Postado em 15 de Setembro de 2021 às 16h12

Excelência certificada

Hospital Unimed Chapecó é nível máximo em acreditação nacional e internacional
 

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
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            Muito se fala sobre resultados positivos durante uma cirurgia ou internação, mas como garantir que o atendimento hospitalar e? realmente seguro e qualificado? Voce? ja? se perguntou se existe alguma normatizac?a?o que estabelec?a processos bem sucedidos? Desde 2009, o Hospital Unimed Chapeco? adere voluntariamente a?s diretrizes que orientam as melhores pra?ticas para atendimento dos pacientes. Por isso, iniciou a metodologia da Organizac?a?o Nacional de Acreditac?a?o (ONA) e, neste ano, foi recertificado com o selo ONA de acreditac?a?o.
            A acreditac?a?o e? um conjunto de requisitos que visam estabelecer padrões de atendimento hospitalar que priorizem a qualidade e a seguranc?a dos pacientes. Na metodologia nacional, a ONA e? a responsa?vel por estabelecer estas normas, que sa?o divididas em tre?s ni?veis. O Hospital Unimed Chapeco? reconquistou o Ni?vel 3, categoria ma?xima nesta acreditac?a?o.
            Os gestores do Nu?cleo de Qualidade em Sau?de explicam que o Ni?vel 1 da ONA esta? fortemente direcionado a? seguranc?a do paciente e a?s necessidades individuais de cada pessoa. Implantar melhores pra?ticas e estruturar poli?ticas de seguranc?a so?lidas sa?o diretrizes fundamentais desta metodologia. No Ni?vel 2, ale?m da seguranc?a, a interac?a?o entre processos deve ser alcanc?ada pelo hospital que deseja ser acreditado. Estas interac?o?es sa?o acordos entre os processos e definem as entregas das a?reas de apoio para as a?reas assistenciais do Hospital: “Por exemplo, o laborato?rio precisa entregar exames para o servic?o de emerge?ncia em um tempo previamente definido e acordado. A emerge?ncia precisa tomar uma decisa?o a respeito do quadro do paciente em ate? tre?s horas. Se o laborato?rio demorar mais do que o acordado para entregar o exame, vai impactar na tomada de decisa?o do servic?o de emerge?ncia”, pontuam os gestores.
            Reconhecimento ma?ximo, o Ni?vel 3 da ONA considera a excele?ncia em gesta?o quando os resultados assistenciais encontrados refletem a solidez dos dois primeiros ni?veis. Ou seja, no exemplo da emerge?ncia, a excele?ncia em gesta?o se da? quando o percentual de pacientes com tomada de decisa?o cli?nica (internac?a?o, procedimento ou alta) ocorre com seguranc?a em ate? tre?s horas para pelo menos 95% dos pacientes atendidos no servic?o.
            Ser acreditado no terceiro ni?vel significa que o Hospital Unimed Chapeco? cumpre com todos os requisitos exigidos pela ONA. Os gestores do Nu?cleo contam que, para alcanc?ar este objetivo, foram necessa?rios muitos anos de trabalho e muitos investimentos em capacitac?a?o e desenvolvimento dos recursos humanos. Ale?m disso, fez-se essencial a aquisic?a?o de tecnologias e equipamentos que agregam valor a? seguranc?a dos pacientes. O apoio total e irrestrito da governanc?a da cooperativa, sempre tratando qualidade e seguranc?a como prioridade estrate?gica, foi essencial para alcanc?ar estas certificac?o?es. “Existe uma infinidade de temas, itens e requisitos que sa?o discutidos, tratados e trabalhados em todos os ni?veis hiera?rquicos do Hospital, desde a direc?a?o executiva ate? a operac?a?o. Para isso, e? necessa?rio tempo. Na?o e? possi?vel transformar, em um ano, um hospital em Ni?vel 3 da ONA. Sempre nos propomos a fazer os processos de acreditac?a?o acontecerem com o intuito real de que eles transformassem aquilo que ti?nhamos como resultado ou como um problema a ser melhorado”, esclarecem.
            Com a intenc?a?o de complementar o trabalho que ja? era feito desde o ini?cio da implantac?a?o da metodologia ONA, a Unimed Chapeco? decidiu adotar tambe?m uma metodologia de acreditac?a?o internacional e, em 2018, iniciou o processo de preparac?a?o para esta certificac?a?o. O QMentum International e? uma certificac?a?o canadense que tambe?m possui tre?s ni?veis: Ouro, Platina e Diamante. Pore?m, no Brasil, a metodologia e? certificada apenas no ni?vel ma?ximo, o Diamante. Para isso, e? necessa?rio que o hospital esteja dentro dos padro?es estabelecidos nas diretrizes da acreditac?a?o. Em 2020, o Hospital Unimed Chapeco? foi acreditado como “QMentum International Diamond”. Isso classifica o atendimento no Hospital como ni?vel ma?ximo em ambas as certificac?o?es.
            Segundo os gestores do Nu?cleo de Qualidade em Sau?de, os manuais de acreditac?a?o surgiram a partir de grandes problemas identificados em instituic?o?es hospitalares de todo o mundo. O direcionamento proporcionado por eles com relac?a?o a?s melhores pra?ticas e? o que faz a diferenc?a para tornar o Hospital Unimed Chapeco? refere?ncia em qualidade. “Buscamos nos basear no que ha? de melhor no mundo hoje em relac?a?o a acreditac?a?o. Temos um hospital que consegue discutir conceitos de qualidade e seguranc?a assim como qualquer outro hospital do mundo que esteja em uma dessas duas metodologias. Acho que a principal contribuic?a?o das acreditac?o?es e? tornar a Unimed refere?ncia em qualidade para os nossos beneficia?rios. Tudo isso e? pensado para garantir a satisfac?a?o e a seguranc?a dos nossos pacientes em relac?a?o aos nossos atendimentos”, afirmam.

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