Postado em 24 de Junho de 2021 às 15h14

FIESC atua para fortalecer setor industrial do Oeste

Vice-Presidência Regional expôs ações em reunião virtual nesta quinta-feira. Entre elas, programa para qualificação profissional

Explanar ações que contribuem com o desenvolvimento e o aumento da competitividade das indústrias. Esse foi um dos objetivos de reunião virtual nesta quinta-feira (24), promovida pela Vice-Presidência Regional Oeste da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) com os sindicatos patronais da indústria. O encontro foi presidido pelo empresário Waldemar Antônio Schmitz, vice-presidente regional Oeste da FIESC, e contou com participação de representantes do Simovale, Sindiplasc, Sinduscon AMAI, Sinduscon, Sindialimentos, Simmex, Sicec e Simec.
O coordenador de Desenvolvimento Associativo da FIESC, Leonardo Costa, apresentou os cursos do Associa Indústria, oferecidos por meio de uma parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae. A intenção é sensibilizar os empresários quanto ao impacto do ambiente de negócios sobre a competitividade, estimular a ação empresarial coletiva, promover a troca de experiências e a disseminação de boas práticas.
A FIESC fez uma pesquisa de temas para a realização dos Diálogos Industriais Virtuais. No Oeste, os assuntos de mais destaque foram: 10 pilares para boa gestão, terceirização e principais cuidados na contratação de serviços e como reduzir a insalubridade e a periculosidade na indústria. “O programa oferece essas qualificações, que são palestras gratuitas de duas horas. Nosso propósito é representar e desenvolver a indústria catarinense, melhorando a vida das pessoas”, reforçou Costa.
Outro tema apresentado foi sobre a previdência complementar disponibilizada por meio da Sociedade de Previdência Complementar do Sistema FIESC (Previsc). A superintendente da Previsc, Regidia Frantz, frisou que a iniciativa foi criada em 2015 para atender trabalhadores e empresários da indústria catarinense. Intitulado de Previtê, o plano de previdência tem grande flexibilidade, permitindo a adesão de pequenos, médios e grandes negócios, além de trabalhadores, de forma individual. “De maneira geral, quando os brasileiros se aposentam, apenas 1% consegue, de fato, viver com a renda que recebe. O Previtê quer melhorar esse índice e atua também para a educação financeira”, realçou Regidia.
O gerente executivo do SESI, SENAI e IEL nas regionais Oeste e Extremo Oeste, Jardel Carminatti, comentou sobre a vacinação contra covid-19. De acordo com ele, a FIESC colocou sua estrutura à disposição do poder público para contribuir na etapa de vacinação que atingirá o setor industrial. “O início da vacinação desse público está condicionado à disponibilização de doses, mas já encaminhamos um plano de apoio ao governo”, complementou.
Os dirigentes dos sindicatos relataram as ações que estão desenvolvendo e como estão apoiando as indústrias para o fortalecimento dos setores que representam. Entre as iniciativas, estão a busca de qualificação para formar mão de obra para as empresas, junto com o SENAI, e a participação, junto com os órgãos públicos, no enfrentamento à covid-19, assim como doações para os municípios e entidades desenvolverem ações nesse sentido.
Waldemar Schmitz enfatizou que as reuniões com os sindicatos patronais filiados à FIESC são fundamentais para alinhar estratégias para o fortalecimento das indústrias da região, além de desafiar os sindicatos a melhorarem sempre, principalmente neste período de pandemia, contribuindo também para o desenvolvimento das empresas associadas. “Os sindicatos e as indústrias têm a estrutura da FIESC à disposição, com todas as áreas e entidades como SESI, SENAI e IEL, o Observatório da Indústria, as câmaras setoriais e uma equipe preparada para fornecer informações estratégicas para a tomada de decisões”, finalizou.

Veja também

Lançado Programa Agro Fraterno em Anita Garibaldi17/08/21 O município de Anita Garibaldi, na serra catarinense, recebeu do Programa Agro Fraterno 820 cestas básicas, de 15 kg cada, para doar às famílias rurais que passam dificuldades em função da pandemia da COVID-19. A ação foi lançada nesta terça-feira (17) pelo Sistema FAESC/SENAR-SC (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e......

Voltar para (Blog)