Postado em 19 de Abril de 2022 às 16h59

Energia solar: Ivan José Canci recebe dois Selos de Prefeito Empreendedor

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
 
Com o projeto “Anchieta Inovadora e Sustentável” o prefeito Ivan José Canci foi reconhecido nas categorias Inovação e Sustentabilidade e Marketing Territorial e Setores Econômicos na etapa estadual da 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Essa iniciativa busca reconhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios nos municípios catarinenses e que tenham trabalhado em prol da modernização da gestão pública. O anúncio foi feito pelo Sebrae/SC, na última semana, durante cerimônia realizada no Costão do Santinho, em Florianópolis, que reuniu mais de 70 prefeitos de todas as regiões do Estado.
“É uma honra receber esses dois reconhecimentos, o que legitima a relevância desse projeto que busca promover a autonomia energética do município, fomentar a cultura da sustentabilidade e da inovação e contribuir para o desenvolvimento territorial no extremo oeste catarinense. Agradeço pelo privilégio de representar nosso município nessa premiação estadual, por isso estendo esses prêmios a todos os servidores municipais que se dedicam diariamente para atender bem a população e a cada morador que auxilia na construção de uma Anchieta melhor para se viver e se investir”, enfatizou o prefeito Canci.
Para o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, o município de Anchieta tem sido inovador em vários aspectos ao incentivar o desenvolvimento econômico, ao fomentar o empreendedorismo, ao auxiliar os empreendedores a aprimorarem seus pequenos negócios, ao disponibilizar oportunidades gratuitas de capacitação ao setor empresarial e ao motivar o segmento turístico a investir em suas potencialidades. “O projeto de utilização da energia solar é mais um exemplo de toda essa inovação proposta pela Administração Municipal, isso traz reflexos positivos para o desenvolvimento de toda a região”, analisou.
Conheça mais sobre o projeto premiado
A proposta tem como objetivo utilizar a energia solar a partir da instalação de três microssistemas de geração de energia fotovoltaica nos prédios públicos do município, ao mesmo tempo em que propõe uma reflexão a longo prazo. A intenção é deixar um legado de gestão pública eficiente, de cuidado com o meio ambiente e com os recursos naturais que serão entregues às novas gerações.
Em valores atuais, o Poder Público dispendia aproximadamente R$ 20 mil por mês para o pagamento de energia elétrica junto à concessionária. Para a instalação foram buscados aportes de recursos junto à Caixa Econômica Federal, e segundo cálculos da Administração Municipal, a produção de energia elétrica supre as necessidades de toda a estrutura pública municipal e também resultará em sobras de potência, por isso o financiamento se pagará em pouco mais de dois anos. Isso resultará em outros 23 anos de geração de energia, praticamente sem nenhum custo aos cofres públicos, ou seja, uma economia de aproximadamente R$ 6 milhões ao longo de 25 anos.
Prêmio
Nesta edição, o Sebrae/SC recebeu a inscrição de mais de 100 projetos, de 70 municípios. Esse é o maior número de inscritos entre todas as edições do Prêmio. Na cerimônia também foram conhecidos os gestores públicos municipais que se destacaram em oito categorias: desburocratização, compras governamentais, sala do empreendedor, marketing territorial e setores econômicos, empreendedorismo na escola, governança regional e cooperação, inovação e sustentabilidade e cidade empreendedora.
  
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  

Veja também

Fiesc participa de seminário sobre inclusão de pessoas com deficiência29/11/22   Discutir junto com empreendedores e comunidade e apresentar informações sobre inclusão de pessoas com deficiência foram objetivos do Seminário sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, que ocorreu na última semana em Pinhalzinho, na Câmara de Vereadores, e em Chapecó, na Unoesc. A iniciativa foi da......

Voltar para (Blog)