Postado em 19 de Agosto de 2020 às 17h09

Educação empreendedora aliada a autonomia dos educandos

APAE de Modelo desenvolve atividades a distância

Aprender frações matemáticas, medidas corretas para uma receita e os ingredientes necessários são alguns aprendizados propostos a partir da produção de um bolo de chocolate. A prática criativa alia conhecimentos sobre educação empreendedora ao apresentar uma alternativa de renda ao mesmo tempo que incentiva a autonomia dos educandos. O exercício também contribui para aprimorar a coordenação motora fina e realizar uma atividade que auxilie na compreensão do ensino com o cotidiano do aluno.
Pensar em uma tarefa criativa e diferenciada para auxiliar na compreensão dos educandos é um desafio para os professores. Imagina agora propor uma atividade que será realizada em casa com o suporte dos familiares? Como avaliar o grau de dificuldade da ação? Será que compreenderão os conceitos propostos? São muitas variáveis analisadas antes de propor um exercício. Porém, mesmo com os desafios impostos pela pandemia da covid-19, a educação tem se reinventado e aproveitado as tecnologias.
A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Modelo (APAE), mesmo com o distanciamento social, realiza o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae/SC. As oficinas desenvolvidas integram as temáticas: Cores e Sabores, O Mundo das Ervas Aromáticas, Temperos Naturais, Locadora de Produtos e Brinquedos Ecológicos.
A unidade de ensino criou grupos no WhatsApp com todas as turmas, com participação de pais e alunos que têm condições de se comunicarem pelo celular. As professoras organizam as atividades e enviam nesses grupos. “Os exercícios precisam ser bem pensados e elaborados, além de serem práticos e com materiais que os educandos têm em casa. E, nisso, o JEPP tem ajudado bastante, pois sua metodologia contribui na diversidade de propostas educacionais”, comenta a diretora Eliana Kothe.
A receptividade dos exercícios propostos tem sido positiva, principalmente por serem atividades práticas. Segundo a diretora, todas as tarefas que antes eram realizadas de forma presencial foram adaptadas para serem executados a distância. O que requer uma análise mais ampla do que pode ser solicitado e do que o aluno consegue desenvolver, principalmente sobre o entendimento do que foi proposto. “A APAE possui um público diferenciado e que tem muitas potencialidades, mas que exige mais dos profissionais na elaboração dos conteúdos”, explica a diretora.
“O empenho, o engajamento e a criatividade dos professores são fundamentais nesse momento. Os educadores estão fazendo isso de maneira espetacular. Somos gratos às famílias, por entenderem os desafios impostos pela pandemia e por se empenharem para que seus filhos, mesmo a distância, assimilem o conhecimento necessário. Observamos no retorno dos pais que esse momento de interação tem sido prazeroso e enriquecedor”, avalia Eliana.
UNIDADE DE ENSINO
A APAE de Modelo atende 97 educandos dos municípios de Bom Jesus do OesteModeloSerra Alta e Sul Brasil. Participam do JEPP neste ano, 11 turmas e 69 educandos. O programa é desenvolvido na unidade de ensino desde 2019.
PROGRAMA
O JEPP fomenta a educação e a cultura empreendedora com práticas de aprendizagem que consideram a autonomia do estudante para aprender e para favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gestão da própria vida. Também auxilia na busca do autoconhecimento, incentiva novos aprendizados e motiva o espírito de coletividade.
“A proposta pedagógica motiva os participantes, por meio atividades lúdicas, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para identificar oportunidades. O programa tem como base a premissa de que a educação deve atuar como transformadora do sujeito”, ressalta a analista técnica do Sebrae/SC, Marieli Aline Musskopf.
 

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