Postado em 18 de Julho de 2022 às 14h55

Inauguração de vinícola em Iraceminha resgata tradição familiar

Empresa recebe consultorias tecnológicas do Sebrae/SC há três anos para aprimorar o negócio

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Sete décadas de história e paixão por vinhos foram celebrados, na última sexta-feira (15), com a inauguração da Vínicola Cave de Erminio, localizada na Avenida Pinheiro Machado, no Distrito de São José do Laranjal, no município de Iraceminha no extremo oeste catarinense. A empresa familiar, que está na terceira geração, participa do Programa de Consultoria Tecnológica do Sebrae (Sebraetec), que visa fortalecer a competitividade dos pequenos negócios e estimular a transferência de tecnologia entre instituições e empresas para que possam superar limitações e barreiras tecnológicas.
A vinícola de aproximadamente 240 metros quadrados produz atualmente 50 mil litros de vinho por ano, mas tem capacidade para atingir 100 mil litros/ano. Além da inauguração da estrutura foram lançados novos produtos: vinho de mesa tinto Bordô, vinho de mesa branco Niágara, vinho de mesa branco Lorena, vinho fino tinto Cabernet Sauvignon, espumante Moscatel e espumante Brut. Prestigiaram o evento lideranças locais, representantes da Administração Municipal, vereadores, prestadores de serviços, entidades apoiadoras como Sebrae/SC e Epagri, instituições financeiras e profissionais da imprensa.
Para o proprietário Vilson Ghisleri a inauguração da vinícola e o lançamento dos produtos representam o resgate da tradição familiar, o incremento de renda de uma pequena propriedade rural e a união da família. “Nossa história começa em 1951 quando meu avô Ermínio Ghisleri iniciou a fabricação de vinhos por hobby, com o cultivo de uvas e produção artesanal. Tenho 20 anos de experiência e já superei fortes crises econômicas, algumas que nos fizeram paralisar as atividades, mas agora, com nova marca, as expectativas são animadoras e até o fim de 2022 queremos ter uma linha completa de produtos”, enfatizou.
O empreendedor explicou que alguns produtos já estão em comercialização nos municípios de Descanso, Iraceminha, Maravilha, Romelândia e São Miguel do Oeste. “Nosso diferencial, sem dúvida, é a variedade de vinhos porque na região oeste catarinense os produtores têm focado na produção do vinho colonial e os demais perderam espaço. Porém, vemos isso como uma oportunidade para conquistar mais espaço no mercado”, avaliou. Ghisleri futuramente investirá no turismo rural, com dois dias para visitação na vinícola e degustação dos produtos. “Oferecemos uma experiência única, com um sabor excepcional dentro de cada garrafa”, finalizou.
O consultor credenciado ao Sebrae/SC e enólogo Fábio Ecco relembra que as consultorias tecnológicas na vinícola iniciaram em 2019. Estes três anos de acompanhamento contribuíram para adequação da unidade conforme normativas sanitárias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), elaboração do memorial descritivo da estrutura predial e dos equipamentos, definição das boas práticas de fabricação, criação do manual de higiene e organização e dos procedimentos operacionais padrão.
O Sebraetec também auxiliou na composição das fichas de controle e auditoria, na formulação dos produtos, na legalização junto ao Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (SIPEAGRO), na criação da marca, dos rótulos e das garrafas. “A inauguração da vinícola, com o lançamento dos produtos, representa que os objetivos propostos pelas consultorias tecnológicas foram atingidos e coroados com acesso ao mercado”, analisou Ecco.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
O prefeito Jean Carlos Nyland enfatizou que a vitivinicultura é muito importante para o município por contribuir com a produção agrícola, a geração de empregos e a movimentação econômica, além de incentivar a permanência das famílias no campo. “Nosso município tem em sua história a tradição na produção de vinhos, um trabalho fomentado por várias lideranças que instigaram a manutenção dessa essência do cultivo da uva e da produção dessa bebida”, comentou.
O prefeito destacou que esse legado contribuiu para que famílias retornassem para Iraceminha e outras voltassem a produzir vinho. “Agora, comemoramos a força dessa cadeia produtiva e a qualidade do produto fabricado em Iraceminha. A Administração Municipal é parceira das famílias dos produtores e fomenta esse setor. Sabemos que a geração de emprego familiar é uma mola propulsora para fortalecer os pequenos municípios do extremo oeste”, expôs.
Para o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, a produção de uva e vinho nos municípios do oeste catarinense é de grande relevância para o desenvolvimento econômico regional. “Pela importância da vitivinicultura as consultoras tecnológicas buscam aumentar a produtividade de uva nos vinhedos pela aplicação de técnicas de adubação e controle de pragas nas videiras, melhoria da qualidade dos vinhos, incremento das vendas e adequação das empresas para comercialização do produto conforme as exigências sanitárias”, comentou.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.
 

Veja também

Contagem regressiva: 12º SBSBL inicia na próxima semana em Chapecó (SC)31/10/23 Entre 7 e 9 de novembro ocorrerão o 12º SBSBL, a 7ª Brasil Sul Milk Fair, o 2º Fórum Brasil Sul de Bovinocultura de Corte, o 1º Simpósio Catarinense de Pecuária de Leite à Base de Pasto e a Fazenda do Futuro...

Voltar para (Blog)