Postado em 15 de Julho de 2021 às 17h04

Entidades debatem excelência em gestão e empreendedorismo como diferencial competitivo

Temas integraram evento promovido pela ACIC Chapecó, nesta semana, com apoio da Facisc, do Excelência SC e da FNQ

A excelência da gestão e empreendedorismo, dois assuntos interligados e extremamente necessários para as empresas e instituições na retomada da economia, foram o tema central do webinar realizado nesta semana pelo Núcleo de Gestão pela Excelência da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e promovida pela entidade, com apoio do Movimento Catarinense pela Excelência (Excelência SC), da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Participaram o presidente executivo da FNQ, Ronald Dauscha, o presidente do Movimento Catarinense pela Excelência, Leandro Farina, o superintendente institucional e de operações da Facisc, Gilson Zimmermann, o presidente da Acic, Nelson Akimoto, e o coordenador do Núcleo de Gestão pela Excelência da ACIC, Valdecir de Moura.
Zimmermann foi o moderador do evento e explicou que o grande objetivo foi debater sobre a importância de um modelo de gestão para as empresas e entidades. O presidente da Acic ressaltou que a excelência é a inspiração para a vida empresarial e para as entidades. Porém, enfatizou que os gestores precisam estar à frente. “É preciso insistir e persistir nas mudanças para conseguir evoluir”, frisou Akimoto.
A importância de oportunidades como esse webinar foi destacada pelo presidente executivo da FNQ. “É imprescindível que empresas compartilhem conhecimento para que cresçam sem inventar a roda”, destacou Dauscha. Ele fez a apresentação da Fundação e do Modelo de Excelência na Gestão (MEG). A ideia é que a empresa que faça a adesão ao modelo trabalhe planejamento, capacitação e alcance de resultados voltados para a excelência. A FNQ atua na disseminação, educação, diagnóstico e consultoria com foco na gestão voltada para a excelência e transformação de empresas em todo o Brasil. Dauscha ressaltou que o propósito é transformar pela gestão.
Para atuar na transformação das organizações, a FNQ dissemina o MEG, que apresenta oito fundamentos: Pensamento Sistêmico, Compromisso com as Partes Interessadas, Aprendizado Organizacional e Inovação, Adaptabilidade, Liderança Transformadora, Desenvolvimento Sustentável, Orientação por Processos e Geração de Valor. As empresas que implantam o MEG avançam em etapas e o seu nível de maturidade da gestão aumenta de acordo com uma pontuação, de 125 a 1000, passando pelas categorias inicial, em desenvolvimento, consolidado e excelente. “As organizações evoluem no decorrer do processo, aprendendo sempre”, reforçou o presidente da Fundação.
Dauscha apresentou algumas novidades do MEG, como os programas customizados nas áreas de recursos humanos, saúde, cooperativas e micro e pequenas empresas. Estão sendo desenvolvidos MEGs para os setores de agronegócio, inovação aberta, municípios e educação, além da realização de cursos, palestras e outros eventos para a disseminação da gestão pela excelência.
Farina realçou que a excelência é o que torna empresas e instituições mais competitivas e que as faz se desenvolverem ainda mais. Ele apresentou o movimento em Santa Catarina e case da empresa Irani, que atua com o modelo de excelência. Para incentivar a adoção do MEG, o Excelência SC promove o Prêmio Catarinense da Excelência, que contempla quatro modalidades, conforme o estágio da busca pela excelência e é um caminho para depois participar em nível nacional. O grande propósito é tornar as empresas mais competitivas. “O MEG tira da zona de conforto. A busca pela excelência na gestão é uma jornada que não tem fim, sempre se pode aprender e evoluir mais e, neste momento de pandemia, auxilia a superar os desafios, pois a adaptabilidade é um dos fundamentos do Modelo”, enfatizou Farina.
De acordo com Moura, um país só é forte com empresas fortes e isso é resultado do associativismo. “Nosso Núcleo tem como objetivo aproximar as empresas da excelência na gestão”. O Núcleo de Gestão pela Excelência da ACIC foi criado em 2018 com a intenção de disseminar a excelência em gestão e a melhoria contínua para as organizações associadas à ACIC. “Acreditamos que trocar experiências é uma maneira de inspirar”, sublinhou.
O coordenador do Núcleo de Gestão pela Excelência acrescentou que o grupo empresarial está aberto para empresas e profissionais que queiram participar. “Sabemos da importância e da força que tem o associativismo e convidamos mais organizações para se unirem a esse movimento”, concluiu Moura.
 
* Com informações da assessoria de imprensa da Facisc

Veja também

Sicredi apoia Campanha SOS Xaxim17/12/21 A Sicredi Região da Produção RS/SC/MG foi apoiadora da Campanha SOS Xaxim promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (ACIAX) e pela Associação dos Transportadores de Cargas (ATRAX) do município. A iniciativa encerrou nesta semana com a doação de cestas básicas para a......

Voltar para (Blog)