Postado em 22 de Agosto de 2023 às 16h29

FIESC investe mais de R$ 3 milhões no SENAI de Xanxerê

Solenidade de inauguração da ampliação e modernização da unidade ocorreu nesta semana
Mais de 3 milhões serão investidos até o fim deste ano no SENAI em Xanxerê
Novos laboratórios de solda e multidisciplinar, novo laboratório de Sistema Elétrico de Potência (SEP), atualização dos demais e aquisição de veículos didáticos para o laboratório automotivo. Essas são algumas das ampliações e modernizações do SENAI de Xanxerê, inauguradas nesta semana. A solenidade reuniu o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, o diretor-regional do SENAI, Fabrizio Machado Pereira, o vice-presidente regional oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, o gerente executivo do IEL, SESI e SENAI na regional Oeste, Jardel Carminatti, diretores e docentes do SENAI, industriais e lideranças políticas.
Com investimentos de mais de 3 milhões até o fim deste ano no SENAI em Xanxerê, a FIESC vem modernizando seus ambientes educacionais. A unidade passa a oferecer também plataforma de treinamento do SESI para trabalho em altura (NR 35), que capacita trabalhadores que atuam nestas condições, reproduzindo cenários semelhantes aos do ambiente industrial. A estrutura possibilita exercícios com cordas, cintos de segurança, dispositivos de ancoragem e diversos equipamentos para evitar acidentes com queda de altura.
            O presidente da FIESC salientou que Santa Catarina é um estado altamente industrializado, com uma indústria forte, diversificada e capilarizada. “A FIESC vem trabalhando de forma intensiva para a modernização dos seus ambientes educacionais, com um olhar para todas as regiões, buscando atender as necessidades da formação profissional para a indústria de forma assertiva através do SENAI”, disse, ao acrescentar que o estado tem uma indústria muito diversificada e distribuída. “O Oeste dá substantiva contribuição ao desenvolvimento do estado, possui indústrias fortes e competitivas e, por isso, necessita de profissionais qualificados”, afirmou Aguiar.
            Fabrizio destacou que a FIESC atua pela reinvenção da indústria e modernização de seus ambientes didáticos e também com formações constantes do seu corpo docente pedagógico na Metodologia SENAI de Educação Profissional, que tem por essência atuar no desenvolvimento das competênciasnecessárias, atuais e futuras, para formar profissionais. “As tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 e, por consequência, as competências que podem ser desenvolvidas nos estudantes com estes equipamentos, estão associadas a diversas profissões. O propósito de investimentos nessa frente está pautado na utilização transversal para diversas áreas, preparando um profissional mais completo para o mercado de trabalho”. 
            Schmitz frisou que as melhorias no SENAI foram reivindicações dos industriais para atender as demandas da indústria na região. “Manter-se relevante no mercado é um dos maiores desafios atuais para as empresas. Em todos os segmentos, a concorrência é cada vez mais intensa e para permanecer competitivo é preciso estar sempre um passo à frente. Da mesma forma esses esforços são exigidos das nossas unidades do SENAI e SESI e, para dar andamentos às atividades com foco na qualidade e melhoria contínua, foram necessários investimentos. Profissionais mais capacitados aumentam as chances de emprego e renda, pois dão respostas mais efetivas no mundo do trabalho”, expôs.
            O prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, salientou que os profissionais que passam pelo SENAI são diferenciados. “Quando uma pessoa procura uma instituição de ensino técnico já é um diferencial para as empresas. Para o município, é uma honra receber os novos investimentos. Nossa região tem empresários inovadores, trabalhadores competentes e instituições que agregam no desenvolvimento. Isso faz toda diferença para o aumento da competitividade de Xanxerê e da região”.
            Para os empresários Marciel Dervanoski e Guilherme Rech, sócios da Voltaic Brasil, o SENAI contribui para a formação de pessoas capacitadas para atuar nas indústrias. “O SENAI é uma oportunidade tanto para os empreendedores quanto para os colaboradores. Quando a empresa oferece um benefício como um curso do SENAI, além de reter talentos, terá profissionais mais preparados para os desafios do mercado, pois os cursos proporcionam conhecimentos densos e acessíveis”, sublinhou Rech.
            O SENAI de São Miguel do Oeste também recebeu melhorias, com entrega realizada nesta semana. Ainda na região Oeste do estado, a comitiva da FIESC visitou a obra da unidade do SENAI em Pinhalzinho, que está em andamento, além das unidades do SESI e do SENAI de Chapecó.
O SENAI EM XANXERÊ
             O SENAI é uma das entidades da FIESC, que congrega ainda o SESI, o IEL e o CIESC. Em Xanxerê, a atuação do SENAI começou há 34 anos: em 1989 as atividades iniciaram como agência de treinamento, junto à Prefeitura de Xanxerê. Com a atual unidade, o SENAI passou a atuar a partir de 1993, com cursos de aprendizagem industrial e qualificação profissional. Desde então, a unidade já contribui para a formação de mais de 45 mil alunos em Xanxerê. O SENAI capacita e requalifica pessoas de Xanxerê e região, com cursos voltados para os setores das indústrias e focados nas novas tecnologia e na indústria 4.0.
            A unidade SENAI de Xanxerê dispõe de uma área total construída de 2,5 mil metros quadrados e um quadro de colaboradores formado por 57 professores, instrutores e equipe de apoio. Ainda este ano, receberá um laboratório com bancadas modulares 4.0 que irá potencializar a formação para a indústria 4.0, dentro da iniciativa nacional intitulada SENAI mais Digital.

Mario Cezar de Aguiar salientou que Santa Catarina é um estado altamente industrializado

SENAI de Xanxerê recebeu ampliações e modernizações

Waldemar Schmitz frisou que as melhorias no SENAI foram reivindicações dos industriais
Solenidade ocorreu nesta semana, no SENAI de Xanxerê

Oscar Martarello salientou que os profissionais que passam pelo SENAI são diferenciados

Lideranças e industriais participaram da inauguração

FIESC atua pela reinvenção da indústria e modernização de seus ambientes didáticos

Também foi realizada visita aos laboratórios

SENAI de Xanxerê já contribui para a formação de mais de 45 mil alunos

Em Xanxerê, a atuação do SENAI começou há 34 anos

Solenidade reuniu lideranças do Sistema FIESC

Comitiva da FIESC visitou a obra da unidade do SENAI em Pinhalzinho

Comitiva da FIESC também visitou as unidades do SESI e do SENAI de Chapecó

Veja também

Voltar para (Blog)