Postado em 06 de Outubro de 2023 às 16h30

Ecossistema de inovação em São Miguel do Oeste avançará nos próximos cinco anos

4º Workshop de Planejamento analisou as vocações econômicas e os potenciais tecnológicos do território

Neste último workshop, foi ressaltado também a importância de trabalhar um ecossistema com grau de maturidade inicial.

 
São Miguel do Oeste realizou nesta semana o 4º Workshop do Planejamento de Ecossistema Local de Inovação, onde foram resgatados os assuntos abordados no decorrer da caminhada e também foram realizadas projeções futuras que colocam o ecossistema de inovação da cidade em um novo nível. A iniciativa é do Sebrae/SC, em parceria com o Ecossistema de Inovação de São Miguel do Oeste, e contou com a participação de representantes de empresas de base tecnológica, entidades, associações, universidades, Poder Público e sociedade em geral.              O Workshop iniciou com um breve resumo dos assuntos tratados nos três últimos. De acordo com o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Tiago Tengaten, a vinda desse planejamento para São Miguel do Oeste, e todo o engajamento da população foi ressaltado.  “O ponto principal foi o resumo dos Workshops, onde conversamos com 88 atores e fizemos 68 entrevistas. Fomos bem exitosos na quantidade de abordagens para com os entrevistados. Tivemos o primeiro mapa de atores”, explicou.
Após esse processo, segundo Tengaten, foi avançado para a segunda parte, a análise das vocações econômicas no comparativo com os potenciais tecnológicos. “Fizemos o cruzamento desses dados através do que impulsiona e o que fortalece o nosso ecossistema e definimos as áreas dos setores priorizados em São Miguel do Oeste, que são: máquinas, equipamentos e automação industrial; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); tecnologias para agro/alimentos e saúde”, frisou.  
Ainda resgatando o assunto abordado no 3º Workshop, foi realizada a proposição do nível de maturidade do ecossistema de São Miguel do Oeste, onde foi possível identificar a nota 5,43, que colocou o município em um grau de maturidade inicial. “E o grupo validou no último workshop essa nota”, ressaltou Tengaten.                                                          
Neste último Workshop, foi ressaltado também a importância de trabalhar um ecossistema com grau de maturidade inicial, formar um volume de potenciais empreendedores e muitas ideias de negócios que serão colocadas dentro de uma jornada. “O segundo item é organizar programas e ações dessa jornada para fazer com que as ideias se transformem em negócios, e os empreendedores ou aquelas pessoas que tem uma ideia de negócio vão adiante e se confirmam como empreendedores”, explicou.                                                                                     Além de estimular o planejamento, a viabilização e a organização dos primeiros ambientes de inovação, Tengaten ressaltou que foi identificado que a cidade não possui pré-incubadoras, incubadoras e aceleradoras. “Isso foi constatado e também sugerimos para melhorar essa parte, além de estimular o empreendedorismo das CTIs, em especial, como mestrado e doutorado”.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, ressaltou que o objetivo desse Workshop é ter mais volume de potenciais empreendedores e uma estruturação inicial. “Foi realizada uma projeção futura que coloca o ecossistema de inovação de São Miguel do Oeste com uma nota 12,35 para os próximos cinco anos, então, a cidade sairia de uma etapa inicial e estaria em um nível de estruturação”, comemorou Trennepohl.                                                         No Workshop foi trabalhado com a consolidação do plano de ação do ecossistema, dos setores, de cada um dos quatro setores estratégicos e a definição da governança.
CAFÉ COM INOVAÇÃO DA ACISMO
Se você está em busca de atualização e inspiração para transformar e inovar o seu negócio, no dia 30 de outubro acontece o Café com Inovação da Associação Comercial e Industrial de São Miguel do Oeste (Acismo). A programação contempla fala de especialistas como o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett Alves, e o Diretor Técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, queabordarão mais sobre este tema tão inspirador e como ele tem sido aplicado em nível estadual para impulsionar a economia. Também será realizada a entrega final do Planejamento do Ecossistema de Inovação de São Miguel do Oeste.
Inscrições podem ser feitas no site https://forms.gle/NdJ6iLUYoeJ3BVLP9. O evento é gratuito e as vagas são limitadas.

 

São Miguel do Oeste realizou nesta semana o 4º Workshop do Planejamento de Ecossistema Local de Inovação.



No dia 30 de outubro acontece o Café com Inovação da ACISMO.

Veja também

Há muita tecnologia no campo12/04/21 José Zeferino Pedrozo Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (FAESC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC)...
Premiados os vencedores do Concurso de Vitrines em Chapecó20/12/21 Os vencedores do Concurso de Vitrines 2021, promovido pela Rádio Sonora FM com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), foram anunciados no último fim de semana, durante evento na Praça Coronel Bertaso, em......

Voltar para (Blog)