Postado em 08 de Novembro de 2023 às 18h50

Estratégias da Irlanda no combate à GEE em debate no 12º SBSBL

Dr. Jonathan Herron destacou estratégias da Irlanda do Norte para a redução de emissão de gases do efeito estufa (Foto: MB Comunicação).

A alta emissão de gases de efeito estufa indicam riscos para a produção mundial de alimentos em função de seu efeito no aumento da temperatura global em razão do efeito estufa. O pesquisador Dr. Jonathan Herron apresentou no 12º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL) e 1º Simpósio Catarinense de Pecuária de Leite à Base de Pasto, na manhã desta quarta-feira (8), em Chapecó (SC), as estratégias da Irlanda do Norte para a redução de emissão de gases do efeito estufa aliado a alta produtividade de leite.
Com pesquisas desenvolvidas para mitigar a emissão desses gases, a Irlanda tem se destacado no cenário científico agropecuário. O Teagasc, Autoridade de Desenvolvimento Agrícola e Alimentar da Irlanda é uma entidade que fornece serviços integrados de investigação, consultoria e educação à indústria agroalimentar do país.
Conforme exposto pelo pesquisador, apesar do país deter de uma cadeia de leite bastante organizada, os desafios são similares aos enfrentados pelos produtores brasileiros, tornando-se fundamental o compartilhamento das experiências e resultados das pesquisas adquiridos pelo Teagasc. “A indústria leiteira irlandesa está adentrando a uma nova fase para enfrentar desafios imediatos que necessitam de ação. Podemos citar, além das emissões de GEE, problemas com a qualidade da água e do ar, perda da biodiversidade e do bem-estar animal, falta de segurança alimentar, viabilidade econômica, sustentabilidade social e adaptação climática”.
Contribuindo com 38% das emissões nacionais de GGE, o setor agrícola irlandês necessita adotar medidas de mitigação para atingir a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Ação Climática de reduzir, até 2023, a emissão desses gases em 25% em relação a 2018. “Para encorajarmos a adoção de práticas climaticamente inteligentes nas explorações agrícolas, o Teagasc desenvolveu um plano de ação para todo o setor com a interligação de três pilares principais, o Centro Nacional de Pesquisa e Inovação Climática Agroalimentar, a Plataforma Digital de Sustentabilidade e o Programa de consultoria de sinalização”, explicou Jonathan.
O palestrante finalizou a explanação das estratégias irlandesas afirmando que a Plataforma Digital de Sustentabilidade tem se destacado no avanço das pesquisas em busca da mitigação por meio da criação do AgNav, portal nacional on-line centrado em incentivar e apoiar os agricultores a implementar ações climáticas e melhoria da sustentabilidade nas explorações agrícolas irlandesas. “Construímos o AgNav e estamos buscando desenvolver e evoluir ainda mais essa ferramenta que possui a capacidade de fazer a diferença nessa luta para alcançar a meta e reduzir a emissão de GEE”.
SOBRE O 12º SBSBL
Promovido anualmente pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet), o 12º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL) iniciou nesta terça-feira (7) e segue até quinta-feira (9), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC).
Neste ano, o evento conta com novidades. Além da 7º Brasil Sul Milk Fair e do 2º Fórum Brasil Sul de Bovinocultura de Corte, o 1º Simpósio Catarinense de Pecuária de Leite à Base de Pasto promovido pela Epagri, também integrará a programação científica do SBSBL. Bem como, o evento estreará a Fazenda do Futuro, realizado pelo Nucleovet e Ecossistema de Inovação de Chapecó, com apoio do Pollen Parque, Deatec/Acate e Sebrae-SC.
APOIO
O 12º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite tem apoio da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), do Conselho Regional de Medicina Veterinária de SC (CRMV/SC), da Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (Somevesc), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), da Prefeitura de Chapecó e do Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite (CBQL)
 
PROGRAMAÇÃO
 
DIA 09/11
 
12º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite
 
Painel: Genética e Saúde – AUDITÓRIO PRINCIPAL
 
8h:Impactos do estresse calórico e da emissão de gases de efeito estufa em rebanhos leiteiros: estratégias de seleção genômica para minimizar seus efeitos
Palestrante: Dr. Marcos Vinicius Barbosa da Silva
9h: Pontos-chaves no período de transição
Palestrante: José Eduardo Portela Santos
10h: Milk Break
10h40: Distúrbios metabólicos: o que está em jogo?
Palestrante: José Eduardo Portela Santos
11h40: Mesa Redonda
12h20: Encerramento e sorteio de brindes
 
DIA 09/11
13h30: Visita à campo - Conhecendo a realidade da produção de leite à base de pasto - Visita na propriedade de família acompanhada pela Epagri.
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -

Veja também

Golpe: Credioeste alerta sobre cobranças de origem duvidosa22/09/20 O trabalho home-office vem sendo adotado por diversas empresas para manter os negócios ativos durante a pandemia e cumprir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate da covid-19. Neste......

Voltar para (Blog)