dos Campos na Comunidade de Serrinha, a Igreja Matriz Sagrada Família e o Museu Comunitário.
CONTRIBUIÇÃO
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, explica queos eixos estruturais do programa são: gestão municipal, sala do empreender, compras públicas, desburocratização e educação empreendedora. “As soluções desse programa foram pensadas para contribuir com a melhoria do ambiente de negócios, fortalecer as pequenas empresas locais, incentivar o empreendedorismo e diversificar a economia local. Municípios da região obtiveram resultados expressivos com o Cidade Empreendedora, a exemplo da simplificação de processos governamentais, redução do tempo de espera para formalizar uma atividade e aumento no número de microempreendedores individuais (MEIs)”, comenta.
De acordo com o prefeito Hilario Reffatti a parceria com o Sebrae/SC já vem se mostrando muito proveitosa e de grande importância para desenvolver os potenciais econômicos do município. “O progresso das atividades estruturadas no decorrer das reuniões está gerando uma expectativa de crescimento em algumas áreas, especialmente, as ligadas ao turismo, em que a pauta está em constante evolução. É importante destacar a relevância do contato acessível com os consultores do Sebrae/SC para nortear o caminho a ser seguido durante esse primeiro momento da parceria, que sem dúvidas será fundamental para a continuidade desta proximidade para o avanço dos projetos”, finaliza o gestor.
DADOS ECONÔMICOS
O Produto Interno Bruto (PIB) do município de Ipumirim é de R$ 399 milhões. As principais atividades econômicas estão relacionadas ao setor madeireiro e ao agropecuário, especialmente, da avicultura. “Temos algumas indústrias fortes em cada um desses setores, que geram empregos e servem de atrativo para pessoas de fora virem estabelecer residência no município”, comenta o prefeito. Segundo dados do IBGE de 2020, o PIB per capita é de R$ 52.357,94.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site
 
 
 

 

Veja também

Sindicont promove curso sobre nota fiscal de consumidor eletrônica18/06/20 Abordar as regras para emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), como obrigatoriedade, dispensa, emissão do Danfe, utilização do QR Code e demais informações necessárias para esse novo......

Voltar para (Blog)