Postado em 23 de Dezembro de 2021 às 09h51

Guarujá do Sul com 100% da iluminação pública em led

“Iluminação pública com lâmpadas de led” é o nome do projeto desenvolvimento pela Administração Pública de Guarujá do Sul, no extremo oeste catarinense, que prevê atingir 100% da iluminação pública urbana com essa tecnologia de condução de luz. A iniciativa está inscrita na categoria Inovação e Sustentabilidade da XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que será concedido em 2022 aos prefeitos que tenham implementado projetos com resultados mensuráveis e comprovados de estímulo à formalização, ao desenvolvimento e à competitividade dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, na Lei da Liberdade Econômica e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo de forma efetiva para o crescimento econômico, ambiental e social do município.
A iniciativa é conduzida pelo prefeito Claudio Junior Weschenfelder, pelo vice-prefeito Noé Nauro Benetti e pelo secretário da Indústria e do Comércio, Fabricio Wagner. De acordo com o prefeito Weschenfelder, a meta da Administração Municipal é tornar Guarujá do Sul o primeiro município catarinense com 100% da iluminação pública urbana com lâmpadas de led. “A proposta contempla a inovação, a sustentabilidade, a economia de recursos públicos e, principalmente, a qualidade de vida dos munícipes. Como resultados esperamos fomentar o empreendedorismo, o desenvolvimento econômico e social”, complementa.
Segundo o secretário Wagner, o projeto tem uma elevada relevância, que vai além de sua fundamentação teórica e técnica. “Não é apenas a troca de lâmpadas, mas sim, um conjunto de ações relacionadas que impactam diretamente os moradores. Por exemplo, os estudantes no turno noturno têm mais segurança para retornar aos seus lares, as pessoas são conscientizadas quanto à necessidade de preservar os recursos naturais e a iluminação favorece a prática de atividades físicas em um período com temperatura mais amena. Além disso, os recursos economizados podem ser reinvestidos em melhorias dos serviços e da qualidade de vida da população”, argumenta. 
No extremo oeste, são sete municípios que se inscreveram no Prêmio Prefeito Empreendedor, todos aderiram ao Programa Cidade Empreendedora ciclo 2021/2022. O projeto, em Guarujá do Sul, está em fase de conclusão, faltam pequenos detalhes e informações adicionais. A iniciativa busca o reconhecimento estadual ou até mesmo o nacional, para ampliar a visibilidade do município e para que essa proposta seja referência para outros municípios.
Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor
Os municípios brasileiros podem inscrever projetos em oito categorias: Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Inovação e Sustentabilidade, Governança Regional e Cooperação Intermunicipal e Cidade Empreendedora.
Na categoria Inovação e Sustentabilidade os projetos têm como objetivos facilitar o acesso dos pequenos negócios ao uso da tecnologia e inovação, conectar os atores que atuam no ecossistema de inovação para promover a sinergia nas cadeias de valor do território, inserir os temas de inovação e sustentabilidade nos setores público e privado, com vistas à sua modernização, digitalização, aumento da eficiência dos serviços e adequação à legislação ambiental.
O prêmio é uma realização do Sebrae com o apoio da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Associação dos Tribunais de Contas (ATRICON), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Centro de Liderança Pública (CLP), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD), Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa da Confederação Nacional da Indústria (COMPEM/CNI), Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON), Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Instituto Rui Barbosa (IRB), Ministério da Economia – Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Observatório Social do Brasil (OSB) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.   
 
 

Veja também

Voltar para (Blog)