Postado em 13 de Junho de 2023 às 13h46

Escola S de Chapecó é premiada em evento de ensino e pesquisa

Estudante Heloísa Triches Dib, sob orientação da professora Francieli Delazeri, apresentou trabalho sobre temperatura em caixas de abelhas

Francieli Delazeri e Heloísa Triches Dib.

Um trabalho de iniciação científica da Escola S – rede integrada por SESI e SENAI – foi premiado no Simpósio Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simpex 2023), que ocorreu em maio, em formato híbrido. O evento, promovido pelo Centro Universitário UniSENAI com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), reuniu especialistas e estudantes de todo o país e teve como tema "Conexões na era digital para o desenvolvimento da indústria".
O Simpex 2023 promoveu um espaço de diálogo e socialização da produção acadêmica e científica em parceria com outras instituições nos âmbitos de ensino, pesquisa e extensão. Durante o simpósio, a estudante da Escola S de Chapecó Heloísa Triches Dib, com orientação da professora Francieli Delazeri, apresentou o trabalho intitulado “Variação de temperaturas em caixas de abelhas com diferentes espessuras”.
O trabalho investigou as variações de temperatura em caixas de abelhas com diferentes espessuras, o que pode trazer contribuições significativas para o desenvolvimento de tecnologias capazes de otimizar a produção de mel. A pesquisa destacou a importância de entender as condições ambientais ideais para as abelhas, permitindo que os apicultores adotem medidas eficazes para o aumento da produtividade.
“A importância das abelhas para os ecossistemas é indiscutível. Elas desempenham um papel fundamental na polinização de diversas plantas, contribuindo para a manutenção da biodiversidade e para a produção de alimentos. Além disso, a apicultura é uma atividade socioeconômica relevante, impulsionando a produção de mel e seus derivados”, salientou Francieli.
A qualidade e a relevância do trabalho foram reconhecidas no Simpex 2023: a pesquisa foi premiada como a melhor da categoria Iniciação Científica Júnior. “Esse reconhecimento evidencia não apenas o talento e a dedicação da estudante, mas também a competência e o apoio da professora Francieli Delazeri como orientadora”, frisou o coordenador de educação básica da regional oeste e extremo-oeste, Marcio Gonçalves da Rosa.
De acordo com Marcio, o programa de iniciação científica júnior da Escola S de Chapecó é uma iniciativa de extrema importância para o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes do ensino médio. “Ao participar desse programa, os alunos têm a oportunidade de se engajar em pesquisas de alta qualidade, explorar áreas de interesse e desenvolver habilidades científicas”.
Marcio acrescentou que a metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), adotada pelo SESI e SENAI Santa Catarina, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento científico dos estudantes. A abordagem STEAM fomenta a interdisciplinaridade, estimulando a integração de conhecimentos e o pensamento crítico, criativo e inovador.
“A rede SESI e SENAI de educação básica desempenha um papel crucial na formação de jovens cientistas e na promoção da educação de qualidade. Através de programas como a iniciação científica júnior, a instituição incentiva os estudantes a explorarem o mundo da ciência, despertando seu interesse por áreas específicas e preparando-os para enfrentar os desafios do futuro”, complementou Marcio, ao acrescentar que a iniciação científica é uma oportunidade valiosa para os estudantes do ensino médio, pois proporciona um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, análise crítica e resolução de problemas. “Além disso, essa experiência contribui para a formação de uma nova geração de cientistas e profissionais capacitados que serão fundamentais para impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico do país”.

Simpex 2023 promoveu um espaço de diálogo e socialização da produção acadêmica e científica.

Veja também

Dia do Trabalho: sistema cooperativista aumenta número de empregos durante pandemia30/04/21 Santa Catarina, mesmo com os reflexos da pandemia, manteve o menor indicador de desemprego do País – 5,3% no quarto trimestre de 2020 em comparação com os 13,9% da média nacional –, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Estado encerrou o ano passado com 3,471 milhões de pessoas no mercado de trabalho e superou as vagas......
Observatório Social encerra 2021 com resultados expressivos20/12/21   O Observatório Social do Brasil (OSB) de Chapecó fez uma avaliação positiva das ações deste ano, durante reunião que marcou também a confraternização de encerramento das......

Voltar para (Blog)