Postado em 04 de Abril de 2023 às 13h39

Formada nova turma do Curso Técnico em Agronegócio do Senar/SC no polo de Braço do Norte

Lideranças com os novos técnicos em agronegócio, formados em Braço do Norte.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), formou no último fim de semana uma nova turma do Curso de Técnico em Agronegócio, da Rede e-Tec Brasil, em parceria com o Sindicato Rural de Braço do Norte. A colação de grau de quinze alunos de diversas cidades da região ocorreu no Pesque-Pague Borgert.
O vice-presidente Faesc, Enori Barbieri, representou o presidente José Zeferino Pedrozo e, mesmo com a agenda intensa, comemorou a formação de diversas turmas por toda Santa Catarina. “Temos polos em diversas regiões, com cursos gratuitos que qualificam e profissionalizam as atividades das propriedades rurais do nosso Estado”.
 O presidente do Sindicato, Edemar Della Giustina, destacou as dificuldades enfrentadas no início do curso em função da pandemia, com aulas on-line, mas com dedicação, o bom aproveitamento foi constatado no decorrer do período. 
A coordenadora de formação técnica do Senar/SC, Katia Zanella, enalteceu o trabalho, que tem contribuído para valorizar e fortalecer o agronegócio da região e de Santa Catarina. Ela já anunciou para breve o início do curso técnico de Zootecnia, ampliando os horizontes no mercado de trabalho. 
O evento também contou com a presença do representante do prefeito Beto Kuerten Marcelino, do secretário de agricultura de Braço do Norte Adir Engel, entre outras lideranças, professores e equipe envolvida na formação.
Emocionada com a conclusão do curso, a jovem formanda Helena Vandresen Michels, que administra a propriedade da família em Rio Cachoeirinhas (Grão-Pará), afirmou que em tempos de fortalecimento do agronegócio, a profissionalização da atividade contribuirá com a segurança e desenvolvimento dos negócios da família. 
Também motivado com a conclusão do curso, Ivanor Zanetti está realizado com o investimento do Senar/SC, por meio da mobilização do Sindicato Rural de Braço do Norte. Ele salientou que pretende atuar na assistência ao cultivo pitaya, que se expande em algumas cidades da região.
O CURSO
O curso é gratuito, reconhecido pelo MEC e Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA). Possui carga horária de 1.230 horas e caracteriza, principalmente, por conhecimentos que abordam técnicas de gestão, de comercialização e execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural.
Segundo o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, quando surgiu a oportunidade de trazer os cursos técnicos em agronegócio para Santa Catarina, o Sistema buscou disponibilizá-lo em municípios que precisavam desenvolver novas atividades econômicas. “Atualmente, contamos com 16 polos espalhados pelo estado e mais de mil técnicos formados. Importante lembrar que sempre que uma nova turma as preferências das vagas são para pessoas que tenham relação com o setor. Também orientados a cada novo profissional formado para que continue buscando conhecimento”, disse ao comentar que os cursos oferecidos pela Faculdade CNA estão à disposição para quem quiser continuar se aperfeiçoando.

Quinze alunos colaram grau no último fim de semana.

Novos profissionais estão preparados para o mercado do agronegócio.

Veja também

Voltar para (Blog)