Postado em 26 de Maio de 2022 às 14h34

Empretec Rural fortalece os empreendedores do campo em SC

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
 
Ampliar as capacidades em detectar oportunidades de negócios para as atividades desenvolvidas na empresa rural, estabelecer metas desafiadores, aprimorar a gestão empresarial, aumentar os resultados da propriedade rural e testar modelos de negócios e condições de viabilidade mercadológica, operacional e financeira. Com esses objetivos, 13 empreendedores rurais participam até sábado (28) do Empretec Rural em São Miguel do Oeste. A realização é do Sebrae em parceria com o Sistema Faesc/Senar-SC e o Sescoop/SC. Conta com apoio da Cooperoeste, da Cooper Fronteira, da Sulcredi São Miguel do Oeste e do Sindicato dos Produtores Rurais.
O empresário Nadir Silvestre Herbert, de 51 anos, recebeu o convite da Sulcredi para participar do Empretec Rural e logo constatou ser uma oportunidade para aprimorar seus conhecimentos. “O aprendizado nunca é demais, diariamente temos algo novo para conhecer, principalmente como administrar melhor nossos negócios”, comenta. Herbert tem um comércio em São Miguel do Oeste e uma propriedade rural no município de Paraíso. Em sua área de terra, que faz divisa com a República Argentina, planta hortifrutigranjeiros e cana de açúcar, além de estar concluindo a construção de uma pequena agroindústria para o processamento de açúcar de cana e melado.
Ele antecipa que o seminário Empretec tem proporcionado muitas informações sobre planejamento estratégico da empresa e a importância de estabelecer metas para conseguir alcançá-las. “Muitas vezes trabalhamos incansavelmente e não paramos para analisar nossos resultados. Essa é uma reflexão que levarei para vida! Estou muito contente com essa oportunidade, contudo, reforço que é necessário muita vontade de crescer e se manter firme para aguentar a imersão e depois colocar tudo em prática. Definitivamente, o Empretec Rural não é para qualquer pessoa”, avalia.     
A funcionária pública aposentada Maura Sehnem Slaviero, de 70 anos, iniciou no turismo rural em janeiro deste ano. Sua propriedade Sítio Recanto da Paz está localizada na Linha Caxias, em São Miguel do Oeste. Ela relata que em contato com outras propriedades da região, que atuam há mais tempo no setor, foi informada de que o Sebrae/SC disponibilizava assessoria para aprimorar o negócio. “Procurei a Unidade de Atendimento em São Miguel do Oeste para verificar a possibilidade de ter um apoio já que estamos iniciando um negócio e temos dificuldades em algumas áreas. Conversei com o Miguel Garrido, que me orientou, esclareceu algumas dúvidas, se dispôs a encaminhar meu contato para agendar um horário de atendimento e, posteriormente, fez o convite para o Empretec Rural”, recorda.
Maura está animada e agradecida pela oportunidade. “Vi no seminário uma possibilidade para melhorar nosso trabalho na propriedade rural. Estamos iniciando, mas temos vontade de crescer, por isso precisamos de auxílio para superar nossas dificuldades, a exemplo do planejamento. Estou muito feliz em participar do Empretec Rural. Até o final dessa vivência devemos sair com outra visão de negócios, com mais informações para prosseguir na trajetória empreendedora com segurança”, antecipa.
O presidente da Sulcredi São Miguel, Cleber Simionato, destaca que teve a oportunidade de ser “empreteco”, ao participar do seminário na primeira turma piloto do Empretec Rural, que foi realizado em São Miguel do Oeste no ano passado. “Essa imersão oportuniza melhorar a gestão e nos direciona a evoluir com a forma de enxergar o nosso próprio negócio. Ao finalizá-la vamos para casa entendendo a importância e sabendo como realizar um planejamento eficiente, seja ele estratégico ou financeiro, que é onde muitos de nós não têm conhecimento suficiente e acabamos não realizando a gestão adequada da propriedade”, comenta.
Simionato reforça que pela segunda vez a Cooperativa Sulcredi é parceira em realizar o Empretec Rural. “Vemos estes seminários com bons olhos, além de termos a possibilidade de indicar associados a melhorar a gestão de sua propriedade, e isso é muito importante para nós, pois é nestas situações que realmente colocamos os valores e princípios do cooperativismo em ação. Priorizamos atender as necessidades dos nossos associados e sem dúvida alguma o Empretec é um dos treinamentos que mais mexe com as emoções e habilidades do ser humano, trazendo a ele um leque de oportunidades aplicáveis no dia a dia, e possibilitando uma ampla visão de mercado”, enfatiza.
CONHEÇA O EMPRETEC
            O Empretec é o maior seminário de empreendedorismo do mundo, com a chancela da Organização das Nações Unidas (ONU), realizado no Brasil pelo Sebrae há mais de 25 anos. Com realização conjunta do Sebrae/SC e parceiros serão promovidas 50 turmas em todo o território catarinense até novembro deste ano, o que beneficiará aproximadamente 1.200 empreendedores rurais. No extremo oeste as próximas turmas previstas são: Itapiranga (30 de maio a 4 de junho) e Cunha Porã (20 a 25 de junho).
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.

Veja também

Distensão muscular: saiba o que é, como prevenir e qual o tratamento07/07/20 Você sabia que a ruptura de fibras musculares pode ocorrer em atividades do cotidiano, como subir escada ou levantar uma caixa pesada? Isso ocorre pelo excesso de carga no músculo ou nos tendões e porque a musculatura é alongada......

Voltar para (Blog)