Postado em 26 de Janeiro às 09h24

Formosa do Sul adere educação integral em parceria com o SESI

A assinatura do contrato foi realizada em Formosa do Sul

Um marco para a educação. O município de Formosa do Sul, no Oeste catarinense, assinou com o Serviço Social da Indústria (SESI), uma entidade da FIESC, para implementar o ensino em tempo integral para 37 estudantes da rede pública municipal, em consonância com a Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE). O compromisso da administração será para ampliar a carga horária, desenvolver competências e habilidades cruciais para o século XXI.
O diferencial reside nas oficinas de contraturno escolar, concebidas como complemento curricular, espaço de formação propícios para o desenvolvimento integral das aptidões dos estudantes. Com enfoque em esportes, meio ambiente, robótica e ciências, essas capacitações transcendem o convencional, oferecendo uma formação mais abrangente e enriquecedora. A parceria estratégica estabelecida com o SESI uma instituição educacional líder em 27 estados do Brasil, assegura a excelência pedagógica dessas atividades.
Mais do que um investimento financeiro, a iniciativa realça a ênfase nas competências e habilidades essenciais para a formação integral dos estudantes. O foco no desenvolvimento socioemocional, na capacidade de trabalho em equipe e na criatividade torna evidente a visão de Formosa do Sul em preparar os jovens para os desafios acadêmicos e a complexidade do mundo contemporâneo.
O gerente executivo SESI, SENAI e IEL na Regional Oeste, Jardel Carminatti explicou que as oficinas são essenciais para que os alunos sejam cidadãos ativos e contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. “Além disso, ao proporcionar uma educação mais completa, a cidade não só investe no futuro individual de cada estudante, mas contribui para o desenvolvimento social como um todo. A escola em tempo integral prepara os jovens para o mercado de trabalho, também promove valores cívicos, responsabilidade ambiental e cidadania ativa.”
"Entendemos que a educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento social. Ao investir na formação integral dos nossos estudantes, estamos moldando profissionais capacitados, cidadãos conscientes e comprometidos com o bem-estar da comunidade", enfatizou o prefeito Municipal em Exercício, Fernando Correa.
 
ENTENDA O QUE É O PNE
A concepção dos Planos de Educação encontra sua base no Plano Nacional de Educação (PNE), oficializado pela Lei n. 13.005/2014. Esta legislação estabelece diretrizes claras, determinando em seu primeiro ano de vigência a necessidade de elaboração ou adaptação dos planos estaduais, distritais e municipais de educação de acordo com o texto nacional. Sob a força da lei, o PNE delineia 20 metas a serem alcançadas ao longo dos próximos 10 anos.
A partir da promulgação do PNE, cada município se viu diante da tarefa de realizar um minucioso diagnóstico da realidade educacional local. Esse diagnóstico serve como base para a criação de um plano próprio, composto por metas e estratégias específicas, munido de indicadores e designação de responsáveis pela execução das ações. Este plano municipal tem como prazo de execução até 2025 e deve alinhar tanto ao PNE quanto aos planos estaduais de educação.

Veja também

Trabalho da Epagri eleva a qualidade do leite em propriedades rurais de SC17/07/20 EPAGRI  Para colocar um leite de melhor qualidade na sua mesa, a gente trabalha no campo. É o cuidado do pecuarista que garante que esse alimento saia da propriedade com qualidade superior, atendendo as exigências da legislação e do mercado. Esse esforço acompanha todas as etapas da produção. São medidas que envolvem o piqueteamento das......

Voltar para (Blog)