Postado em 25 de Outubro de 2022 às 14h32

Escolas de Caxambu do Sul se preparam para Feiras do JEPP

Estudantes apresentarão os resultados dos trabalhos desenvolvidos durante o ano



  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Com o objetivo de proporcionar o debate, o estudo e a prática do empreendedorismo nas salas de aula como alternativa para estimular o comportamento empreendedor nas crianças e nos adolescentes das unidades escolares do ensino fundamental da rede municipal, ocorre em Caxambu do Sul, o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Educação e pelo Sebrae/SC no eixo de educação empreendedora do Programa Cidade Empreendedora.
As atividades iniciaram no dia 25 de abril e seguem até o dia 1º de dezembro. Durante as ações, ocorrem várias etapas com estudos, reuniões, encontros, aplicação com os alunos e encerramento com a Feira JEPP. Ao todo, serão realizadas três feiras no município. Duas ocorrem no mês de novembro e uma terceira no mês de dezembro e são abertas ao público.
A primeira Feira JEPP será da EEF Adele Faccin Zanuzzo, no dia 1º de novembro (terça-feira). A Feira JEPP contará com atividades do 1º ao 9º ano. Será aberta para visitação das 8h às 17h, no Centro da cidade. A segunda feira será da EM Bairro Antena/EMBA, no dia 30 de novembro, das 10h às 11h30 e das 13h30 às 15, no espaço da escola. Serão expostos trabalhos de estudantes do 1º ao 5º ano. Já a terceira feira, está programada para o dia 1º de dezembro das 10h às 11h45 e das 13h15 às 15h, na escola EEB Candido Ramos. Serão apresentadas atividades dos alunos do 6º ao 9º ano.
O PROJETO
O projeto contemplou toda Rede de Educação do município com participação de escolas estaduais e municipais. “Agora é o momento mais aguardado do término do projeto. As escolas se preparam para as Feiras JEPP, com devolutiva e exposição de trabalhos, ideias e inovações oportunizadas a partir da temática de cada série”, destaca a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Odilene Ozelame, que conduziu as atividades do JEPP em Caxambu do Sul.
Cada temática teve conceitos específicos, mas a abordagem geral teve como foco o “Empreendedorismo Educacional” e a “Vivência dos comportamentos empreendedores”, com o olhar de protagonista de um processo, cujo aprendizado, fará a diferença na vida dos alunos. “Afinal, para empreender não há idade ou regra, basta se desafiar, criar, pensar fora da caixa. É uma atitude que aprende-se de pequeno, e leva-se para a vida”, acrescenta Odilene.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, observa que no JEPP são desenvolvidas metodologias empreendedoras que capacitam os participantes, preparando-os para um futuro empreendedor em suas vidas, nos negócios e nas empresas ou entidades que atuarem. “O programa fomenta a cultura empreendedora e apresenta práticas de aprendizagem que consideram a autonomia do aluno para aprender, o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida”, afirma.
EXPECTATIVAS
As escolas estão na expectativa para a realização das feiras do JEPP. “A EEB Candido Ramos é grata ao Sebrae pela oportunidade oferecida aos formadores e aos estudantes que levaram desse projeto o conhecimento que difere do pensar popular, que empreender não significa apenas abrir o próprio negócio. Eles levam conhecimentos para uma mudança efetiva de estilo de vida e também de uma chamada de responsabilidade para si mesmo. Venha prestigiar este momento importante junto de nós, integrando escola e comunidade”, convidou a gestora da escola, Dirlei Brancher.
A gestora da da EEF Adele Faccin Zanuzzo, Marilda Leite, agradece pelas ações do JEPP, pois o projeto superou expectativas. “No início, não achávamos que teria a propagação que teve. Com ele, descobrimos o verdadeiro sentido de empreender. Já a feira promete, estamos na expectativa, curiosos para apresentar um pouco do que aprendemos, sob um novo olhar, mais atrativo”, afirma.
Para a escola, o projeto oportunizou não só mudança de pensamento, mas também, de postura, ações e atitudes entre alunos e foi além, para as casas e famílias. “Por nossa escola situar-se no campo, os alunos expandiram ideias, envolvendo as famílias, que conectados à escola, empreenderam agregando à agricultura familiar. São muitas as possibilidades que o projeto já abriu e promete muito mais. Abre portas para as inovações, não só entre alunos, mas com toda a comunidade, vindo a ser os verdadeiros protagonistas desse projeto e de suas vidas, com escolhas conscientes”.
A gestora da EM Bairro Antena/EMBA, Clari Stocco Zamoner, destaca que a feira é uma estratégia para dar visibilidade ao processo criativo, desenvolvido pela escola, a partir do projeto JEPP. “Os livros promovem o processo de elaboração, análise e solução de problemas. Pais, gostaríamos que estivessem presentes na feira, para prestigiar e conhecer, fortalecendo a dinâmica pedagógica da proposta apresentada pelo projeto e a desenvoltura do seu filho, nas abordagens com o público visitante”, conclui.
 
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.     
 

 

Veja também

Voltar para (Blog)