Postado em 11 de Julho de 2022 às 17h21

Dia da Fruta: unidades escolares de Campo Erê incentivam hábitos saudáveis

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Incentivar hábitos saudáveis nos estudantes, proporcionar experiências com alimentos mais nutritivos, motivar a aquisição de itens produzidos localmente ou da agricultura familiar e oportunizar a participação ativa dos familiares nas atividades escolares. Essas são algumas das finalidades do Dia da Fruta implementado na rede municipal de ensino de Campo Erê, no extremo oeste catarinense. A proposta está articulada com os eixos de Educação Empreendedora e Compras Públicas do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC. 
A nutricionista do município, Marina Bernardi Utzig Kerkhoven, explica que o Dia da Fruta surgiu para incentivar hábitos saudáveis e possibilitar vivências e experiências com alimentos mais nutritivos, principalmente, após as restrições ao consumo de doces e alimentos ultraprocessados nos Centros de Educação Infantil (CEIs). “As frutas são coloridas e chamam a atenção das crianças, tem um doce natural, são saudáveis e ricas em vitaminas e minerais. Com isso, melhoramos o hábito alimentar dos alunos e suas famílias, além de incentivar a cooperação porque cada um traz uma fruta para socializar”, comenta.
O Dia da Fruta ocorre no último dia de cada mês e iniciou em março deste ano. Participam oito educandários e aproximadamente 1.400 crianças. Nessa data toda a comunidade escolar participa, os familiares compram as frutas e levam para a escola, o professor aborda em sala de aula experiências relacionadas às frutas e as manipuladoras de alimentos elaboram pratos coloridos e com caricaturas de animais que os deixam mais lúdicos e atrativos.
“Na grande maioria das unidades escolares observamos uma ótima participação das famílias. A cada dia o projeto está ganhando mais força”, observa a nutricionista. Muitos pais relatam que visualizaram mudanças no comportamento alimentar de seus filhos. As mães comentam que em casa não conseguiam fazer com que as crianças provassem frutas diferentes, mas na escola elas conheceram e aprovaram. E muitos estudantes não querem faltar na escola nesse dia. “Eles estão conhecendo mais variedades de frutas, aprendendo que têm opções mais saudáveis e que não há necessidade de ter a guloseima para ser feliz”, argumenta Marina. 
A nutricionista relata que muitas pessoas optam por alimentos industrializados, consomem muitos itens ultraprocessados e reduziram alimentos in natura. “Isso tem acarretado em altos índices de crianças obesas e com doenças crônicas. Por isso, esperamos que as escolas e as famílias possam abraçar essa causa e mudar essa realidade”, finaliza.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite


Veja também

Voltar para (Blog)