Postado em 09 de Junho de 2022 às 16h26

Empretec Rural desafia empreendedores de Itapiranga

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Conhecer os pontos fortes e as vulnerabilidades da empresa é fundamental para o empreendedor que deseja se manter competitivo em sua atividade. Mas, além de conhecer bem o negócio é necessário conhecer suas habilidades, suas características e seus comportamentos como líder. Com esse desafio, 21 empreendedores rurais participaram, na última semana, do Empretec Rural em Itapiranga, no extremo oeste catarinense.
O propósito do Seminário foi desenvolver o potencial empreendedor dos participantes para que possam gerir melhor seus negócios no campo ou para implementarem novas atividades em suas propriedades rurais. A realização foi do Sebrae em parceria com o Sistema Faesc/Senar-SC e o Sescoop/SC. Contou com apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Itapiranga, da Família Cooafi (Cooperativa da Agricultura Familiar de Itapiranga) e da Prefeitura. As atividades foram realizadas no auditório da Unidade Central de Educação Faem Faculdade (UCEFF).
O produtor rural e vice-prefeito de Itapiranga, Nilo J. Bourscheidt, aprovou a imersão de empreendedorismo que proporcionou conhecimentos para identificar o que é necessário aprimorar em seus negócios. “Sempre estabelecemos metas da empresa rural, mas falhávamos com o planejamento e tínhamos dificuldades em atingí-las. Agora pretendo fazer os ajustes necessários para melhorar os resultados”, explicou.
Bourscheidt integra uma sociedade familiar, na qual a propriedade está localizada na Linha Santa Fé Baixa, no interior de Itapiranga. Oito familiares e mais 12 colaboradores atuam na suinocultura com unidade de produção de leitões, com mais de 1.100 matrizes. O empreendedor antecipou que as estruturas estão em ampliação, o que permitirá o alojamento de 2.100 animais.
Segundo ele, as 60 horas de Seminário foram muito intensas. “A metodologia, realmente, nos desafia a sair da zona de conforto. Em muitos momentos me senti cansado e tinha a impressão de que não conseguia acompanhar as temáticas pela quantidade de informações que recebemos o tempo todo. Por fim, percebi que é necessário participar de mente aberta e perseverar porque vale a pena”, avaliou.
O empreendedor relembrou que sua equipe no Seminário do Empretec Rural estruturou uma empresa promotora de eventos denominada de Prata da Casa, com shows de calouros e apresentação dos talentos da região. “Conseguimos reunir mais de 140 pessoas para acompanhar as atrações e buscamos parceiros para disponibilizar produtos para degustação. Obtivemos bons resultados, tanto é que nos reuniremos nas próximas semanas para reavaliar se vamos tirar do papel e colocar em prática a proposta”, explicou.
O presidente do Sicoob Creditapiranga, Simplicio Meurer, explicou que a cooperativa de crédito indicou oito colaboradores para participar do Seminário do Empretec Rural em Itapiranga. “A intenção foi proporcionar formação e validação da proposta, uma vez que a intenção é apoiar mais turmas na região, principalmente, para beneficiar os associados das cooperativas”, antecipou. Para ele, o Empretec Rural é uma imersão única que trabalha muito o emocional e o comportamental dos participantes. “As pessoas são estimuladas ao novo, ao se conhecer melhor, ao se desafiar. Sabemos que o empreendedorismo move a economia, porque ela cresce enquanto tiver indivíduos determinados a alcançar seus sonhos. Isso reflete em toda a sociedade, que é envolvida nessa cadeia de valor, além de contribuir para a diversificação econômica na região”, observou.
CONHEÇA O EMPRETEC
            O Empretec é o maior seminário de empreendedorismo do mundo, com a chancela da Organização das Nações Unidas (ONU), realizado no Brasil pelo Sebrae há mais de 25 anos. Com realização conjunta do Sebrae/SC, Sistema Faesc/Senar-SC e Sescoop/SC, serão promovidas 50 turmas do Empretec Rural em todo o território catarinense até novembro deste ano, o que beneficiará aproximadamente 1.200 empreendedores rurais. No extremo oeste a próxima turma prevista é em Cunha Porã, no período de 20 a 25 de junho.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.

Veja também

Empresários de Lajeado Grande têm à disposição consultorias gratuitas06/08/21 Finanças, planejamento, legislação, marketing, recursos humanos, vendas e qualidade. Essas são as áreas de consultorias gratuitas disponibilizadas pela Sala do Empreendedor de Lajeado Grande, no oeste catarinense. A prestação de serviço faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal e pelo......
Sebrae/SC apresenta soluções empresariais na ExpoCordi 202228/03/22          O Sebrae/SC estará presente na Feira de Exposições da Indústria, Comércio e Agricultura de Cordilheira Alta (I ExpoCordi 2022), no oeste catarinense. O evento acontecerá a partir......

Voltar para (Blog)