Postado em 27 de Julho de 2023 às 14h19

Empresas compartilham experiências de gestão pela excelência

Evento do Núcleo de Gestão pela Excelência da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) abordou o tema nesta quarta-feira (26)

Café com Excelência foi realizado nesta semana.

Uma gestão eficiente é o diferencial para a sobrevivência das organizações empresariais nos dias atuais. Para auxiliar nesse processo e para disseminar o Modelo de Excelência de Gestão (MEG), o Núcleo de Gestão pela Excelência da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) realizou, nesta quarta-feira (26), a 2ª edição do Café com Excelência, com participação da diretora de inteligência competitiva da Ogochi, Aureane Mignon, e da diretora da Agrado com Mimo, Larissa Raiser.
Fundada há 33 anos na cidade de São Carlos, a Ogochi possui atualmente mais de 2 mil colaboradores e está presente em todo o Brasil com moda masculina adulto e infanto-juvenil. Aureane relatou que conheceu o MEG em uma reunião semelhante à realizada pelo Núcleo de Gestão pela Excelência da ACIC. “Me apaixonei pelo Modelo. Não é fácil sua implantação, é um processo contínuo de aprendizado. Com o compartilhamento da nossa jornada, espero sensibilizar mais empresas a conhecerem e implantarem o MEG”.
A Agrado com Mimo foi fundada por Larissa em 2021, em Chapecó, e tem uma equipe composta por cinco pessoas. Possui em seu catálogo diferentes produtos, mas se destaca o pão de mel. Larissa é consultora do ExelênciaSC para a implantação do MEG e já iniciou seu negócio com o Modelo. “Não é algo tão fácil, mas o MEG orienta e traz ferramentas para esse caminho ser mais leve”, destacou.
Aureane expôs desafios na implantação do MEG. “Temos unidades fabris em dez municípios e precisamos ter muito bem definida e alinhada à cultura do negócio. Tudo o que fizemos precisa ser documentado para não haver ruídos na comunicação. A excelência sempre fez parte do DNA da Ogochi e o MEG faz muito sentido, orienta todas as nossas ações”. Para Larissa, o MEG provoca a empresa a entender as necessidades e expectativas de quem está envolvido com o negócio. “É possível avaliar todos os públicos, interno e externo, e transformar as necessidades em processos e em indicadores. O grande desafio quanto ao Modelo é entender as necessidades da empresa, transformar em produto e entregá-lo”.
 Para implantar o MEG, Aureane e Larissa citaram a importância de capacitar os líderes e, após, todo o time da empresa. Elas ressaltaram que não existe uma receita pronta, mas que é um processo constante de aprendizado e de melhorias no modelo de gestão da empresa. Sobre o motivo de implantar o MEG, Larissa citou a competitividade. “O principal objetivo é ser competitivo. O primeiro passo é fazer o diagnóstico da empresa. Além disso, o MEG deve estar inserido em todos os processos, não apenas em um setor”, sublinhou. “O MEG é abrangente e aborda todas as áreas da empresa. Devemos ter em mente que empresas melhores fazem sociedades melhores. Precisamos contribuir para a nossa região e para o país serem melhores e temos que nos renovar o tempo inteiro para fazer frente ao contexto atual”, complementou Aureane.
O segundo vice-presidente da ACIC, Helon Rebelatto, enfatizou que buscar conhecimento é estar um passo à frente no mercado. “Dividir o conhecimento é estar dois passos à frente. O compartilhamento e as trocas que acontecem nos Núcleos são fundamentais para o crescimento dos negócios”. O coordenador do Núcleo, Valdecir Moura, salientou que a intenção de proporcionar palestras com empresas de diferentes portes e segmentos de atuação foi para mostrar que o MEG pode ser implantado em todos os negócios. “O Modelo contribui para a empresa ter uma gestão diferenciada, proporcionado mais condições de se tornar saudável e competitiva”, frisou, ao acrescentar que uma das missões do Núcleo é facilitar o acesso ao conhecimento. “O Núcleo também faz um amplo trabalho para a disseminação da gestão pela excelência”, sublinhou.
SOBRE O MEG
O MEG – da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) – é disseminado pelo Movimento Catarinense pela Excelência (ExcelênciaSC). A ACIC e o Núcleo de Gestão pela Excelência incentivam e apoiam o Movimento e sensibilizam as empresas associadas e nucleadas a aderirem ao MEG. Por meio da sua implantação, as organizações conseguem alinhar seus recursos, identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria, aprimorar a comunicação, a produtividade e a efetividade de suas ações, além de atingir os objetivos estratégicos. O Modelo é composto por oito Fundamentos da Excelência: aprendizado organizacional e inovação, adaptabilidade, geração de valor, pensamento sistêmico, desenvolvimento sustentável, liderança transformadora, orientação por processos e compromisso com as partes interessadas.
O ExcelênciaSC também promove, anualmente, o Prêmio Catarinense da Excelência para incentivar a qualificação das empresas. As organizações passam a ser reconhecidas na excelência da gestão, tornando-se referência para as demais.
Evento foi promovido pelo Núcleo de Gestão pela Excelência da ACIC.

Aureane Mignon compartilhou experiências da Ogochi.

Larissa Raiser compartilhou experiências da Agrado com Mimo.

Café com Excelência disseminou o Modelo de Excelência de Gestão (MEG).

Profissionais compartilharam experiências com os participantes do evento.

Café com Excelência foi promovido pelo Núcleo de Gestão pela Excelência da ACIC.

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