Postado em 30 de Julho de 2019 às 17h40

Haitianos participam de oficina sobre empreendedorismo em Chapecó

Situar o público haitiano no que se refere às demandas de mercado e à concorrência que acontece no Brasil foi o foco da oficina “Sei agir de maneira empreendedora” promovida no último fim de semana, na Eglise Chretienne de Jesus Christ, em Chapecó. A capacitação discutiu aspectos que visam identificar as características que devem ser implementadas para o êxito nos negócios, além de oportunizar uma reflexão sobre possíveis atitudes praticadas no dia a dia e reconhecer a importância de assumir a responsabilidade pelas próprias decisões, selecionando os fatores que levam aos melhores resultados.
Segundo o contabilista e consultor credenciado ao Sebrae/SC, Rafael Watte, muitos haitianos trabalham em empresas, mas têm vontade de ter um negócio ou uma segunda renda, no entanto não estão focados nos desafios que enfrentarão. “A oficina traz um direcionamento acerca da importância de conhecer e incorporar as características de um empreendedor para que obtenha o máximo de sucesso possível. É fácil identificar neles a vontade de aprender e o fascínio de alguns com o desafio que o empreendedorismo proporciona, além dos resultados que podem ser alcançados. Acredito que com um pouco de esforço, paciência, informação e direcionamento, sairão dessa turma alguns empreendedores”.
Rafael ressaltou, ainda, que o evento foi fantástico. “Foi a primeira vez que tive um contato mais relevante com eles. Trata-se de um público que têm uma timidez bem característica, mas que na oficina foi superada com uma metodologia direcionada, mais próxima e, com isso, pude conhecer e sentir mais a energia de cada um. Eles já são empreendedores por sair do seu país e buscar oportunidades em outro ambiente, independente da discriminação que, muitas vezes, sofrem. Foi muitíssimo agradável a experiência”, finalizou.
Na visão do presidente da Associação dos Haitianos, Nahum Saint Julien, a participação dos imigrantes em capacitações que permitem o desenvolvimento de habilidades empreendedoras tem uma importância muito grande. “Recebemos capacitação para aprendermos e para buscar informações que poderão abrir mais oportunidades para nós”. 

Veja também

Gestão de estoque: potencializa resultados financeiros e operacionais22/11/19 A gestão do estoque nas empresas está diretamente associada à eficiência do negócio, por isso ao realizar os procedimentos adequados há melhoria dos resultados operacionais e financeiros. Para orientar os profissionais de empresas de micro e pequeno porte a implantar técnicas eficientes para selecionar e aplicar ferramentas alinhadas aos objetivos dos negócios......
Academia FIESC de Negócios abre inscrições para formações executivas 01/03 Além de nova turma do curso que forma sucessores para empresas familiares, há oportunidades para mulheres executivas participarem da segunda edição do programa internacional em parceria com a Nova SBE, de Lisboa, como foco em......

Voltar para (Blog)