Engenheiro de Segurança do Trabalho e Ergonomista da Unimed Chapecó
Juciano Luiz Nardi, engenheiro de Segurança do Trabalho e Ergonomista da Unimed Chapecó.
Em linhas gerais, a ergonomia é o estudo que relaciona o homem ao seu ambiente de trabalho com o objetivo de proporcionar conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente. Para tanto, os aspectos físicos, organizacionais e cognitivos devem estar em equilíbrio, sendo essas variáveis avaliadas através de análise ergonômica, conforme texto da Norma Regulamentadora n° 17 do Ministério do Trabalho e Previdência.
Ao pensarmos sobre possíveis danos na saúde do trabalhador, a ergonomia é associada para tarefas que envolvem grandes pesos ou posturas inadequadas. Nesse viés, as atividades administrativas são vistas como um trabalho de natureza leve, afinal, qual seria o impacto em trabalhar sentado, de frente para um computador, por grande parte do tempo? Perigo à vista! Atividades que demandam de grande concentração, memorização e assertividade, sem os cuidados necessários e somadas a um ritmo intenso com pouca alternância postural também podem causar impactos físicos e mentais. Entre os mais comuns, dores nas costas, cervical, ombros e punhos. Fadiga visual, inquietação, dispersão, ansiedade e estresse.
As empresas detêm a responsabilidade legal na oferta das condições ideais aos seus trabalhadores, o que envolve um ambiente com boa iluminação, temperatura adequada, mobiliários, acessórios e equipamentos compatíveis aos seus usuários e, também, para uma organização de trabalho que proporcione o exercício das demandas com pausas adequadas, entre outras práticas que estimulem o bem-estar dos profissionais. Porém, e tão importante quanto, cabe aos trabalhadores usufruírem de forma correta o que lhe é ofertado e indo além, a buscarem alternativas extra laboral que contribua na saúde, bem-estar e autocuidado, como a prática de esportes e atividades físicas, hobbies, lazer, terapia, entre outros.
A ergonomia bem aplicada evita riscos à saúde de quem faz uso prolongado de computadores, sendo possível diminuir o desconforto com simples cuidados, como:
Realize pausas durante a jornada de trabalho. Recomenda-se que a cada hora trabalhada continuamente, ocorram pequenas interrupções para alternância de postura, recomposição visual e esquelética. Pausas para hidratação, idas ao banheiro e busca de documentos na impressora podem ser utilizados como alternativa.
Hidrate-se. Estar hidratado durante as atividades é muito importante para manter a alta produtividade e concentração.
Ajuste seu corpo no ambiente de trabalho. Cotovelos e antebraços repousados na mesa, coluna lombar bem posicionada no encosto da cadeira, monitor proporcional à altura dos olhos e pés estabilizados no chão proporcionam maior conforto durante o trabalho. Se necessário, você pode utilizar outros acessórios: apoio de pés, apoio de punho para mouse e teclado e telefone headset para uso simultâneo de telefone e sistemas.
Priorizar o conforto e o bem-estar nos ambientes de trabalho trazem consequências positivas ao trabalhador e empresa, pois influenciam diretamente na satisfação, motivação e desempenho, reduzindo o risco de acidentes, doenças ocupacionais e problemas emocionais.
Para mais informações ou busca de profissionais qualificados para análise ergonômica, entre em contato com a Saúde Ocupacional Unimed através do telefone (49) 3361-1840.
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