Postado em 26 de Janeiro de 2022 às 13h59

Escola S retorna às aulas 100% presenciais em Chapecó

Cerca de 180 alunos do ensino médio retornam no dia 7 de fevereiro, dentro do novo formato proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

A Escola S – rede integrada pelo SESI e pelo SENAI – inicia as aulas do ensino médio em 2022 no dia 7 de fevereiro. Aproximadamente 180 estudantes do primeiro, segundo e terceiro anos retornam no formato 100% presencial, seguindo todos os protocolos atuais do governo estadual em relação à pandemia. A entidade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), que já oferecia um ensino diferenciado, priorizando a aprendizagem baseada na solução de problemas, agora passa a oferecer aos três anos o novo formato do ensino médio, dentro da proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
            O ensino médio ofertado pela Escola S – Rede SESI SENAI se consolida por uma proposta pedagógica singular, que envolve um itinerário de aprofundamento: o STEAM, cujo acrônimo significa ciência, engenharia, tecnologia, artes e matemática, por meio de desenvolvimento de projetos envolvendo unidades curriculares que abarcam áreas da tecnologia como robótica e desenvolvimento de aplicativos e jogos, empreendedorismo e design thinking. Na nova estrutura, até 1.800 horas da carga horária contemplam habilidades e competências relacionadas às quatro áreas do conhecimento: Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Além disso, o estudante terá, no mínimo, 1.200 horas flexíveis que ficam reservadas para o itinerário de aprofundamento STEAM.
            O coordenador regional de Educação Básica do SESI SENAI, Márcio Gonçalves da Rosa, frisa que a maior parte dos professores da unidade de Chapecó são mestres e doutores e estão preparados para as novas diretrizes. “As disciplinas serão trabalhadas de forma ainda mais integrada. Essa proposta de ensino médio surgiu após a percepção da estagnação dos índices de desempenho dos estudantes no País. A partir deste ano, o novo modelo passa a ser obrigatório para todas as escolas públicas e privadas, sendo a implantação em etapas, a começar pelas turmas do primeiro ano. Na Escola S, os três anos do ensino médio já estão operando no novo modelo”.
De acordo como Ministério da Educação, a mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade. “É uma proposta que a Escola S já fazia, ou seja, aproximar o aluno da realidade, promover um ensino alinhado com as necessidades dos estudantes, preparando-os para viverem em sociedade e enfrentarem os desafios de um mercado de trabalho dinâmico”, reforça Márcio.
A metodologia da Escola S busca trazer sentido para o ensino por meio de unidades curriculares que estão alinhadas com as profissões do futuro como robótica, mídias digitais etc. Além disso, a Escola S trabalha com o desenvolvimento de competências socioemocionais buscando preparar para além das hard skills, mas também para as soft skills, como resiliência, orientação para o resultado, autogestão e outras. “Nosso material didático é totalmente digital e isso facilita ter a informação atualizada”, comenta o coordenador. O estudante é estimulado a refletir sobre problemas reais e descobrir como solucioná-los na prática.
Outro grande diferencial da Escola S são as ofertas de contraturno escolar, como o ensino bilíngue e as oficinas preparatórias para o ENEM desde o primeiro ano do ensino médio. No contraturno os estudantes podem participar de programas estruturados que estimulam o aprofundamento em tecnologias, raciocínio lógico-matemático e letramento científico.
Além disso, a partir deste ano os alunos e familiares podem usufruir do Clube S, um clube de benefícios que permite descontos em empresas parceiras.
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
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