Postado em 09 de Abril de 2020 às 12h52

É hora de reinventar para manter-se no mercado


Empreendedores no oeste catarinense otimizam tempo com oficinas on-line gratuitas para fortalecer seus negócios


Como os consumidores se comportarão após a retomada gradativa das atividades econômicas? Quais estratégias que os empreendedores devem adotar para garantir a manutenção de seus negócios? Os reflexos da crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus impactarão por quantos meses nos negócios? Essas são algumas dúvidas dos empreendedores neste cenário ainda incerto, enquanto que as certezas refletem a necessidade de planejamento, de controle de caixa e de reinvenção do negócio. Para auxiliar os empresários a enfrentarem esse período, o Sebrae/SC disponibilizou informações estratégicas para tomada de decisões em oficinas e palestras gratuitas.

Otimizar o tempo sem atendimento ao público para organizar seu salão de beleza e para aprimorar o planejamento estratégico foram as opções da empresária Estela Romani, proprietária do Empório da Beleza, no município de Xanxerê. Estela, assim como muitos estabelecimentos do segmento foram impactados com a crise. “Sem atendimentos, sem faturamentos. Como resolver isso? Aproveitei o momento e organizei a empresa, desde gavetas, estoques e processos administrativos. Estou tentando olhar o cenário de maneira positiva, ou seja, que o momento me proporciona conhecimento para melhorar o meu negócio”, relata.

Outra opção de Estela foi fazer cursos on-line sobre como divulgar o negócio no Instagram, assistir vídeos sobre novidades do setor e aprofundar seu projeto no programa Agentes Locais de Inovação (ALI). “O momento de reclusão é a oportunidade para rever orçamentos, reduzir custos e pensar o que oferecer depois que tudo isso passar. O cliente retornará muito mais exigente, por isso atualizei as normas de condutas internas e de atendimento. Também busquei informações em fontes que realmente me trouxessem dados coerentes de como superar essa crise, que refletirá nos próximos meses, pois os empreendedores têm valores para receber seja de clientes ou de cartões de crédito”, relata Estela. 

A microempreendedora do Ateliê de Costura Criativa, Marcelle Tormen, do município de Concórdia, também teve seu negócio de confecção de presentes personalizados para crianças e adultos impactado pela crise. As vendas diminuíram por não ser um item de primeira necessidade e os pedidos foram adiados em função do cancelamento de festas e eventos. “Com isso vi a necessidade de adaptar o modelo de negócios, que era concentrado em vendas pelas redes sociais e venda física nos estabelecimentos parceiros. Minha principal estratégia foi criar um ecommerce para disponibilizar as vendas à pronta-entrega, como uma tentativa de potenciar as vendas e continuar no mercado”, explica.

Direcionar o negócio para outros tipos de produtos, como a confecção de máscaras de tecido, também foi uma alternativa para manter o negócio. “A demanda surgiu pela procura dos clientes. Nem fiz divulgação sobre esse trabalho e os pedidos têm aumentado”, expôs. Marcelle também aproveitou o tempo para estudar estratégias de como se portar diante desse cenário econômico e o que esperar do futuro. “A única certeza que tenho é que meu negócio precisa ser atualizado, não posso continuar como era antes, preciso me reinventar diante dessa situação e utilizar cada vez mais o meio digital. Por isso busquei informações de outros setores como agronegócio, alimentação e varejo, mesmo sendo diferente do meu trabalho consigo adaptar estratégias. Então, acredito que esse período será de muito aprendizado para direcionar os negócios e fazer os ajustes necessários para fortalecer o empreendimento”, analisa.

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