Postado em 10 de Outubro de 2023 às 15h36

Empresários viajam para expandir negócios entre catarinenses e europeus

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Lenoir Broch integrou a Missão Empresarial Negócios Além das Fronteiras

Empresários catarinenses em missão empresarial de negócios além das fronteiras (Foto: divulgação).

 
Prospectar negócios para além das fronteiras, encontrar novas parcerias e gerar novas possibilidades. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Lenoir Broch, integrou a Missão Empresarial Negócios Além das Fronteiras: Romênia, entre os dias 18 e 22 de setembro. A agenda foi liderada pela Federação catarinense, o Consulado romeno e a ACI de Iporã do Oeste. A viagem contou com a participação de 18 empresários, entre eles os diretores da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) Sérgio Luiz Matte, Janelise Aparecida Royer dos Santos, Milvo Zancanaro e Irene Aparecida Sá Affolter.
A agenda da missão iniciaram em uma reunião empresarial com representantes do Ministério das Relações Exteriores e da Invest Romênia, em Bucareste. No primeiro momento, os catarinenses foram recepcionados pessoalmente pelo Secretário de Estado do Ministério das Relações Exteriores, Train Laurentiu Hristea e pelo ministro plenipotenciário do Ministério das Relações Exteriores da Romênia, Valentin Florea.
As instituições visitadas desempenham papéis fundamentais no estímulo e suporte aos negócios no país. Os empresários também tiveram um encontro com a Frente Parlamentar da Amizade Romênia Brasil no Palácio do Parlamento da Romênia, uma visita a TI Essensys, a apresentação de Questões Fiscais e Contábeis da Romênia e um jantar de networking com empresários e convidados. Os participantes também tiveram um jantar oferecido pela Universidade de Brasov e uma apresentação cultural, com a presença de autoridades e empresários locais.
O presidente da ACIC comenta como os empresários se surpreenderam com o País e foram bem recepcionados. A Romênia possui um mercado econômico aberto para negócios com outros países e que oferece oportunidades de investimento em uma variedade de setores. “Fomos convidados a investir. A Romênia é um país aberto para investimentos internacionais e inclusive oferece financiamentos a fundo perdido com recursos para algumas atividades a serem implantadas”.  A Romênia, de mesma forma, foi convidada para investir em Santa Catarina e no oeste catarinense em regime de parceria com o Brasil, ressaltando o potencial produtivo da região. 
A perspectiva de negócios é otimista, segundo Broch e as probabilidades de negócios são ilimitadas. “As principais exportações da Romênia são carros, software, vestuário, máquinas industriais, equipamentos elétricos, eletrônicos, produtos metalúrgicos, matéria-prima, equipamento militar, farmacêuticos, químicos, produtos agrícolas, frutas, legumes e flores para toda a União Europeia. É um País que está em todas as oportunidades de exportação”.
 A Romênia produz cerca de um terço da energia por fontes renováveis através da produção de energia eólica, a utilização da energia solar e energia de biomassa. Outro ponto destacado pelo presidente da ACIC foram as ferrovias. “É interessante lembrar que a Romênia tem mais de 70 mil quilômetros de rodovias pavimentadas e tem próximo a 30 mil quilômetros de ferrovias. Tanto para transportes de cargas como de passageiros,” destacou.  
Ao mencionar o turismo, Broch evidencia a procura como destino turístico da própria Europa, tanto no inverno, nas montanhas e estações de esqui, como no verão as praias locais. "É um País muito interessante para visitar, para conhecer mais. Que nós possamos estudar realmente essa parceria. Seria, inclusive, uma oportunidade de entrada no mercado europeu com os produtos de Santa Catarina". O presidente ainda salientou a receptividade do povo romeno e a facilidade com a língua, um idioma latino.  
A empresária e diretora de integração da Facisc, Janelise Royer comentou que a missão foi um sucesso. “Compartilhamos ideias comuns que certamente renderão muitos projetos futuros, não apenas para os empresários presentes, mas para o desenvolvimento de parcerias importantes para o estado de Santa Catarina. A Romênia é um país com muita afinidade com o Brasil e o Senado Romeno criou uma comissão denominada “Amizade Brasil-Romênia” para garantir a continuidade e expansão das relações comerciais entre os dois países”, declarou. A empresária e diretora ainda comentou que “a Romênia é um país encantador, com valores da cultura europeia e o jeito hospitaleiro característico dos países latinos, instigando a vontade de fazer investimentos em conjunto”.

 

Veja também

Chapecó adere à Campanha de Proteção e Valorização do Agronegócio27/02/20 Desde a última sexta-feira (21), quem desembarcou no Aeroporto Serafim Enoss Bertaso foi surpreendido com materiais de divulgação sobre os riscos da entrada de pragas e doenças que podem ameaçar a saúde dos animais e lavouras catarinenses. A ação é resultado da parceria entre a iniciativa privada e o Governo do Estado, com o apoio de......
20 contribuições da ACIC para o enfrentamento à pandemia11/09/20 Em seus 73 anos, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) contribui para elevar a economia de Chapecó e fortalecer as empresas por meio do associativismo. Neste momento de pandemia, está atuando fortemente para......

Voltar para (Blog)