Postado em 12 de Março de 2020 às 16h52

Cultivo de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões em Penha está interditado


A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural comunica a interdição dos cultivos de ostras e mexilhões da localidade Praia Alegre, no município de Penha, devido à presença de Escherichia coli (E. coli) acima dos limites permitidos. A partir desta quarta-feira, 11, está proibido retirar e comercializar ostras, mexilhões, vieiras, berbigões e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia dessa área.

A medida foi necessária após exames laboratoriais detectarem a concentração de coliformes fecais acima dos limites permitidos para o consumo de moluscos bivalves. A restrição passa a ser agora para as duas localidades produtivas de Penha, Praia Alegre e Armação do Itapocoró.

A Cidasc segue com o monitoramento constante das áreas de produção de moluscos interditadas e arredores. Os resultados dessas análises definirão a liberação ou a manutenção das interdições das áreas afetadas. As localidades interditadas serão liberadas após dois resultados consecutivos que demonstrem que os moluscos estão aptos para o consumo.

Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos, com 39 áreas de produção distribuídas em 11 municípios do Litoral. O setor gera mais de 1.900 empregos diretos e a produção gira em torno de 13 mil toneladas de mexilhões, ostras e vieiras.

Monitoramento constante

Santa Catarina é o único estado do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, dando garantia e segurança para os produtores e consumidores.


Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural

Veja também

Aplicativo auxilia na autoavaliação de paciente com suspeita de Coronavírus19/03/20 Importante! Não procure atendimento em unidades de saúde ou hospitais caso não tenha sintoma algum ou se os sinais forem leves. Muitas pessoas saudáveis acabam sendo contaminadas por frequentarem esses ambientes com a preocupação de obter um diagnóstico rápido. Faça uma autoavaliação antes de procurar atendimento médico. Para......
INTERLEITE SUL 2019: Sul do Brasil já adota ordenha robotizada29/04/19 A tecnologia está cada vez mais avançada e mais presente na cadeia produtiva do leite. Uma das expressões mais eloquentes é a ordenha robotizada, que vem sendo empregada no Brasil. Essa matéria será debatida na......
Projeções apontam crescimento na safra de inverno catarinense22/06/21 A produção da safra catarinense de inverno 2021/22 apresenta um cenário positivo, com expectativas de aumento de produção em todo Estado. A estimativa foi exposta pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola......

Voltar para (Blog)