Postado em 11 de Outubro de 2022 às 16h47

Empretec Rural capacitou empresários rurais com foco no comportamento empreendedor

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Desenvolver habilidades para fortalecer o comportamento empreendedor no meio rural. Foi com esse objetivo que 19 empresários rurais de Pinhalzinho participaram, de 03 a 08 de outubro, da primeira turma do Empretec Rural – o maior seminário de empreendedorismo do mundo. A iniciativa é do Sebrae em parceria com o Sistema Faesc/Senar-SC e o Sescoop/SC.
Em Pinhalzinho, o programa contou com o apoio da Cooperativa Regional Itaipu (Cooperitaipu) e da Administração Municipal, por meio da Sala do Empreendedor e da Secretaria de Agricultura, do Sindicato dos Produtores Rurais de Pinhalzinho e da Associação Comercial de Pinhalzinho, através do Núcleo de Vitivinicultores.
O seminário foi conduzido pelos facilitadores Olavo de Geroni Júnior e Joacir Gonçalves. O foco foi aprimorar as características pessoais empreendedoras dos participantes para que possam gerir melhor seus negócios no campo ou para implementarem novas atividades em suas propriedades rurais.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, agradeceu a parceria com a prefeitura e a Cooperitaipu. Ele destacou que o programa incentiva a inovação em processos, produtos e serviços com práticas sustentáveis.
“O Empretec Rural tem um grande diferencial: ele estimula o empresário rural a incorporar comportamentos empreendedores. Com isso, teremos ainda mais visionários com foco de abordagem e postura diferenciada no mercado”, observou.  
Para o presidente da Cooperitaipu, Arno Pandolfo, a formação é uma ótima ferramenta para a visão empreendedora do negócio rural, ajudando a desenvolver em diversas áreas e impulsionando os empresários. “É um curso muito bom, mas vai exigir dedicação máxima dos produtores. Agradecemos aos nossos agricultores que participaram e estão nesse caminho de evolução”, destacou.
O prefeito de Pinhalzinho, Mário Afonso Woitexen, salientou que, embora o município seja muito industrializado, 29,5% do PIB é gerado dentro das propriedades rurais. “Apenas 6% das famílias de Pinhalzinho estão no interior, mas eles produzem quase 30% da riqueza da cidade. O Empretec traz profissionalização à empresa rural. Abre o horizonte para que os agricultores diversifiquem seus produtos buscando nichos de mercado, novas visões e revendo seus custos para melhorar sua propriedade”, acrescentou.
Da teoria à prática
A empresária rural Cintia Stein mora na Linha Alto Solteiro, no interior de Saudades, onde tem como principal atividade o gado leiteiro, mas também investe na produção de grãos e suínos. Para ela, o Empretec Rural serviu como uma avalição sobre seu potencial empreendedor. “Me ajudou a identificar os pontos fortes e fracos de comportamentos que influenciam nos meus resultados”.
Cintia viu no programa uma oportunidade de se desenvolver e se conhecer melhor, testando os comportamentos na teoria e, na prática, por meio de dinâmicas e da empresa CRIA. “Estudamos os dez principais comportamentos dos empreendedores de sucesso e temos a oportunidade de desenvolver e aplicar isso em nossas atividades na propriedade e, porque não dizer, na sociedade. O livro de SELO foi uma compilação da teoria para a prática. Foi uma semana proveitosa e de muito aprendizado”.
Gelso Tortelli é natural de Nova Erechim e atualmente mora em Maravilha. É produtor rural e também atua como assistente técnico da Cooperitaipu. Desde 2009 atua como agricultor produzindo cereais em uma propriedade da família.
“O Empretec é um curso intenso que abre a visão e estimula a sair da zona de conforto. Fomos estimulados a focar em planejamento com foco em resultados. Ele oferece ferramentas para melhorar a metodologia do nosso trabalho. Agregou muito conhecimento no nosso dia a dia”.
CONHEÇA O EMPRETEC
O Empretec é o maior seminário de empreendedorismo do mundo, com a chancela da Organização das Nações Unidas (ONU), realizado no Brasil pelo Sebrae há mais de 25 anos. Com realização conjunta do Sebrae/SC, Sistema Faesc/Senar-SC e Sescoop/SC, serão promovidas 50 turmas em todo o território catarinense até novembro deste ano, o que beneficiará aproximadamente 1.200 empreendedores rurais.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.
 
 
 

 

Veja também

Voltar para (Blog)