Postado em 10 de Julho de 2020 às 16h34

Faxinal dos Guedes inicia ações do Programa Cidade Empreendedora

O município de Faxinal dos Guedes, no oeste catarinense, aderiu ao Programa Cidade Empreendedora – Basic, que visa promover a transformação local por meio da implantação de políticas públicas de desenvolvimento. A iniciativa executada pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC acontecerá até dezembro deste ano através de dez soluções.
O kickoff meeting para alinhamento das ações do programa e apresentação das soluções disponíveis ocorreu, nesta semana, durante reunião virtual com os servidores municipais responsáveis pela realização local do programa e a equipe do Sebrae/SC (analista técnica, articulador do programa e consultores credenciados). Participaram pelo município o prefeito Gilberto Angelo Lazzari, e os servidores Diomar Souza (Secretaria da Fazenda e Administração), José Bassani (Compras Governamentais), Vayolete Dalla Rosa (Tributos) e André Fracasso (Tributos).
A execução do programa, segundo a analista técnica do Sebrae/SC Carolini Demeterko, prevê alguns procedimentos como: reunião de alinhamento para contextualizar as soluções que serão aplicadas; diagnóstico situacional com visita aos setores públicos municipais para coleta de informações iniciais, além da pesquisa prévia de informações sobre o município e elaboração do cronograma com organização das datas e agendas para as consultorias.
No eixo Sala do Empreendedor estão previstas consultorias (estruturação e alinhamento do serviço; acompanhamento e adequação da legislação municipal que atenda as exigências da Lei Complementar 123/2006; atendimento e suporte aos microempreendedores individuais), apoio (pacote de comunicação e apoio aos empresários com soluções Sebrae) e capacitação (semestral dos atendentes do serviço). “As ações estarão voltadas ao fomento do desenvolvimento econômico e no auxílio dos MEIs, principalmente, neste período de instabilidade econômica para saberem o que fazer e que decisões tomarem”, destacou a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Simone Grobe.
No eixo de compras governamentais estão previstas consultorias, acompanhamento das adequações das legislações municipais, fomento da agricultura, plano de compras e capacitação dos servidores municipais do setor. O consultor credenciado ao Sebrae/SC, Alexandre Tonini, explica que será realizado um planejamento das compras públicas com base do histórico do município para alinhar previsões conforme as necessidades. “De maneira simples e objetiva é fazer com que os processos nasçam corretos e no tempo certo. Também realizaremos a análise dos editais com sugestões para ajustes que possam privilegiar os pequenos negócios, pois a intenção é efetuar as aquisições de empresas locais”, comentou.
Para o articulador do programa e consultor credenciado ao Sebrae/SC, Sergio Viccari, o município terá ótimos resultados em função do comprometimento e empenho dos servidores municipais. “O incentivo ao desenvolvimento gera emprego e renda no município. Cada real gasto retorna em impostos, que são reinvestidos localmente”, enfatizou.
ASPECTOS ECONÔMICOS
O município tem mais de 10.600 habitantes, com perfil econômico relacionado ao setor de serviços, agricultura (erva-mate, soja e milho) e pecuária extensiva (bovinos, suínos e aves). No cenário empresarial destacam-se a presença de micro e pequenas empresas e a importante participação da agricultura e da indústria para a geração de empregos.

Veja também

Voltar para (Blog)