Postado em 10 de Novembro de 2023 às 17h04

Escolas SESI do Oeste competem em torneio de robótica em Joinville

Disputa será em nível estadual para garantir a vaga na etapa nacional

Equipe WEST SHARKS FTC ESCOLA SESI Chapecó.
 

 
O Oeste Catarinense será representado por quatro equipes – três de Chapecó e outra de Pinhalzinho, no Torneio SESI de Robótica, que a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) partir desta sexta-feira, dia 10, em Joinville. Os 760 competidores, de 120 escolas de todo o estado, buscam vaga para a etapa nacional e querem demonstrar o melhor desempenho nas provas, em que precisam fazer os robôs desenvolverem tarefas pré-estabelecidas.
O ensino da robótica nas escolas do SESI tem o objetivo de fortalecer a educação tecnológica, em especial a abordagem STEAM (anagrama de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, em inglês). “No SESI e SENAI, adotamos um modelo de educação dinâmico e inovador”, ressalta o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.
“A aprendizagem vai além das salas de aula, abraçando a experimentação, a descoberta e o pensamento crítico, preparando os alunos para um futuro repleto de possibilidades e oportunidades”, explica o diretor de educação, saúde e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira. Ele salienta que, por meio de projetos práticos, colaborativos e interdisciplinares, a Escola SESI prepara os estudantes para enfrentar desafios do mundo real, fomentando a curiosidade, a resolução de problemas e a criatividade.
Segundo o coordenador de educação básica da regional Oeste e Extremo-Oeste Marcio Gonçalves da Rosa este é o momento que os alunos aprendem a trabalhar em equipe, aprimorando suas habilidades de colaboração e comunicação. “É um espaço para compartilhar conhecimentos, trocar ideias de projetos e fazer conexões que podem abrir portas para futuras colaborações. É uma celebração do pensamento crítico, resolução de problemas e do futuro da engenharia.”
As duas equipes do SESI e SENAI de Chapecó são denominadas “WEST SHARKS FUTURE” e “WEST SHARKS EVOLUTION”. A WS Future é composta por Angelo Antonio Lucietto, Davi Miguel Primão Tibola, Eduardo Faitão Zuffo, Mayron Todeschini, tendo como treinador o professor Mauricio Lorenci Boschetti. Já a WS Evolution conta com os competidores Arthur Alves Graciosa, Gabriel Henrique Soares Borin, Igor Drevs Thiel, João Vytor de Oliveira e Victor Gabriel Vieira, orientados pelo treinador Leonardo Drews Montibeller.
O SESI PINHALZINHO terá uma equipe FLL SESI/SENAI PINUS VANGUARD com os competidores Akiles Keil Pereira, Gustavo Henrique da Silva, Murilo José Raimundi, Ramon Dutra, Vinicius Detoni e o técnico Lucas Bertollo.
Enquanto os visitantes conhecem mais do mundo STEAM, que está no DNA da Escola SESI, uma outra turma estará concentrada na realização das missões propostas na temporada Masterpiece do torneio de robótica da FIRST Lego League (FLL). Estudantes das escolas do SESI e de escolas públicas e particulares disputam vagas na etapa nacional.
Link para realizar a inscrição https://sesisc.org.br/roboticafll
O evento será realizado na nova escola do SESI em Joinville, que inicia o ano letivo de 2024 com previsão de 1,7 mil estudantes. “Nossa nova escola será um ambiente inovador e dinâmico que se dedica a promover a abordagem STEAM, a educação profissional e, também, o ensino superior. Queremos que a comunidade veja de perto a transformação que vem sendo feita no Moinho Joinville para receber a segunda escola de referência do SESI”, afirma Mario Aguiar.
 

Equipe DE FLL SESI/SENAI PINUS VANGUARD - SESI Pinhalzinho.
 

Equipe SESI/SENAI Chapecó WEST SHARKS EVOLUTION.
 

Equipe SESI/SENAI Chapecó - WEST SHARKS FUTURE.

Veja também

Exportação de carne suína catarinense cresce 29% no mês de julho17/08/21 Principal produtor e exportador de carne suína do Brasil, Santa Catarina segue ampliando sua presença no mercado internacional. Em julho, o estado alcançou o faturamento de US$ 133,5 milhões, com 53,2 mil toneladas embarcadas. O......

Voltar para (Blog)