Postado em 17 de Outubro de 2023 às 15h14

Fundação Aury Luiz Bodanese e Aurora Coop avaliam relatórios socioambientais do Prêmio Escola Cidadã 2023

Encontro para avaliação e escolha das instituições de ensino que concorrem ao Prêmio Escola Cidadã 2023 ocorreu nesta semana.

A Fundação Aury Luiz Bodanese, entidade mantida pela Aurora Coop promoveu, nesta semana, encontro para avaliação e escolha das instituições de ensino que concorrem ao Prêmio Escola Cidadã 2023. A iniciativa tem por objetivo valorizar, incentivar e premiar Relatórios Socioambientais desenvolvidos por escolas e entidades sociais. As ganhadoras serão reveladas no dia 19 de outubro no Complexo Tabajara, em Chapecó (SC), no evento Conexão FALB e Escola Cidadã.
A premiação contou com 46 instituições de ensino participantes (36 escolas públicas e privadas e 10 entidades sociais) de 24 municípios em quatro Estados. Os critérios de avaliação contemplaram sustentabilidade, inovação, alcance dos objetivos, relevância e impacto das ações, cooperação entre escola e comunidade e perspectiva de continuidade. Foram avaliados relatórios socioambientais nas categorias Escolas Públicas e Privadas e Entidades Sociais (APAEs, CRAS e demais espaços de programas socioassistenciais).
Na categoria Escolas Públicas e Privadas atuaram como avaliadores Mateus Potrich (Aurora Coop), Manuela dos Passos (Unoesc) e Luciano Bergonzi (Polícia Militar Ambiental). Para selecionar os classificados na categoria Entidades Sociais foram convidados os profissionais Luciana Breda (Aurora Coop), Kellen Cassaro (Consórcio Iberê) e Fabiane Roman (Unochapecó).
A diretora administrativa da Fundação ALB, Sonara Bergamo Ramos, explicou que as ações desenvolvidas pela entidade estão comprometidas com os objetivos de desenvolvimento sustentável (AGENDA 2030). Ressaltou que o Prêmio Escola Cidadã oportuniza estimular o investimento e o compromisso com a educação ambiental, fazendo com que toda a comunidade escolar seja parceira nas tarefas do dia a dia. “Com isso, é possível conquistarmos um mundo mais sustentável e com pessoas cada vez mais responsáveis por suas ações”.
A educadora ambiental da Fundação ALB, Darcivana Squena, realçou a expressão dos relatórios socioambientais inscritos e destacou o quanto são importantes para a escola/entidade comunicar suas práticas socioambientais de forma transparente e responsável. “É gratificante perceber que, ao reconhecermos e valorizarmos o trabalho das instituições que se dedicam a essas questões, conseguimos inspirar outras pessoas e entidades a se envolverem e contribuírem para a construção de um futuro melhor”.
Os avaliadores frisaram a experiência positiva e a responsabilidade em classificar trabalhos tão bem-elaborados. Reforçaram a qualidade e a diversificação dos projetos e cumprimentaram a Fundação por atuar como multiplicadora e incentivar o desenvolvimento de ações socioambientais.
DIA MUNDIAL DA LIMPEZA
Outra iniciativa de destaque no evento Conexão FALB e Escola Cidadã será a divulgação e entrega do prêmio da ação Dia Mundial da Limpeza. A data, celebrada no dia 16 de setembro, marca o movimento realizado anualmente com o propósito de unir milhares de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta.
Para reforçar esse compromisso e fazer parte desse movimento, a Fundação Aury Luiz Bodanese propôs aos voluntários organizarem mutirões de limpeza. A ação ocorreu no período de 11 a 28 de setembro e oportunizou limpar espaços nas áreas de entorno das Aurora Coop e enviar um vídeo de até dois minutos ou cinco fotos para a Fundação ALB. O critério de avaliação dos premiados inclui maior impacto socioambiental da ação, envolvimento da comunidade e engajamento do grupo. 

 
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -

Veja também

Secretaria da Agricultura anuncia interdição de áreas de cultivo de moluscos em São José, Biguaçu e Palhoça02/07/21 A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural anunciou, nesta sexta-feira, 2, a interdição dos cultivos de moluscos das localidades de Serraria, Barreiros e Ponta de Baixo, no município de São José; São Miguel e Tijuquinhas, em Biguaçu; e Barra do Aririú, Praia do Pontal e Praia do Cedro, em Palhoça. Nessas áreas......

Voltar para (Blog)