Postado em 20 de Julho de 2021 às 10h55

Grupo Pereira incentiva funcionários a buscarem rápida ascensão profissional

Com o programa Carreira Acelerada, os colaboradores podem ser promovidos a partir de seis meses de casa e são responsáveis diretos por sua ascensão 

Mundialmente, o varejo é uma das grandes portas de entrada no mercado de trabalho. Só no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Supermercado (Abras), são três milhões de pessoas empregadas direta ou indiretamente, em cerca de 91 mil supermercados e hipermercados. Nesse setor, que representa 7,5% do PIB nacional, os 15 mil colaboradores do Grupo Pereira que atuam em diversas áreas nas bandeiras Fort Atacadista, Comper, Bate Forte e SempreFort, têm a possibilidade de rápido crescimento na companhia. Criado em 2019, o Programa Carreira Acelerada promoveu mais de 2.500 pessoas.
O programa desenvolvido para atrair novos talentos e reter funcionários oferece ferramentas para que os colaboradores sejam responsáveis pelo seu desenvolvimento profissional e consigam traçar planos de crescimento e evolução de cargo. “Uma empresa que evolui de maneira acelerada faz com que as pessoas cresçam junto com ela. Funcionários que trabalham com foco e querem melhorar suas habilidades, multiplicam seus salários em um tempo muito menor do que ocorre no mercado”, afirma o diretor corporativo de Gente e Gestão do Grupo Pereira, Paulo Silva.
PROCESSOS, CAPACITAÇÃO E OPORTUNIDADES
Não há limites ou barreiras no Carreira Acelerada. Na operação, a iniciativa permite que o funcionário que começou como empacotador chegue ao cargo de Gerente de Loja, ou até mais longe, como foi o caso de Paulo Nogueira, que, atualmente, é Gerente Nacional de Operações do Fort Atacadista, alocado em Santa Catarina. “Comecei na base, como empacotador, e tive oportunidade de crescer e me desenvolver como profissional. Hoje, ocupar uma posição de liderança e ajudar o Grupo Pereira, mais especificamente o Fort Atacadista, em sua expansão é, para mim, motivo de satisfação e muito orgulho”, destaca.
Na área administrativa, é possível começar como aprendiz e traçar um plano para se tornar um diretor corporativo. “Além disso, nada impede que alguém que tenha chegado ao topo da carreira operacional possa migrar para outras áreas e escritórios da empresa”, acrescenta Paulo Silva.
Para essas movimentações se tornarem realidade, a companhia oferece oportunidades e disponibiliza uma série de cursos e treinamentos para ajudar os profissionais a alavancarem suas carreiras. Um exemplo é a Escola de Formação Gerencial (EFG), que é um programa exclusivo de desenvolvimento para a formação de novos líderes de lojas, com aulas teóricas, práticas e de vivência na operação e gestão de unidade.
Muitos profissionais que passaram pela EFG já foram promovidos e estão à frente das lojas. Há também a Escola de Perecíveis Comper, focada, como o nome já diz, em gestão de alimentos perecíveis, e o Jeito de Ser e Atender Comper, que é inteiramente focado em atendimento ao cliente.
Ainda com foco na carreira dos colaboradores, o Grupo Pereira busca promover as pessoas internamente, por meio de seleções exclusivas para funcionários. É o Provati, o Programa de Valorização dos Talentos Internos. Com ele, por exemplo, foi possível montar toda a liderança da loja Fort Atacadista de Biguaçu, em Santa Catarina, com aproveitamento interno. Todos os gerentes e encarregados já faziam parte do quadro em outras lojas e foram promovidos. “Sempre que temos vagas, tanto na operação quanto no administrativo, a prioridade é oferecê-las aos efetivos da empresa e promover colaboradores e, só depois, abrir as vagas para o mercado, caso não seja possível promover alguém”, explica o diretor.
 
SOBRE O GRUPO PEREIRA  
Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira atua no varejo e no atacado com as bandeiras Comper, Fort Atacadista, Bate Forte e SempreFort. São mais de 15 mil funcionários e 780 representantes comerciais autônomos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal. Atualmente, a companhia tem 86 unidades de negócio, sendo 28 lojas do Comper (rede de supermercados), 44 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), sete filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição) e sete lojas do SempreFort (varejo farmacêutico). O GP também é proprietário do braço de serviços financeiros Vuon, lançado em 2019, que inclui o private label VuonCard, que conta com mais de 400 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica.  
Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva, por meio de excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira colabora com a sociedade e com as comunidades do entorno por meio de programas de sustentabilidade e responsabilidade social.
 

Veja também

Senar/SC capacita mais de 6 mil profissionais do meio rural em maio02/05/19 Segurança e saúde no trabalho - prevenção de acidentes, cuidados com o meio ambiente, características e tipos de solo, necessidades nutricionais da fumicultura. Estes são alguns assuntos abordados durante o curso de......

Voltar para (Blog)