Postado em 23 de Agosto de 2022 às 14h12

Desburocratização favorece incremento de novas empresas em Faxinal dos Guedes

As medidas implementadas pela Administração Municipal de Faxinal dos Guedes para simplificar os processos de abertura de uma empresa e para estimular o desenvolvimento territorial têm surtido efeitos positivos na economia local. As principais conquistas referem-se à redução do tempo médio para iniciar uma atividade, ao incremento no número de novas empresas formalizadas e na diversificação da matriz econômica. Para a adequação dos processos internos o Poder Público conta com a parceria do Sebrae/SC para execução do Programa Cidade Empreendedora, que busca criar um ambiente favorável aos negócios.
Conforme o Painel Mapa das Empresas – portal de divulgação do Ministério da Economia para os números de empreendedorismo no Brasil –, Faxinal dos Guedes diminuiu em 99% o tempo médio para abertura de uma empresa no comparativo de julho deste ano com o mesmo período de 2021. O levantamento comprova uma redução de 175 horas para a espera do empreendedor iniciar sua atividade econômica, porque em julho de 2021 eram necessárias 177 horas para formalização, tempo que abreviou para apenas 2 horas em julho deste ano.
A diminuição no tempo para abertura de um novo negócio tornou o cenário municipal mais atrativo para empreender e, consequentemente, ocorreu o crescimento no número de CNPJs. De acordo com o secretário de Fazenda e Administração, Diomar de Souza, no primeiro semestre de 2021 foram formalizadas 86 novas empresas, indicador que cresceu para 111 novos negócios no mesmo período de 2022, o que representa uma ampliação de 29%.
“Esses resultados foram possíveis pela simplificação dos processos internos que agilizou o licenciamento de estabelecimentos do município aliado a atuação da Sala do Empreendedor, que orienta os empreendedores e dá celeridade nos encaminhamentos necessários. Comemoramos esses avanços, mas sabemos que podemos progredir ainda mais. Agradecemos ao Sebrae/SC pelo suporte na implementação da Lei de Liberdade Econômica nº 13.874/2019”, analisa o vice-prefeito João Carlos Zanetti.
Cidade Empreendedora
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, destaca que o eixo de desburocratização do programa busca promover a melhoria do ambiente de negócios em várias regiões do Estado, incentivando a padronização, a simplificação dos processos municipais e adequação das legislações que favorecem o desenvolvimento dos pequenos negócios. “Cada passo dado representa a construção de um ambiente muito mais atrativo ao empreendedor. Parabéns a Faxinal dos Guedes por conquistar seus objetivos iniciativas com o programa”, avalia.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.   
 

Veja também

Voltar para (Blog)