Postado em 08 de Novembro de 2021 às 14h38

Educação Financeira: Sicredi participa da 8ª edição da Semana ENEF

Ações terão como principal pilar o Programa "Cooperação na Ponta do Lápis", que busca levar educação financeira para público de todas as idades 

Tendo a educação financeira como uma das bases para gerar impacto positivo na sociedade, o Sicredi marca presença na 8ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), que acontece a partir desta segunda-feira (8) e segue até domingo, 14 de novembro. No período, a instituição irá intensificar suas ações voltadas ao tema em todo o país, buscando ampliar o impacto nas pessoas e comunidades.
Para iniciar a Semana ENEF deste ano, o Sicredi promove a live "Vida Financeira Sustentável". Com apresentação da jornalista Paula Valdez, e os convidados Vera Rita de Mello Ferreira, orientadora técnica do Programa Cooperação na Ponta do Lápis, e Eduardo Amuri, autor dos livros "Dinheiro sem Medo" e "Finanças para Autônomos". A live abordará a nossa relação com o dinheiro, com dicas práticas sobre como podem ser desenvolvidos comportamentos que ajudem a alcançar uma vida financeira sustentável. A apresentação acontece no dia 08 de novembro, às 19h30 horas (horário de Brasília) no canal do Sicredi no YouTube. 
Para finalizar a semana, no domingo, 14, a partir das 18h o Sicredi em conjunto com a Mauricio de Sousa Produções promoverá a live Turma da Mônica e Educação Financeira, a ação tem como principal objetivo falar com as crianças sobre a importância da educação financeira e também será transmitida no canal da instituição no YouTube. Além das apresentações, durante toda a Semana ENEF, as cooperativas que integram o Sicredi realizarão iniciativas locais e regionais em prol do tema.
"Entendemos a educação financeira como um elemento fundamental para se ter uma vida financeira sustentável, pois o uso consciente do dinheiro é fundamental para a conquista de objetivos pessoais e profissionais. O Programa Cooperação na Ponta do Lápis materializa o nosso objetivo de apoiar a construção de uma sociedade mais próspera financeira e socialmente", afirma João Tavares, presidente executivo do Banco Cooperativo Sicredi e diretor presidente da Fundação Sicredi.
A participação do Sicredi na edição deste ano será norteada pela temática "Juntos a gente desenha uma vida mais próspera" mote do programa "Cooperação na Ponta do Lápis". Implementado em 2020 de maneira conjunta entre as cooperativas, centrais e a Fundação Sicredi, a iniciativa busca levar educação financeira para os mais de 1,5 mil municípios em 26 unidades federativas onde o Sicredi atua, apoiando diretamente os associados e as comunidades locais.
Em 2021 foi iniciada a segunda fase do Programa, desenvolvida para auxiliar as pessoas a conquistarem uma vida financeira sustentável por meio de oficinas que focam no contexto e interesses dos participantes, traduzindo os conceitos em práticas do dia a dia. Por meio do Programa, também foi lançada a Jornada da Educação Financeira nas Escolas, com diversos materiais pedagógicos, que serão utilizados nas salas de aula por profissionais habilitados pelo Sicredi a desenvolverem a metodologia e auxiliar os educadores a integrar a temática ao currículo escolar.
Durante a Semana ENEF 2020, o Sicredi foi responsável por?43% do total de ações realizadas no Brasil, impactando mais de?4,3?milhões de pessoas em todo o país.?Foram cerca de?1,4?mil iniciativas em mais de?370?municípios de todas as regiões do país.

Veja também

Fundo Fera doa ventiladores pulmonares ao Oeste e Foz do Itajaí11/08/20 A iniciativa do fundo, que é articulado pela FIESC, tem o propósito de aumentar o número de respiradores em UTI, para o enfrentamento da Covid-19; ações da indústria também contemplam ampliar a produção nacional dos aparelhos e o conserto gratuito de mais de 2 mil equipamentos que estavam danificados em todo o Brasil...
CDL Chapecó pede agilidade na volta do estacionamento rotativo25/05/22 Com quase 200 mil veículos emplacados e um fluxo intenso de condutores circulando diariamente na cidade-polo do oeste, a falta de um sistema de estacionamento rotativo preocupa a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL). O......

Voltar para (Blog)