Postado em 09 de Novembro de 2023 às 14h17

Equipes técnicas da ATeG SC participam do 12º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite, em Chapecó

Equipes técnicas da ATeG Bovinocultura de Leite, durante o SBSBL.

 
Cinquenta técnicos e supervisores técnicos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Bovinocultura de Leite, desenvolvido pelo Sistema Faesc/Senar, participaram nesta semana (de 7 a 9/11) do 12º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC). Em sua 12ª edição, o evento é promovido anualmente pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet).
A coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, acompanhou o grupo e explica que o Sistema Faesc/Senar investe fortemente na capacitação dos técnicos e supervisores, que estão no campo atendendo os empreendedores rurais. “O evento é bastante completo em termos científicos, muito rico em informações e o objetivo é que nossas equipes aperfeiçoem e atualizem conhecimentos para que possam aplicar nas propriedades rurais da melhor forma possível, visando auxiliar os nossos produtores”.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realça que investir em capacitação e profissionalização é um dos melhores caminhos para o desenvolvimento. “As tecnologias e as práticas agropecuárias evoluem constantemente e é fundamental que as equipes técnicas estejam atualizadas sobre as últimas tendências para oferecer o melhor serviço possível aos produtores rurais. O Simpósio do Núcleovet representa anualmente uma excelente oportunidade para atualização, troca de experiências e networking”.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, complementa que uma equipe técnica bem capacitada está mais preparada para identificar problemas e propor soluções adequadas às necessidades do produtor. “Isso é essencial para elevar a produtividade, aperfeiçoar a gestão, melhorar a renda e promover a sustentabilidade dos negócios no meio rural”.
SOBRE A ATEG LEITE
A ATeG Pecuária de Leite surgiu em 2016 e, desde então, atendeu mais de 6.400 produtores rurais. Atualmente, o número de participantes soma 2.715 pessoas em todo o Estado.
O programa oferece ao produtor um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, que prioriza a gestão de forma eficiente e permite alcançar mudanças no ambiente das empresas rurais. O objetivo é melhorar a produtividade, a rentabilidade e a sustentabilidade das propriedades leiteiras por meio da assistência aos produtores e da adoção de boas práticas de manejo.
Além da bovinocultura de leite são beneficiadas outras nove cadeias produtivas: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte e piscicultura.
 
 

Coordenadora estadual da ATeG com equipe do Extremo-Oeste de SC.
 

Representante estadual da ATeG com equipe do Sul catarinense.

Veja também

Sistema Faesc/Senar-SC discute estratégias de fomento à pecuária de leite no Estado23/05/22   O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária (Faesc), promoveu na última semana, na Pousada Rural do Sesc Lages, o Encontro Técnico do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – AteG Pecuária de Leite. O evento reuniu......

Voltar para (Blog)