Postado em 03 de Maio de 2023 às 14h05

Estudantes do SENAI de Chapecó desenvolvem soluções para indústria

Estudantes da Aprendizagem Industrial participaram do Grand Prix SENAI de Inovação, uma imersão para resolver um problema real de empresa parceira da atividade

Equipe que ficou em primeiro lugar apresentou a ideia de um formulário digital em sistema gratuito.

Uma disputa de inovação com dez horas de duração. É isso que 65 estudantes da Aprendizagem Industrial do SENAI de Chapecó vivenciaram, na última semana, durante o Grand Prix Senai de Inovação. Eles desenvolveram ideias e soluções para um desafio apresentado pelo Grupo Bugio, indústria parceria do evento, que também contou com apoio do Pollen Parque Científico e Tecnológico, que concedeu o espaço favorável à inovação e criação. O Grand Prix compõe a Saga SENAI de Inovação e é uma parceria com a Junior Achievement, que compartilhou a metodologia de resolução de problemas Innovation Camp.
O desafio proposto pela empresa consistiu em desenvolver uma melhoria no fluxo e na qualidade do preenchimento das permissões de trabalho para serviços de manutenção. As três equipes vencedoras apresentaram diferentes soluções: utilizar um formulário de cadastro online e gratuito que pode ser acessado pelo celular ou pelo computador; disponibilizar um tablet fixo na sala de manutenção para preenchimento online do documento e ter QR Code em todos os equipamentos para facilitar o registro; ter tablet conectado ao sistema da empresa para que o manutentor preencha a permissão de trabalho de forma online e com informações já pré-preenchidas.
            O interlocutor da Saga SENAI de Inovação, Maikel Trennepohl, destacou que o Grand Prix tem o objetivo de desenvolver as habilidades socioemocionais e as competências inovadoras, ao trabalhar com processos de criatividade, resolução de problemas e prototipagem de ideias. “É uma competição em formato de gincana, quando os estudantes participam de uma imersão para resolver um problema real e, no fim, apresentam suas ideias a uma banca”.
            O gerente de operações da Região Oeste e Extremo Oeste do SESI e SENAI, Ivanor Roberto Finato, salientou aos estudantes a oportunidade de participarem do evento. “O mundo está cada vez mais dinâmico e precisa de pessoas com habilidades para resolver problemas. Temos muitos desafios para serem resolvidos na nossa região e o Grand Prix é um momento de grande aprendizado”. O gerente de negócios do Pollen Parque, Rodrigo Savenhago, acrescentou que a jornada será um marco na vida dos estudantes. “Temos 48 empresas no Pollen que, de alguma maneira, vão se conectar com o evento. Além disso, a equipe que ficou em primeiro lugar ganhou uma visita guiada à Incubadora Tecnológica”.
            Para situar os estudantes, o engenheiro de segurança do trabalho do Grupo Bugio, Rafael Costelli, apresentou um breve histórico da empresa e falou da importância do preenchimento das permissões de trabalho para serviços de manutenção. “Sempre buscamos melhorias nos processos e nossa intenção é conseguir implantar a melhor solução criada pelos estudantes. É importante para nós, como empresa, participar do projeto. Acreditamos que novas ideias vêm, que a capacidade dos estudantes agrega no mercado de trabalho, o que é primordial para que a indústria tenha sucesso e para que possa contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional desses jovens”, sublinhou.
            As atividades foram conduzidas pelo diretor de operações da Junior Achievement de Santa Catarina, Silney de Aquino. Ele explicou que a metodologia Innovation Camp traz, na prática, a solução de problemas complexos. “Os estudantes são organizados em equipes, conhecem a abordagem do design thinking utilizando diversas ferramentas de inovação na busca de soluções para um desafio específico. Após as etapas de imersão, cocriação e prototipagem, as ideias são apresentadas e avaliadas por um júri. Esse momento pode ser o primeiro dia desses estudantes no despertar para o empreendedorismo. Queremos incentivá-los a dar o primeiro passo”.
O gerente executivo do SENAI, SESI e IEL na regional Oeste, Jardel Carminatti, enfatizou o diferencial da educação no SENAI, que além da técnica, possibilita o desenvolvimento de comportamentos. “O Grand Prix é mais uma oportunidade diferenciada para os estudantes. Queremos contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. Esse é nosso papel, dar oportunidades, fomentar a inovação na região, proporcionar aos estudantes a vivência de resolver problemas e de perceber oportunidades, além de desenvolver o espírito empreendedor”.
Na disputa de inovação aberta, os estudantes do SENAI tiveram a liberdade e a oportunidade de criarem soluções para a construção de uma indústria catarinense inovadora e competitiva. “Os estudantes que participaram do Grand Prix SENAI de Inovação terão um diferencial muito qualificado e significativo em suas vidas profissionais”, concluiu a coordenadora pedagógica e de qualidade educacional da Regional Oeste e Extremo Oeste do SESI e SENAI, Daniela Fernanda Comiran.

 

Tablet fixo na sala de manutenção foi a solução encontrada pela equipe que se classificou em segundo lugar.

Tablet conectado ao sistema da empresa foi a ideia da equipe que ficou em terceiro lugar.

Ivanor Roberto Finato salientou aos estudantes a importância de participarem do evento.

Jardel Carminatti enfatizou o diferencial da educação no SENAI.

Silney de Aquino explicou sobre a metodologia Innovation Camp.

Maikel Trennepohl destacou que o Grand Prix tem o objetivo de desenvolver as habilidades socioemocionais e as competências inovado.

Rodrigo Savenhago acrescentou que a jornada será um marco na vida dos estudantes.

Rafael Costelli disse que a intenção é conseguir implantar a melhor solução criada pelos estudantes na empresa.

Estudantes da Aprendizagem Industrial do SENAI de Chapecó participaram do desafio.

Disputa de inovação teve dez horas de duração.

Grand Prix foi mais uma oportunidade diferenciada para os estudantes.

Premiação das equipes ocorreu no SENAI.

Equipe do Grand Prix SENAI de Inovação.

Estudantes desenvolveram ideias e soluções para um desafio apresentado por indústria parceira do projeto.

Estudantes que participaram do Grand Prix SENAI de Inovação terão um diferencial em suas vidas profissionais.

Veja também

Voltar para (Blog)