Postado em 21 de Agosto de 2023 às 14h23

FIESC apresenta diferenciais do SENAI e do SESI de Xanxerê na Fenax

Educação profissional, EJA, Programa Agiliza e outras soluções foram apresentadas na feira

Entidades da FIESC – SENAI, SESI e IEL – participaram da feira com exposição de soluções para as indústrias

Produtos, serviços, novidades e tecnologias no setor automobilístico e de implementos rodoviários foram apresentados, no fim de semana, na Fenax, em Xanxerê. As entidades da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) – SENAI, SESI e IEL – participaram da feira com exposição de soluções para as indústrias. O gerente executivo do SENAI, SESI e IEL na regional oeste, Jardel Carminatti, salientou que o segmento é um dos atendidos pelo SENAI com cursos de formação e de qualificação, além da disponibilização dos serviços do SESI e do IEL. “O setor é pujante no município e podemos contribuir tanto com profissionais qualificados, quanto com serviços para as empresas”, destacou.
            Entre os serviços expostos na Fenax, estiveram os cursos de educação profissional do SENAI, impressora 3D e suas aplicabilidades e oferta de três cursos gratuitos: Eletricista de Automóveis, Eletrônica Veicular e Mecânica Básica de Automóveis. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI também foi um dos destaques do estande. A EJA Profissionalizante oferece dupla certificação (ensino fundamental ou médio mais curso de qualificação), pode ser concluído em até 13 meses, é feito 80% a distância e é gratuito para trabalhadores da indústria e seus dependentes. As matrículas estão abertas. Informações no site escola-s.com/eja e telefone (49) 3441-8108.
            O Programa Agiliza, realizado por meio de parceria do SENAI e do SEBRAE, foi outro atrativo na Fenax. Trata-se de uma consultoria gratuita para aumentar a produtividade das indústrias. Os consultores analisam os processos produtivos, pensam em novas estratégias, compartilham conhecimento e técnicas para tornar a empresa mais eficiente.
            No estande da FIESC, os visitantes da Fenax também puderam fazer um diagnóstico das empresas nas áreas de saúde e educacional. Foram avaliadas questões como investimentos em vacinas, segurança do trabalho, ergonomia, formações, entre outros. “A partir da devolutiva, os industriais puderam conferir as soluções oferecidas pelo SESI, SENAI e IEL, além de perceber a importância desses investimentos para a competitividade dos negócios”, relatou Carminatti. Os visitantes participaram, ainda, de simulação virtual de algumas Normas Regulamentadoras.
A Fenax foi realizada pelo Núcleo de Concessionárias e Implementos da Associação Comercial e Industrial de Xanxerê (ACIX), no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi. Oportunizou lançamentos, produtos e serviços nas linhas de concessionárias, implementos agrícolas e rodoviários das empresas nucleadas, além de uma gama de empresas do setor. A iniciativa teve apoio da Fenabrave, Prefeitura de Xanxerê e Cerumar.
Carminatti salientou que o Município de Xanxerê possui uma economia diversificada, com indústrias que atendem os mercados regionais, estaduais, nacional e exterior e que a FIESC pode contribuir com as indústrias locais. “Temos uma estrutura física ampla, com salas de aula e laboratórios, e cursos voltados para a qualificação de pessoas, tanto para capacitar quem já atua na área, quanto para atrair e formar novos profissionais, além dos serviços do SESI e do IEL”.
A unidade do SENAI em Xanxerê é uma das mais dinâmicas e bem equipadas do Sistema FIESC. Dispõe de uma área total construída de 2.500 metros quadrados e um corpo docente formado por 57 professores, instrutores e equipe de apoio. Está presente no município há 40 anos e, nesse período, formou mais de 40 mil alunos. Já o SESI está presente em Xanxerê com unidade de 900 metros quadrados, com 16 profissionais das áreas da saúde e educação básica. Tem uma atuação voltada principalmente à saúde e à segurança do trabalho. Hoje atende mais de 90 empresas de Xanxerê e municípios do entorno, com exames médicos ocupacionais, aplicação de vacina da gripe, audiometrias, procedimentos como eletrocardiograma, eletroencefalograma e espirometria, dentre outros serviços.

Feira ocorreu no fim de semana, em Xanxerê

Visitantes puderam fazer um diagnóstico das empresas nas áreas de saúde e educacional

Veja também

Redutores IBR lança novos equipamentos na 13ª Mercoagro15/09/20 Redutores, motores, motorredutores, redutores planetários de precisão, inversores de frequência e outros equipamentos são oferecidos pela Redutores IBR. A empresa, com sede em Caxias do Sul (RS), estará na 13ª edição da Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro), programada para março de 2021,......
Mercoagro 2020: Nothum apresentará linhas de processamento de alimentos27/07/20 Com 49 anos de atuação, a Nothum Food Processing Systems cria sistemas de processamento de alimentos orientados por tecnologia que oferecem uma vantagem competitiva em todas as etapas do processo. A empresa, localizada na cidade de Springfield,......

Voltar para (Blog)